Aulas 28 / 29 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Internet.
Advertisements

Redes de computadores I
Ferramentas Livres para Gerência de Redes e Sistemas Finais
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Conceitos Relacionados a Internet
Parte I: Introdução Nosso objetivo: Visão Geral:
MPLS – Multiprotocol Label Switching
Conceitos Básicos de Internet
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Tecnologia.
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Modelos de Referência.
TCP/IP básico e outros protocolos
Profº Charles de Sá Graduado em Computação Profº Charles de Sá Graduado em Computação.
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
REDES DE COMPUTADORES II
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Modelos de Referência Profa. Andréa Chicri Torga Adaptações
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
REDES DE COMPUTADORES Comparativo dos modelos ISSO/OSI x TCP/IP
Tópicos em redes e sistemas distribuídos
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Uma descrição detalhada da rede
Aula 64 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Disciplina: Redes de Comunicação
Redes de Comunicação – Módulo 3
Informática Instrumental
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Curso de Formação de Praças – CFP/
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Fernandes Gonçalves Redes de Computadores.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
INTERNET BÁSICA.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Administração e Projeto de Redes
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Introdução a redes e comunicação de dados
Aula 0 Von Neumann à Internet. Roteiro da Aula Alan Turing 1.2 Modelo de Von Neumann 1.3 Sistemas Centralizados 1.4 Sistemas Distribuídos 1.5 O.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Redes de computadores: Camada de Transporte Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
TCP/IP.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Internet.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Informática Industrial N8INF
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Internet Service Providers Introdução Software para Internet Protocolos World Wide Web (WWW) Página Inicial A internet tem relacionado o mundo dos computadores.
Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Internet - Evolução Sofia Margarida Parreira Rodrigues HOME Última página Introdução Internet Service Providers Protocolos Software para Internet Génese.
Redes de Computadores e Aplicações IGOR ALVES. Introdução a redes O que é a Internet ? – Uma rede de computadores que interliga bilhões de dispositivos.
Transcrição da apresentação:

Aulas 28 / 29 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos

Protocolos  O que são?  Conjunto de regras e standards que os computadores usam para transmitir e receber dados;  Tanto o emissor como o receptor têm de conhecer e respeitar os mesmos protocolos.

Protocolos (2)  Um conjunto de protocolos é chamado de Protocol Suite;  Exemplos:  TCP/IP Suite (ARP; IP; TCP; DNS; HTTP);  IPX/SPX Suite (LLC; IPX; SPX; LDAP; NDS).

Como surgem?  Ideias para a melhoria/criação de processos de comunicação entre computadores;  São elaborados documentos que fazem a descrição da ideia. Esses documentos são chamados de Drafts;  Os Drafts seguem regras de formatação:  Texto ASCII;  72 Caracteres por linha;  58 Linhas por página, etc…

Drafts  Também conhecidos por IDs (Internet Drafts);  Os Drafts são normalmente elaborados por grupos da IETF (Internet Engineering Task Force) mas qualquer pessoa pode elaborar um Draft;  A IETF é um grupo de pessoas que contribui para evolução da Internet.  Primeiro encontro da IETF foi em Janeiro de 1986, com 21 pessoas;  Actualmente os encontros reúnem milhares de pessoas e é necessário pagar para assistir.

Drafts (2)  Os Drafts são apresentados ao IESG (Internet Engineering Steering Group);  O IESG é o grupo da IETF responsável pelo processo de estandardização dos Drafts;

Drafts - Validade  A validade de um Draft é de seis meses:  Durante esse período, é analisado pela IESG e fica aberto a sugestões e comentários pela comunidade em geral;  Podem ser sugeridas alterações, ao autor, pela IESG assim como pela comunidade em geral;  No fim desse período o Draft tem de ser actualizado, senão é apagado;  A IESG poderá também considerar o Draft como apto para ser um protocolo, passando-o à categoria de RFC.

RFCs  Após a aprovação do Draft pelo IESG, este é enviado ao RFC Editor;  O RFC Editor é o departamento da IETF que edita, formata e publica os Drafts como RFCs;  RFC – Request For Comments  Documento formal da IETF resultante de um Draft revisto. A este documento é atribuído um número sequencial;  O RFC não pode ser alterado. Apenas poderá ser actualizado ou substituído por outro RFC;  O RFC pode ser apenas de carácter informativo, mas os mais importantes definem standards.

RFCs - Exemplos  RFC 0791 – Internet Protocol (IP);  RFC 0792 – Internet Control Message Protocol (ICMP);  RFC 0768 – User Datagram Protocol (UDP);  RFC 0793 – Transmission Control Protocol (TCP);  RFC 0854 – Telnet Protocol Specification (TELNET);  RFC 0959 – File Transfer Protocol (FTP).

RFC – Request For Comments?  Se são documentos “finais” porque se chamam Request For Comments?  Por motivos históricos…

RFCs – Origem  Origens na ARPANET;  Conjunto de estudantes licenciados que começou a reunir-se para discutir os problemas de comunicação entre computadores (ligação entre IMPs);  Para não perder o “rasto” das ideias resultantes das reuniões/investigações, decidiu-se juntar e organizar as notas;

RFCs – Origens (2)  Com o medo de ofender as entidades oficiais que faziam investigação sobre o desenvolvimentos de protocolos, Stephen Crocker passou uma noite acordado para “arranjar” palavras humildes para apresentar o conjunto de notas;  As regras básicas eram que qualquer pessoa podia participar e nada era oficial;  Para enfatizar o ponto, Setephen Crocker chamou a essas notas de “Request For Comments”;

RFCs – Origens (3)  O primeiro RFC (RFC 0001) foi elaborado por Stephen Crocker em 7 de Abril de 1969 e fala sobre o software dos IMPs bem como das primeiras experiências na rede ARPA;  Actualmente existem mais de 3600 RFCs.

Sites de interesse  – Internet Engineering Task Force;  – RFC Editor;