PSICANÁLISE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
Advertisements

Teorias do Desenvolvimento
Conceitos Jungianos O Self:Jung chamou o Self de Arquétipo central, Arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Segundo Jung, consciente e inconsciente.
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
O nascimento da psicanálise
A PSICANÁLISE.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Psicologia Aplicada à Saúde
O consumidor como indivíduo
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
Freud e a Psicanálise.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
Aula 2 –Psicanálise. Sandra Silva.
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Sigmund FREUD – A Psicanálise
O que é Pesquisa Científica?
Charcot na Salpêtrière Hipnose fazia desaparecer sintomas histéricos de conversão (paralisia, cegueira) Sintomas desapareciam apenas enquanto durava o.
Psicanálise.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
TEORIA DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL FREUD
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Freud e a Educação Faced – Faculdade de Educação.
Teorias em Psicologia do Desenvolvimento: a Psicanálise
Freud, psicanálise (introdução geral)
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
TEORIAS DA PERSONALIDADE
PSICANÁLISE.
Trabalho de conclusão de curso
SIGMUND FREUD.
5. Conceitos básicos de Psicologia Geral para Operadores do Direito.
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente” A Psicanálise.
SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE.
A Construção da Ciência
Teoria Psicanalítica.
Posições do sujeito frente à castração
Angélica Rosa Psicóloga
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
Segunda Teoria do Aparelho Psíquico / 2ª Tópica
N UVEM Quando o que sobra é o silêncio E um escuro tão denso Eu quase posso tocar a noite e pesar o vazio Quando o sonho toma asa e vai Quando parece que.
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Sigmund Freud ( ).
Psicanálise Professora Marcia Monteiro.
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
Terceira Lição.
PSICANÁLISE.
Mecanismos de defesa Sandra Silva.
A Psicanálise de Sigmund Freud ( )‏
TEORÍA PSICANALÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Aplicação da Psicanálise
Principais Mecanismos de Defesa
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Psicanálise- Sigmund Freud
A Relatividade e a Psicanálise – o impacto no séc. XX
PSICANÁLISE.
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
Profª Elizangela Felipi
Conferência 6 O Problema da vontade e seu desenvolvimento na infância.
Freud, “Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância”.
Psicologia da Educação (Filosofia)
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia.
Transcrição da apresentação:

PSICANÁLISE

Há erros mortos, como há mortas verdades. Sartre, 1948 O que significa “descrição”? Cada descrição é uma interpretação. Heidegger, 1963 A informação é indiferente ao significado. J. Bruner, 1990

PSICANÁLISE Nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão. Qq

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA PSICANÁLISE .Wilhelm Leibnitz (1646 - 1716) Mônadas – 1ª tentativa de explicar os processos inconscientes. .Friedrick Herbart (1776- 1841) - Limiar da Consciência. .Gustav Fechner (1801-1887) - Comparou a mente a um iceberg.

Sigmund Freud (1856-1939) “O movimento psicanalítico que Sigmund Freud desenvolveu tem íntimas relações com a sua própria vida e é, em larga medida autobiográfico. Em conseqüência conhecer a história de sua vida é fundamental para compreensão de seu sistema.”(Schultz, 1995, p. 331)

1. Definição Psicanálise - Ciência do inconsciente Teoria Geral do comportamento Uma cosmovisão ou filosofia de vida Método psicoterapêutico

2.Método Hipnose Associação Livre Interpretação de Sonhos

Objeto de Estudo Inconsciente

PRINCÍPIOS Energia Psíquica - Libido Pulsões ou instintos básicos (Vida - Eros e Morte - Thanatos) Existência de Fatores inconscientes determinantes do comportamento humano

TEORIA DA PERSONALIDADE . Conceito Topográfico da Estrutura da Personalidade Consciente Pré-consciente Inconsciente Modelo Estrutural Dinâmico da Personalidade EGO SUPEREGO ID

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE Fase Oral (0-2 anos) Fase anal (2-4 anos) Fase Fálica (4-6 anos) Fase Latente (6 -12 anos) Fase Genital (12 até a vida adulta)

MECANISMO DE DEFESA Recalque Formação Reativa Regressão Projeção Racionalização

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA TEORIA PSICANALÍTICA

É razoável que se Freud tivesse vivido em outra época outra sociedade em que o sexo fosse um assunto trivial e uma atividade não reprimida, o sexo não teria tido esta ênfase no conjunto total da sua teoria.

A Teoria Psicanalítica não ficou acabada com as descobertas de Freud A Teoria Psicanalítica não ficou acabada com as descobertas de Freud. Seus discípulos continuaram seus estudos e hoje existem diversas correntes dentro da teoria. De uma maneira geral, as novas tendências colocam maior ênfase nos determinantes não instintivos da personalidade, diminui-se, principalmente a importância no instinto de morte. Também se tem procurado fazer estudos experimentais das proposições psicanalíticas o que, sem dúvida, não é tarefa fácil.

Apesar de se reconhecer hoje, a inadequação de algumas idéias freudianas, outras têm sido vez mais corroboradas. Entre elas, pode-se considerar valiosas as descobertas de Freud a respeito da possibilidade de uma determinação inconsciente para as ações e sentimentos e da importância das primeiras experiências para um comportamento adulto ajustado. Das descobertas de Freud surgem, assim, importantes conseqüências para a educação infantil, tais como: maior assistência à criança, maior indulgência e permissividade para com seus comportamentos em geral.

As críticas mais severas que a teoria tem recebido se referem, principalmente, aos procedimentos empíricos pelos quais Freud validava suas hipóteses. Ele tomava notas após as sessões com seus pacientes, o que, talvez, o fizesse incorrer em falhas e omissões. Além disso, seus relatos mostram resultados finais, sem os dados originais, o que não permite analisar a validade da conclusão e muitos menos, reproduzir o estudo. A teoria, como um todo, é ainda criticada por não permitir predizer, apenas explicar a posteriori, determinados comportamentos.”(Pisani, 1995, p. 183-184)