A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Elizangela Felipi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Elizangela Felipi"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Elizangela Felipi
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II PROJEÇÃO Profª Elizangela Felipi

2 O ESTUDO DA PROJEÇÃO Está associado a diversas áreas do conhecimento:
Física; Fisiologia; Neurologia; Psicologia. Cada uma tem seu próprio modo de compreender o processo projetivo, em comum encontra-se a perspectiva de deslocamento.

3 Algo que se desloca de um lugar para outros e neste interim sofre alguma transformação...o objeto inicial não é igual ao final...mas com similaridade que o remete ao objeto original.

4 PROJEÇÃO & PSICOLOGIA A ciência psicológica passou a utilizar o conceito de projeção definindo-a como uma resposta comportamental que ocorresse em consequência a relação sujeito-objeto – estes últimos sendo materiais ou humanos, definindo que esta ocorre através de uma operação projetiva.

5 Todas as produções humanas, da mais involuntária a mais autônoma, manifesta alguma relação entre experiências passadas e recentes que refletem nas respostas comportamentais (STEMBERG, 2004). Existe uma relação direta com a quantidade de estímulo a que o sujeito está submetido e a resposta comportamental (Pesquisas de Fechner no século XX).

6 Laplanche e Pontalis (1986)
Processos psicológicos da projeção, está presente no que diz respeito às relações interpessoais, ex: O indivíduo percebe o meio e lhe responde de acordo com seus “interesses,” “aptidões”, “desejos”. O indivíduo mostra pela sua atitude que assimila determinada pessoa a outra. Projeta imagens parentais em outros.

7 A PROJEÇÃO PARA A TEORIA PSICANALÍTICA
Para explicitar a manifestação da projeção, a teoria psicanalítica ampliou o sentido e definição do conceito, concebendo-a como... “...uma operação na qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro, pessoa ou coisa, as qualidades, os desejos, os afetos, os sentimentos e até mesmo os “objetos” que estão internalizados e ele desdenha e/ou recusa aceitar e/ou admitir que lhe são pertencentes (LAPLANCHE E PONTALIS, 1986).

8

9 PROJEÇÃO PARA FREUD MECANISMO DE DEFESA ARCAICA - PARANÓIA VINCULA-OS A UMA GRANDE VARIEDADE DE MANIFESTAÇÕES PSÍQUICAS (Fobia, Masoquismo, Sadismo) MANIFESTAÇÕES GRUPAIS DE DIFERENTES CONTEXTOS E RELAÇÕES HUMANA (Religião, preconceito, a cultura) EXPANDINDO O CONCEITO DE PROJEÇÃO COMO MECANISMO DE DEFESA COMUM A TODOS OS INDIVÍDUOS

10 PROJEÇÃO Para Freud ( ) o mecanismo projetivo consiste em procurar no exterior a origem de um desprazer, defendendo o sujeito daqueles sentimentos, desejos, que não suportaria percebê-los como próprios.

11 Em Totem e tabu (1913) Em Totem e Tabu, Freud ampliou o conceito de projeção, ao admitir que projeção é um processo que nem sempre emerge como defesa ante a um conflito, considerando-o um mecanismo primitivo, que pode influenciar “nossas percepções sensoriais, e que, normalmente, desempenha um papel muito grande na determinação da forma que toma nosso mundo exterior” (PASQUALI & COLS 2010, p. 358).

12 Segundo Murray é em Totem e tabu, que Freud explicou a projeção de forma mais aplicável ao conceito implícito em testes e respostas. “[...] experiências passadas e necessidades presentes”, expressando conteúdos de nível conscientes e inconsciente (MURAY, 1951, p.38).

13 TESTE PROJETIVO Um teste projetivo tem esse papel, fazer com que a pessoa consiga projetar conteúdos internos em um meio externo, sem ter a consciência plena dos significados envoltos.

14 A maior vantagem das técnicas projetivas é o fato de possibilitarem a compreensão do funcionamento psíquico, único e singular, das pessoas, o que inclui compreender os recursos internos e defensivos que são utilizados frente a situações de difícil resolução. As técnicas projetivas apreendem sinais subjetivos e manifestações do inconsciente que não são observáveis diretamente no comportamento, tornando o papel das teorias que estudam a psicodinâmica indispensável durante o processo de interpretação dos dados.

15 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PROJETIVOS
De acordo com Villemor-Amaral (2006), as principais características que compõem os testes projetivos versam sobre o caráter pouco estruturado do estímulo que é apresentado ao indivíduo e a solicitação de que a partir do que lhe foi apresentado consiga exteriorizar algo de seu mundo interno. A utilidade das técnicas projetivas está no fato de as tarefas solicitadas permitirem liberdade de respostas que abrem espaço para a fantasia, estimulando a projeção de conflitos, angústias e ansiedades de conteúdos internos que estão encobertos, latentes e/ou inconscientes (ANASTASI; URBINA, 2000).

16 FERNANDO PESSOA O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.

17 ENCERRAMOS AQUI, POR HOJE.... BOA NOITE!!!!!


Carregar ppt "Profª Elizangela Felipi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google