OLÁ A CLINICA DR. VIETE FREITAS CONVIDA TODOS A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS VACINAS BÁSICAS DO CALENDÁRIO INFANTIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMUNOBIOLÓGICOS Adriana Amaral.
Advertisements

Influenza A H1N1 Como se prevenir!
As principais portas dos agentes infecciosos
VIROSES Prof Edilson Soares
Imunizações em Pediatria
CALENDÁRIO DE VACINAS Profº: Carlos Roberto das Virgens
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAS CONTRA POLIOMIELITE E TRÍPLICE VIRAL
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
Vírus: Os únicos seres acelulares
Prof. Thiago Moraes Lima
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Vírus, um grupo à parte..
VÍRUS.
Doenças causadas por vírus
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
OS VÍRUS Características Gerais:
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
Doenças relacionadas à água
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
O Ar e a Saúde Contaminação do Ar.
Bacteriófagos.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
PET – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Meningite.
Conceito Imunização é a prevenção de uma doença e lesões causadas por um microorganismo através da indução dos mecanismos de imunidade.
DOENÇAS BACTERIANAS Prof. Ana Luiza Nunes.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
GRIPE Causador: variedades do Influenzavirus (RNA envelopado) Transmissão: gotículas de secreções espalhadas pelo ar Local: trato respiratório Sintomas:
Enfª Darlane Alves Wobeto
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Trabalho de imunização
Cuidado com a GRIPE!.
Doenças de pele.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
MENINGITE.
Caxumba.
GRIPE = INFLUENZA.
Aspecto Epidemiológico
Apresentação: -Barbara Lopes -Camila Martins -Dulhe A. Pereira -Gabriela Lima -Mayra Pamela _________Saúde Publica________ Prof° Charlene.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Biologia Cap. 05 – Doenças humanas causadas por vírus II
VÍRUS ACELULARES; PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS (sem metabolismo próprio); ALTA TAXA DE MUTAÇÃO e ESPECIFICIDADE ELEVADA; APRESENTAM DNA OU RNA;
IMUNIZAÇÃO Juliane Berenguer de Souza Peixoto.
Em relação à dengue, é correto afirmar:
Vacinação.
Infeções sexualmente transmissíveis
Vacinação.
Recomendações para vacinação em pessoas infectadas pelo HIV
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Vírus Aula 1 Professora Natália.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

OLÁ A CLINICA DR. VIETE FREITAS CONVIDA TODOS A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS VACINAS BÁSICAS DO CALENDÁRIO INFANTIL.

CALENDÁRIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O CALENDÁRIO DE SEU FILHO ESTA EM DIA ? SABE QUAIS DOENÇAS PODEM ATINGI-LO ? SAIBA COMO PREVINIR !

HEXAVALENTE (DIFTERIA+TETANO+PERTUSIS+POLIO+HIB+HEPATITE B ) 160,00 CALENDÁRIO INFANTIL 0 A 10 ANOS HEXAVALENTE (DIFTERIA+TETANO+PERTUSIS+POLIO+HIB+HEPATITE B ) 160,00 PENTAVALENTE (DIFTERIA+TETANO+PERTUSIS+POLIO+HIB) 150,00

EM NOSSO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO BÁSICO TEMOS 9 VACINAS QUE TAMBÉM PODEM SER ENCONTRADAS NA REDE PÚBLICA. PORÉM, A REDE PRIVADA POSSUI UM NÚMERO MAIOR DE VACINAS PARA AMPLIAR A PROTEÇÃO DO SEU FILHO, COM UM CALENDÁRIO BÁSICO CONTENDO 13 VACINAS.

UMA DAS VANTAGENS DA REDE PARTICULAR SÃO AS VACINAS COMBINADAS UMA DAS VANTAGENS DA REDE PARTICULAR SÃO AS VACINAS COMBINADAS. DIMINUINDO O NÚMERO DE APLICAÇÕES, E DESCONFORTO DA CRIANÇA.

VAMOS CONHECER AS VACINAS!

Quando tomar: Ao Nascer O que previne: Tuberculose. BCG Quando tomar: Ao Nascer O que previne: Tuberculose. Cuidados: não remover ou tentar tratar a cicatriz. Ela é uma forma de comprovar o efeito da vacina.

A Doença: A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões. A doença é especialmente grave em crianças pequenas, desnutridos e pacientes portadores de HIV. A melhor maneira de se prevenir a tuberculose é através da vacinação.

Quando tomar: ao nascer. O que previne: Hepatite B.

A Doença: Contágio : é através do parto, onde o bebê entra em contato com o sangue infectado da mãe e através do sangue de pessoas contaminadas. Sintomas: cansaço, febre discreta, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, perda de apetite, dor abdominal e diarréia. Algumas pessoas desenvolvem icterícia (olhos e pele amarelados), urina escura e coceira na pele. EM CASOS MAIS GRAVES ATACA O FÍGADO

Difteria Quando tomar: aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses. O que previne: Difteria, doença grave, com lesões membranosas que podem se desprender e asfixiar o paciente

A Doença: Também chamada de crupe. Tem como contágio o contato com secreções ou com objetos contaminados. Normalmente se manifesta nos meses frios e atinge, principalmente, crianças de até 10 anos. Começa como se fosse um resfriado, a criança tem dor de cabeça e de garganta. Ataca a garganta (amígdalas, faringe, laringe), onde podem aparecer placas brancas, e o nariz. O pescoço pode ficar edemaciado e duro, causa mau hálito e a criança fica pálida. Pode afetar o coração. A fala fica diferente e a respiração difícil.

Quando tomar: 2 meses, 4 meses e 6 meses. O que previne: Tétano

A Doença: Contágio por meio de ferida ocasionada por agulha, tesoura, latas velhas, vidros, arames... sujos de terra. Ataca o sistema nervoso central, causando rigidez muscular (queixo), dores nas costas, rigidez abdominal e da nuca, espasmos e convulsões. Pode causar PCR. O tétano que ataca a um RN é conhecido como tétano neonatal ou "mal-de-sete-dias". Causado pelo corte do coto sem assepsia correta. O bebê não consegue mamar, fica com as pernas esticadas e os braços dobrados com as mãos fechadas.

Coqueluche (PERTUSSIS) Quando tomar: 2 meses, 4 meses e 6 meses. O que previne: Coqueluche

A Doença: Transmissível pelo contato com secreção da boca e nariz, com o espirro e a fala. Começa como se fosse uma gripe: a criança tem febre e apresenta secreção nasal. Caracterizada por pelo menos 21 dias de crises de tosse. A criança respira com um barulho intenso, podendo vomitar, choro e febre. A maior parte dos casos de morte por coqueluche eram de crianças de até seis meses de idade.

Haemophilus influenzae tipo b Quando tomar: 2 meses, 4 meses e 6 meses. O que previne: Haemophilus influenzae tipo b

Causa meningite, sinusite, pneumonia, pericardites e sepse. A Doença: Causa meningite, sinusite, pneumonia, pericardites e sepse. Geralmente começam no nariz e na garganta, mas podem espalhar-se para a pele, ouvidos, pulmões, articulações e membranas que revestem o coração, a medula espinhal e o cérebro. Essas doenças respondem bem aos antibióticos, mas se não houver sucesso com esse tipo de tratamento, o risco de morte é grande.

Poliomielite (VOP e VIP) Quando tomar: 2 e 4 (VIP), 6 e 15 meses (VOP). 3 doses e 1 reforço. O que previne: a Poliomielite.

A Doença: Doença causada por um vírus. A transmissão pode ser de pessoa para pessoa e através de contato com fezes, água ou alimentos contaminados. Sintomas: Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. Esse vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea, podendo ocasionar paralisia total ou parcial principalmente das pernas. Não tem tratamento.

O que previne: diarreias causadas pelo rotavírus. Rotavírus Humano Quando tomar: 2 e 4 meses. O que previne: diarreias causadas pelo rotavírus.

A Doença: Causa principalmente a gastroenterite, infecção que agride o estômago e o intestino. Sintomas: vômito, febre e diarréia líquida constante, que se não for tratada pode levar a desidratação e até a morte. Os recém-nascidos são os principais alvos do vírus. A forma de contágio é fecal-oral. Por tudo isso, lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, antes das refeições e depois de trocas de fraldas, lavar bem os alimentos e ferver a água antes de tomá-la é imprescindível para prevenção.

O que previne: 10 formas diferentes de pneumonia. Pneumocócica 10 ou 13 Quando tomar: 2, 4, 6 e 12 meses. O que previne: 10 formas diferentes de pneumonia. A CRIANÇA QUE FREQUENTA A PRÉ-ESCOLA DEVERÁ RECEBER, APÓS ESTE ESQUEMA, A PNEUMO 23!!!!!!!!!

Causa: meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia. A Doença: Causa: meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia. A bactéria é contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa, principalmente em ambientes fechados. Um dos grandes problemas no tratamento das doenças causados por essa bactéria é o aumento da resistência aos antibióticos, dificultando a boa evolução do caso.

Meningocócica C Quando tomar: 3, 5 e 15 meses. 2 doses e 1 reforço. O que previne: bactéria meningocóco C que causa a meningite C

A Doença: A meningite caracteriza-se por febre alta, cefaléia e rigidez de nuca. Outros sinais e sintomas são vômitos, recusa alimentar, sonolência, irritabilidade e convulsões, principalmente em recém-nascidos e lactentes. A transmissão é de pessoa para pessoa por meio do beijo e secreções expelidas pela tosse, fala ou espirro. Esse tipo de meningite tem alto índice de morte, cerca de 15%, e pode trazer seqüelas, entre elas a perda auditiva, retardo mental, paraplegia e tetraplegia.

Febre Amarela Quando tomar: 9 meses + 1 reforço a cada 10 anos. O que previne: Febre Amarela.

A Doença: É uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. É caracterizada por febre alta repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e pode ocasionar sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte. Não tem tratamento específico. Os suspeitos devem ser internados para investigação e cuidados. Não deve ser utilizado remédio para dor ou para febre que contenha AAS, pois aumenta o risco de sangramentos.

Triplice Viral Quando tomar: 12 meses e 4 anos. O que previne: Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A Doença: Sarampo Transmissível de pessoa para pessoa através das secreções do espirro, fala e tosse, principalmente em ambientes fechados. A transmissão acontece 4 dias antes da aparição das manchas avermelhadas pelo corpo e até quatro dias depois. Os sintomas aparecem depois de dez dias da infecção: febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. Podem ocorrer complicações como diarreia, otite e pneumonia. Não existe tratamento específico para o sarampo e, sim, para melhora dos seus sintomas

A Doença: Caxumba A caxumba é uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções da fala, tosse e espirro de pessoas infectadas. Às vezes é assintomática ou apresenta sintomas leves como febre e aumento das glândulas salivares. Se a doença agravar, pode ocorrer o comprometimento do o sistema nervoso central e testículos e, em casos muito graves, resulta em surdez e esterilidade.

A Doença: Rubéola A transmissão ocorre através das secreções da fala, tosse e espirro de uma pessoa contaminada de 1 semana antes até 5 ou 7 dias após o aparecimento das manchas avermelhadas no corpo. Sintomas: febre baixa, aumento de gânglios no pescoço, manchas avermelhadas na pele, começando pelo rosto, passando pelo tronco e membros, chegando aos pés. É uma doença mais comum em crianças e aparece como se fossem picadas de mosquito na pele.

UFA!!! QUANTA INFORMAÇÃO.

AGORA QUE CONHECEMOS TODAS AS VACINAS DA CRIANÇA, VAMOS CONHECER UM POUCO O CALENDÁRIO DO ADOLESCENTE!

É BEM SIMPLES !

CALENDÁRIO DO ADOLESCENTE DE 11 A 19 ANOS

HOJE, EM NOSSA CLÍNICA TEMOS: VACINA HEXAVALENTE DIFTERIA, TÉTANO, COQUELUCHE, HAEMOPHILUS, POLIOMIELITE, HEPATITE B TETRA VIRAL SARAMPO, CAXUMBA, RUBEOLA E VARICELA VARICELA CATAPORA TETRA BACTERIANA DIFTERIA, TÉTANO, CAQUELUCHE , HAEMOPHILUS HEPATITE A PNEUMO 13 PNEUMO 23