CONHECENDO O COMPUTADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Object and Subject Pronouns
Língua Inglesa Instrumental
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Classe Gramatical da palavra QUE
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO
ARTIGO CIENTÍFICO.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Futuro: Da mesma forma que no Português, existem várias maneiras de expressar o futuro em Inglês. Dois dos tempos verbais estudados anteriormente podem.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
MPU -Prova Discursiva-
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
Pronomes anotações.
Pronomes Indefinidos.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Reading and the Communication Process
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Pronomes pessoais & Indefinidos
Inglês Prof. Davi.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Wh- Questions e Short Answers
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
RELATIVE PRONOUNS SUMMARY.
Inglês – Profa. Claudia Mendes
Unit 4 Word order.
Andressa Ribeiro do Amaral
Teacher Cadu English Review
Estrutura do Relatório 1.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Inglês Técnico TERMOS E EXPRESSÕES UTILIZADAS EM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES E ATIVIDADES RELACIONADAS A INFORMÁTICA ________________________________________________.
Língua inglesa Ensino Médio, 2º Ano. Question tags.
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
MY WAY Frank Sinatra MARILYNMONROEMARILYNMONROE Ligue o som.
Técnicas de Leitura e interpretação em Inglês
Resumo.
DISCURSO DIRETO E INDIRETO
Pronomes Relativos.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Professora Sirlene Kolb
Java Coorporativo Jobson Ronan
Pronomes - Pronouns.
Introduction to Information Retrieval Introduction to Information Retrieval CS276 Information Retrieval and Web Search Christopher Manning and Prabhakar.
Billy Paul Without You No I can't forget this evening Não, eu não posso esquecer esta tarde Or your face as you were leaving Ou o seu rosto quando você.
POSSESSIVE ADJECTIVES
O Computador Universal. Bibliografia Base Artigo “Turing Machine” por James Moor em Encyclopedia of Computer Science (4a Edição). Bib. FCT/UNL: QA
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
O que são os alertas do Google?
CONCEPÇÕES E MODALIDADES
A Birthday Party Público-alvo: 7º ano Ensino Fundamental.
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
QUESTION TAGS or TAG QUESTIONS
Funcionam como comparativos e mantem uma posição relativa em um escala de aumento ou diminuição. INCREASE (AUMENTO)= COUNTABLE NOUNS (SUBSTANTIVOS CONTÁVEIS):
Estratégias de Leitura
Laboratório de Mídias Sociais
ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSE - ESP or inglês instrumental
Introdução à Leitura.
They try to tell us we´re too young Tentam nos dizer que somos muito jovens Too young to really be in love Jovens demais pra amar They say that love´s.
Adjectives of quantity: some / any
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
SISTEMA DE TRANSITIVIDADE: PARTICIPANTES PROCESSOS CIRCUNSTÂNCIAS.
Projeto «Formação em Literacia Digital» C OMO FAZER C ITAÇÕES E R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NUM TRABALHO DE PESQUISA Agrupamento de Escolas de Porto de.
Ame Inglês GRAMÁTICA I.
Where do I begin Por onde eu começo To tell a story of how great a love can be, A contar a história de quão grande um amor pode ser? The sweet love.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
RELATIVE PRONOUNS ARE USED TO INTRODUCE CLAUSES THAT DEFINE OR ADD INFORMATION TO A NOUN.
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO O COMPUTADOR UNIDADE – 3 CONHECENDO O COMPUTADOR

Nomeie os periféricos do computador em inglês..

Você sabe o que é SKIMMING? Você conhece o significado do verbo to skim? SKIMMING é uma “técnica de leitura” que consiste em uma leitura rápida com o objetivo de localizar informações gerais, pode ser um assunto, um tópico ou uma idéia no texto. SKIM = 1. desnatar, tirar da superfície. 2 deslizar sobre. 3. ler às pressas, folhear, passar os olhos. TO SKIM ALONG / TO SKIM OVER = passar por cima, deslizar. (Michaelis – dicionário escolar)

Leitura e interpretação Utilizando a técnica SKIMMING, procure no texto What is a computer? as informações abaixo. Nos espaços, escreva o número das linhas em que elas se encontram. _______ O computador processa dados e fornece os resultados em forma de informação. _______ É um erro acreditar que todo mundo hoje em dia saiba usar o computador. _______ O processo de computação envolve três etapas básicas. _______ O mundo da computação criou uma linguagem própria. _______ Hoje em dia quase todo mundo tem uma idéia do que seja um computador. _______ Algumas dessas palavras vêm sendo usadas pelo mundo afora, pois foram tomadas de empréstimo da língua inglesa por várias outras línguas. _______ Algumas sociedades contemporâneas desconhecem o computador. _______ A etapa final permite ao usuário ver os resultados do processamento. _______ Mesmo nos países ditos desenvolvidos, existem pessoas que não sabem o que é um computador e não se importa em saber.

O autor conclui o texto afirmando que algumas sociedades contemporâneas e muitas pessoas dos países desenvolvidos desconhecem o computador ou não ligam para ele, mas não deu exemplos. Em sua opinião, quais seriam essas sociedades e essas pessoas? Escreva na primeira coluna os números correspondentes às palavras definidas na segunda. ____ computer Data fed into the computer’s memory ____ input Information ____ processing Machine that processes data. ____ output Eletronic and mechanical parts of a computer. Device that shows the results of the processing. ____ screen The results shown on the screen or in printed form. ____ software Series of actions that a computer performs to arrive at a result. ____ hardware ____ data pROGRANS

Definindo e explicando palavras. No texto você encontrou algumas palavras em negrito. Agora escreva as definições de acordo com o texto. (Sua resposta pode ser em português ou inglês, o importante é saber que você entendeu as definições dadas pelo próprio texto.) INPUT _________________________________________ PROCESSING ___________________________________ OUTPUT________________________________________ SOFTWARE_____________________________________ HARDWARE_____________________________________

OUTROS RECURSOS... O negrito e itálico, assim como as aspas e, às vezes, letras maiúsculas, são usados para enfatizar determinadas palavras que estão sendo definidas. Os dois pontos (:) muitas vezes são utilizados para introduzir exemplos e ilustrações. Travessões, vírgulas e parênteses são usados na construção de apostos (explicações). Com a mesma finalidade, podem ser usada abreviaturas. i.e. (id est) = isto é; e.g. (exempli gratia) = por exemplo; a.k.a. (also know as) = também conhecido por. Outra forma de descobrir significados é prestando atenção a determinados verbos usados para definição, tais como: TO BE (ser, estar: IS, ARE, WAS, WERE, WILL BE); TO DEFINE (definir); TO MEAN (significar, querer dizer); TO CONSIST (consistir).

COMPUTER-LITERATE (l.15) Veja como o autor utilizou esses recursos no texto para definir as palavras abaixo. PALAVRA RECURSO DEFINIÇÃO COMPUTER (l.4) COMPUTER-LITERATE (l.15) HARDWARE (l.12)

REFERÊNCIA CONTEXTUAL A referência contextual também representa um recurso na compreensão das idéias de um texto. As chamadas palavras de referência substituem palavras que estão no texto (ou fora dele) e podem classificar-se da seguinte maneira. Pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos e indefinidos); Numerais ordinais; Palavras que indicam ordem e exemplificação.

PRONOMES PESSOAIS I ME MY MINE MYSELF YOU YOUR YOURS YOURSELF HE HIM SU BJETIVOS OBJETIVOS (ADJ. POSSESSIVOS) POSSESSIVOS REFLEXIVOS I ME MY MINE MYSELF YOU YOUR YOURS YOURSELF HE HIM HIS HIMSELF SHE HER HERSELF IT ITS (não existe) ITSELF WE US OUR OURS OURSELVES YOURSELVES THEY THEM THEIR THEIRS THEMSELVES

PRONOMES DEMONSTRATIVOS SINGULAR PLURAL THIS THAT THESE THOSE Perto de quem está falando... Longe de quem está falando... Longe de quem está falando... Perto de quem está falando...

PRONOMES RELATIVOS PRONOMES INDEFINIDOS WHICH THAT WHO WHOM WHOSE PRONOMES INDEFINIDOS EVERYONE = EVERYBODY EVERYTHING NOBODY = NO ONE NOTHING SINGULAR PLURAL ONE ONES

Sabemos que os pronomes substituem ou referem-se a nomes, portanto os pronomes se referem a classe gramatical dos SUBSTANTIVOS. Consulte o texto mais uma vez e responda: A quais palavras se referem os pronomes abaixo. Observe o exemplo. Everybody (l.1) – Todas as pessoas que vivem na maioria das sociedades modernas. We (l.2) - ______________________________________ Our (l.2)- ______________________________________ One (l.2)- ______________________________________ Which (l.4)- ____________________________________ Which (l.6)- ____________________________________ Its (l.10)- _______________________________________ That (l.13)-______________________________________ Them (l.16)-_____________________________________ Who (l.18)- _____________________________________

ORDINAIS E PALAVRAS QUE INDICAM ORDEM The first, the second, the third, the fourth, the... , the last. 1st. 2nd. 3rd. 4th. The former, the latter, first, second, ...last, then, next, finally. EXPRESSÕES DE EXEMPLIFICAÇÃO such as / for instance / for example / that is / i.e / e.g

JOGO RÁPIDO Modificadores / Quantificadores As palavras e expressões que serão apresentas a seguir tendem a ocorrer com freqüência. Procure memorizar o significado básico a partir da associação de idéias. EACH - EVERY – MOST – ALL – THE MAJORITY OF – A LOT OF – A LITTLE – SOME – MUCH – MOST – A GREAT DEAL OF – VARIOUS – SEVERAL – NO – A – FEW – A NUMBER OF

Individualidade, totalidade, todo, cada, todos, tudo EVERY EACH ALL Maior parte de um todo: a maioria, (a) grande parte de MOST THE MAJORITY OF Uma grande quantidade de um todo: muito(s), bastante MANY/MUCH A NUMBER OF A GREAT DEAL OF LOTS OF A LOT OF A GREAT AMOUNT OF PLENTY OF SEVERAL VARIOUS COUNTLESS NUMBERLESS Uma parte razoável de um todo: alguns, algumas SOME ANY Uma pequena parte de um todo: pouco(s) (A) FEW (A) LITTLE A unidade de todo A / AN Nenhuma parte do todo: nenhum (a) NO

Procure no texto e sublinhe as palavras que se encaixam nessa categoria – modificadores / quantificadores. Qual a posição dos modificadores / quantificadores em relação aos substantivos?

RESUMINDO... É importante: Ter um conhecimento prévio do texto a ser lido. Fazer uma leitura rápida para localizar informações (skimming). Procurar recursos tipográficos como negrito, aspas, itálico. Conhecer algumas abreviaturas. Prestar atenção nos verbos. Procurar sempre referências contextuais.