A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Vigia
Advertisements

Proteção Das Máquinas.
SEGURANÇA FRENTE A RISCOS ELÉTRICOS EM BAIXA TENSÃO
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
Orientações Básicas de Segurança
Quadro eléctrico de uma habitação
Verificação das instalações eléctricas
Esquemas de ligação à terra
Protecção das pessoas quando utilizadoras das instalações eléctricas
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
Projetos elétricos Leonardo.
AULA 7 INSTALAÇÃO DE CONDUTORES EM ELETRODUTOS E DIMENSIONAMENTO DE DISJUNTORES.
QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
Prof. Msc. Jeferson José Gomes UTFPR-PG - COELE
TIPOS & ESQUEMAS DE ATERRAMENTO
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
SEGURANÇA EM ELETRICIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por favor, escreva para Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado.
Proteção Contra Choque Elétrico
Aterramento para Circuitos Digitais
Professor Victor Sotero
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
O que conduz eletricidade em casa
DIMENSIONAMENTO DA INSTALAÇÃO
Física Chaban Como fazer uma tomada de 220 V se em sua casa
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Comando e Proteção.
QUICK-TRIPTM System A Operação manual Zona Seletiva sistema de segurança para unidades de circuito AC-PROTM viagem disjuntor do circuito nos disjuntores.
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Aula 3 – Usando o multímetro digital
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Prof. Vasco Vasconcelos
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
NR-10 SEGURANÇA NA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE APARELHOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.
A ELABORAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DA PORTARIA 1.078/2014
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Iluminação de Emergência
RISCOS ASSOCIADOS À ELECTRICIDADE
Principais Normas Regulamentadoras
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
Instalações ITED - Domótica
Redes Configurações e teste.
WI-VAI Wi-Vai é um aplicativo desenvolvido no Brasil e já se encontra no mercado disponível para smartphones PRODUTO WI-VAI.
Eletricidade Aula 7.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I’
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas Materiais utilizados em instalações elétricas Dispositivos.
ELETRICIDADE INTRODUÇÃO
Acidentes de trabalho com electricidade
Multímetros X Segurança Estamos utilizando os dispositivos adequados?
NR 10 - Instalações E Serviços Em Eletricidade
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
TRAVAMENTO SEGURO DAS FONTES DE ENERGIA.
Segurança, instalação elétrica e aterramento
6.3 Eletricidade e segurança
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde ATERRAMENTO.
PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS
INSTALACOES ELETRICAS
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
1. VERIFIQUE O FUSÍVEL DA PARADA DE EMERGÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar SEGURANÇA EM ELETRICIDADE: ENTENDENDO OS BENEFÍCIOS DOS GFCI’s GFCI – INTERRUPTOR DE CIRCUITO POR FALHA DE ATERRAMENTO (GROUND FAULT CIRCUIT INTERRUPTER) EXCLUSIVIDADE QUALISSEG

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar O GFCI (Ground Fault Circuit Interrupter) é um dispositivo interruptor de circuito por falha de aterramento (GFCI) e serve para proteger as pessoas contra choques elétricos, sendo portanto totalmente diferente de disjuntores e fusíveis. Ainda que seja um dispositivo de custo reduzido, um GFCI atua de forma extremamente útil. Quando você olha para uma tomada de 120 ou 240 volts, há duas fendas verticais e um furo arredondado centralizado abaixo delas. INTRODUÇÃO Existem, portanto, o neutro, a fase e o terra. Se uma ferramenta ou equipamento elétrico qualquer estiver funcionando adequadamente, toda a eletricidade que ela usa fluirá da fase para o neutro. Um GFCI monitora a quantidade de corrente que está fluindo da fase para o neutro. Se houver qualquer instabilidade/fuga (a quantidade que vai para o aparelho é diferente da que regressa), o circuito é derrubado. Ele consegue detectar uma instabilidade de 4 ou 5 miliamperes e reage rapidamente em 1/40 de segundo.

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Digamos, então, que você está usando sua furadeira, máquina de solda ou qualquer outra ferramenta e está chovendo ou o local está ou pode ficar úmido ou molhado. Você está em contato com o solo e, uma vez que a furadeira está molhada, existe um caminho alternativo da fase do equipamento passando pelo trabalhador (usuário), podendo causar um choque. O GFCI conseguiria “detectar” a corrente de fuga, pois nem toda a corrente está fluindo da fase para o neutro como deveria. Assim que o GFCI detecta isso, ele derruba o circuito e corta a eletricidade, evitando o choque elétrico. Atenção: o GFCI não substitui o Disjuntor DR (Disjuntor Diferencial Residual), mas complementa a função exigida na NBR 5410 de proteção contra os efeitos nocivos da correntes de fuga, também de acordo com a NR-10, principalmente em casos de uso de equipamentos elétricos temporários em obras, ambientes industrias e outros. EXEMPLO

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar FALHA COMUM

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Veja este exemplo de acidente com uma simples torradeira doméstica sem estar ligada a um GFCI (10 segundos de ilustração). ACIDENTE TÍPICO

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Desde 1991, nos Estados Unidos, é obrigatório que todas as ferramentas ou equipamentos elétricos estejam ligados ao GFCI. Para se ter uma ideia de como é disseminado naquele país, o GFCI pode ser encontrado facilmente, até mesmo em supermercados. Aparadores de grama, secadores de cabelo e outros equipamentos elétricos domésticos são obrigados a serem utilizados com o GFCI. O uso se estende à indústria. As normas (*) que tratam do assunto, nos EUA, são: OSHA e (artigo b (1) ii, NFPA 70E e NEC Article Segundo a norma OSHA, GFCI é exigido para equipamentos elétricos de uma fase, 125 V, 15, 20 ou 30 Amperes que não fazem parte permanente da instalação elétrica, ou seja, para conexões temporárias. Equipamentos elétricos que não fazem parte da instalação elétrica permanente também devem ser ligados a um GFCI, independentemente da voltagem e corrente. NORMAS INTERNACIONAIS (*) OSHA – Occupational Safety and Health Administration; NFPA – National Fire Protection Association; NEC – National Electric Code.

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Os dispositivos GFCI portáteis são utilizados em equipamentos elétricos durante serviços de manutenção e reparos, tanto em ambiente industrial como em construções/obras. À esquerda, trabalhador com ferramentas manual sem conexão ao GFCI (com risco de choque elétrico) e à direita conectado ao GFCI, portanto, protegido. USO CORRETO Conexão de ferramenta ao GFCI.

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Dispositivo GFCI com cabo de extensão Dispositivo GFCI para ligação direta em tomadas. Dispositivos com certificação UL ® DISPOSITIVO GFCI – SOLICITE CATÁLOGO Dispositivo GFCI com cabo de extensão para até 3 equipamentos elétricos.

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Dimensões em polegadas Inclui botões de teste (verificação de funcionamento) e reset (no caso de ter havido interrupção de circuito devido à falha de aterramento). Disponível em 120V ou 240V, para 15, 20 ou 30 Amperes. O dispositivo mais comum utilizado no Brasil é o de 120V, 15A. Dispositivos GFCI disponíveis até 600V. Clique para avançar

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Dimensões em polegadas Inclui botões de teste (verificação de funcionamento) e reset (no caso de ter havido interrupção de circuito devido à falha de aterramento). Disponível em 120V, 15 Amperes, este dispositivo se aplica à ferramentas manuais, serras, furadeiras, iluminação, etc.

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar Instrumento para check condições elétricas mais comuns em uma ligação, inclusive proteção de circuitos tipo GFCI. Checa polaridades e funcionamento correto do terra – 120V, 15A. ACESSÓRIO

A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este informe não tem como objetivo esgotar as informações sobre o assunto, mas sim provocar interesse e discussão. Sugestões e comentários, escreva para Clique para avançar SOLICITE CATÁLOGO COMPLETO 11 –