Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instalação e Configuração
Advertisements

Visão Global do Projecto
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
HTML – Hyper Text Markup Language
Configuração de um servidor DHCP
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Banco de Dados Oracle AESO.
Daniel Paulo Conceitos de Banco de Dados - Processamento de Transações de Dados - Gerenciamento de dados OLAP/OLTP - Alto desempenho.
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA TARDE 10/04/2010.
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Curso de Educação e Formação Tipo 5
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
UNIVERSIDADE uni CABO VERDE cv
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Dep. Informática Sistemas de Informação Módulo de Processamento de Documentos Lic. Administração Pública 1º ano 2001/02 A. J. Proença.
Introdução aos Sistemas Operativos
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
O que é o .
Redes de Computadores Emulação de LANs em Redes ATM
Arquitetura Cliente /Servidor
Conhecendo os Sistemas Operacionais
ACESSO A BASE DE DADOS.
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Windows 7 Palestra sobre as novas funcionalidades Palestra Windows 7 e MS Office 2010 Diretoria de Informática Instrutores: Neusa e Charles.
Tecnologias de Informação e Comunicação
ASP (Active Server Pages)
Redes de Comunicação – Módulo 3
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Ano letivo CURSO EFA DE TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS Docente: Ana Batista EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C
MICROSOFT Windows XP.
JOOMLA JOOMLA Rui Louraço.
FaculdadePitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Disciplina: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan.
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Prof. Roberto Rosa Aula 9.  Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado.
Tecnologias da Informação e Comunicação
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Referência Rápida do Lync 2013 para o Office 365 © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Com o Lync, pode iniciar uma colaboração sem.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Introdução ao MS Access
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Apresentando as redes de computadores O que são, como funcionam e o que se pode e não.
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Criar uma sala de chat Se o administrador do seu servidor lhe tiver dado autorização, pode criar e gerir as suas próprias salas de chat. 1.Na janela principal.
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Reuniões do Lync Participar numa Reunião do Lync
O que são, quais existem e suas características.
História dos Sistemas Operativos
Capitulo II Sistemas operativo
“O homem é um animal utilizador de ferramentas... Sem ferramentas ele não é nada, com ferramentas ele é tudo”. Thomas Carlyle.
Catarina barbosa nº1 vera rodrigues nº20 9ºD junho 2013.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
Projeto Alcatruz – Oficina de Informática – 20h Internet A Internet, ou apenas a Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si.
Sistemas Operativos.
Utilizando subversion como controle de versão
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
CAPÍTULO 1- Apresentação.  A Elipse Software é uma empresa genuinamente brasileira, com foco na produção de software de supervisão para automação industrial,
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C - 2012 / 2013 Módulo 787 – Administração de Bases de Dados Ano letivo 2012-2013 Docente: Ana Batista

Administrador de bases de dados O que faz um administrador de bases de dados? Instalação de software que utilize de alguma forma BDs; Configuração de hardware e software; Administração da segurança das BDs; Análise da informação contida nas BDs (select, update, etc..) Desenho de BDs (tabelas, campos, etc)…

Que ferramentas usa? Ferramentas de administração de servidores de Bases de dados (MYSQL ou MS SQL)

Apresentação, instalação e configuração do servidor de bases de dados MYSQL Arquitetura cliente-servidor O servidor de bases de dados que vamos abordar é o MySQL, visto que é um servidor parcialmente livre, embora também esteja sujeito a licença paga, se for utilizado para fins comerciais.

MySQL É um SGBD (sistema de gestão de bases de dados) e também um servidor de bases de dados. Como SGBD o MySQL permite a criação e gestão de bases de dados. Como servidor de bases de dados remete para a arquitetura cliente-servidor.

Arquitetura cliente-servidor Um sistema cliente-servidor é um modelo de computação em que há componentes que atuam como servidor e outros que atuam como clientes. Basicamente numa arquitetura deste tipo, existem programas clientes que enviam pedidos de serviços a um programa servidor. Este recebe e interpreta os pedidos dos clientes, faz a gestão dos mesmos e envia as respostas aos programas clientes.

servers Os servidores podem ser de vários tipos, como por exemplo: Servidores web – servidores que fornecem páginas web aos browsers; Servidores de email – fazem a gestão e armazenamento e distribuição das mensagens do correio electrónico; Servidores de bases de dados – servidores que fornecem acesso a bases de dados.

Servidor de bd Pode ser instalado: Num computador pessoal para estudo ou trabalho individual; Num computador ligado em rede a outros computadores aos quais presta serviços de acesso a um ou mais bd.

Servidor de bd Basicamente, é um sistema que armazena e administra bases de dados e atende os pedidos solicitados pelos clientes relativamente a consultas ou outras operações.

História do mysql Criado em 1980 2 suecos e 1 finlandês Os seus criadores fundaram a empresa My SQL AB que tem desenvolvido o MySQL nos moldes em que se tornou famoso, como software com 2 vertentes de utilização: Uma parte comercializada; Outra de utilização gratuita.

História do MYSQL Em 2008 a empresa foi comprada pela Sun Microsystems que por sua vez foi adquirida pela Oracle em 2009 (uma das maiores empresas na área dos sistemas de bases de dados). Para completar o panorama atual dos SGBD e servidores de BD mais difundidos, basta referir a título de curiosidade que o Microsoft SQL Server é o servidor de BD da Microsoft.

Características do mysql Software de licença livre; Funciona praticamente em todas plataformas, desde Windows, Unix, Linux, Mac os, etc…

Funciona com poucos recursos de hardware (com um computador pessoal) e com elevados níveis de desempenho e estabilidade (mesmo com grandes BD); Tem compatibilidade garantida com as principais ferramentas de programação: php, c/c++; VB, asp, etc..

Obter o mysql Pode ser obtido gratuitamente no seguinte endereço web: www.mysql.com/downloads/ Que é o site do MySQL Commmunity Server.

Os ficheiros de instalação do MYSQL variam consoante o sistema operativo a que se destinam e também variam dentro de um mesmo sistema operativo, havendo diversas versões. Um ficheiro de instalação do MySQL poderá ter um nome como Mysql-essential-5.5.27-win32.msi

No final destas opções de configuração, surgirá um quadro, onde é pedida a introdução da nova password para entrada no Mysql como root. O utlizador root é o superutlizador ou administrador máximo do sistema, podendo efetuar todo o tipo de operações com as bases de dados

No final da instalação podemos aceder ao programa a partir do menu Iniciar, Todos os Programas, procurando o ícone “MySQL command line client”

TRABALHAR COM O MYSQL EM MODO LINHA DE COMANDOS A entrada no modo linha de comandos faz-se através de “MySQL command line client”. Após a instrodução da password de acesso como root, a janela do “MySQL Command Line Client” apresenta o prompt do MySQL.

Uma das primeiras informações que nos interessa obter do MySQL é em relação às BD existentes no sistema. Para obter essa informação, temos o comando: Show databases mysql>show databases;

NOTAS A indicação mysql> é o prompt do sistema; 2) Uma instrução, no prompt do MySQL, deve terminar sempre com ponto e vírgula (;), caso contrário, o prompt muda de linha e continua à espera da instrução. 3) O MySQL é case insensitive, ou seja, podemos escrever os nomes dos comandos e dos objetos tanto em maiúsculas como em minúsculas.

Show databases Este comando mostra os nomes das bases de dados existentes. Após a instalação do MySQL, ele contém logo à partida, algumas bases de dados que fazem parte do próprio sistema.

BASE DE DADOS MYSQL Como foi referido, existem bases de dados que fazem parte do próprio sistema. Uma dela chama-se mysql. Esta base de dados contém toda a informação relativa aos utilizadores do sistema, incluindo os privilégios ou direitos de cada utilizador.

Ter acesso a uma base de dados Temos o comando Use, seguido do nome da base de dados pretendida, como por exemplo: Dá-nos acesso a utilizar a base de dados mysql.

Ver as tabelas numA bd Para vermos as tabelas existentes numa BD, temos o comando Show Tables, seguido de ponto e vírgula.

Uma das tabelas do mysql tem o nome user e um dos campos dessa tabela também é user. Assim sendo, se aplicarmos a seguinte instrução: Obteremos o nome dos utilizadores da tabela user, que no início é um root.