Os livros poéticos II – O livro de Provérbios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Atende oração de teu servo, ó Senhor”
Advertisements

JESUS REZA A DEUS SEU PAI
A REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
1 Reis 10,1-10 Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. Chegou a.
CAMPANHA DE JEJUM DOS ALTARES APOSTÓLICOS DE ABRAÃO
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
A IDENTIFICAÇÃO COM O VERDADEIRO CRISTIANISMO IGREJA DE PRINCÍPIOS
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS RIQUEZAS DE SALOMÃO

2º DIA – receber a sabedoria para ser diferenciado
Provérbios de Salomão Capítulo 2 Bíblia Viva
SALMOS, Capítulos 99 a 101 Deus, o Rei poderoso
Os próximos dois anos de catequese
Ginástica Espiritual.
PROVÉRBIOS.
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
As Bênçãos decorrentes
O que procuro? Onde procuro?
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Educação Cristã vs Relativismo
Algumas razões por que mentimos
"Atende à minha sabedoria..." "Atende à minha sabedoria..."
Tesouro da Escritura Salmos 71.
O CHAMADO DA SABEDORIA Lição 1 3 de janeiro de 2015.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06
UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico:

ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
Provérbios.
Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação...
Salmos 3, 4 e 5 Ligue o som....
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
SALMO 88 LAMENTAÇÃO DE UM ATRIBULADO SALMO DOS FILHOS DE CORÉ
Exortações da sabedoria A obedecer ao Senhor
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE ELISEU
E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Aut. c/
JUSTIÇA OU MISERICÓRDIA?
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
Súplica pela proteção divina
"Atende à minha sabedoria..." "Atende à minha sabedoria..."
Princípios de organização do reino
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico: SALMO capítulo 88 SALMO capítulo 88 Bíblia Viva – editora Mundo Cristão Lamentação de um atribulado.
Canção do grupo de Corá SALM0 47
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? 2.
Tire proveito para você Passe para os outros
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 A ti, Senhor, elevo a minha alma. 2 Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos.
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos. 2.
4 para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. 5 Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade,
Provérbios de Salomão, capítulo 8
NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ SEU CORAÇÃO E SUAS ATITUDES...
Princípio da Honra. Provérbios 3:1 FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. 2 Porque eles aumentarão os teus.
LEIA A BÍBLIA Leia atentamente e peça ao Espírito Santo para te dar entendimento e revelação Você tem o privilégio de ler agora uma porção linda das Sagradas.
SER FORMIGA OU SER PORTA?
DEUS NOS ACONSELHA SOBRE RELACIONAMENTOS CONSELHOS DE DEUS PARA O NOSSO TEMPO.
DEUS ACONSELHA AS CRIANÇAS CONSELHOS DE DEUS PARA O NOSSO TEMPO.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Transcrição da apresentação:

Os livros poéticos II – O livro de Provérbios O terceiro livro dos cinco livros poéticos da Bíblia (Um dos livros sapienciais da Palavra de Deus)

Salomão é o terceiro rei de Israel, filho do rei Davi que, ao aproximar-se da morte, passou para ele o encargo de construir o templo de Jerusalém. Ele veio a reinar durante cerca de quarenta anos (+/- entre 1000 a 960 a.C).

Embora ele tenha se notabilizado pela construção do templo de Jerusalém, o que ficou realmente para a história como a mais notável de suas realizações, foi sem dúvida alguma a sua sabedoria, explanada em três dos livros sapienciais da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos.

A autoria do livro é atribuída a ele, que deve ter contado com os seus escribas e auxiliares para escrever uma obra que chega segundo registro bíblico a 3000 provérbios e 1005 cânticos (1Rs 4.32). Sua sabedoria era reconhecida no mundo de então e os seus provérbios atravessaram os séculos chegando aos nossos dias como sublimes.

Seus provérbios exaltam as virtudes da sabedoria ou do melhor conhecimento, associados sempre à retidão de caráter, integridade moral e ao temor a Deus. O livro tem 31 capítulos, 915 versículos, e nos ensina de forma prática a buscar a sabedoria e o bom senso no viver.

Provérbios, será o segundo livro dos chamados poéticos (II) que estudaremos neste 1T12, conforme podemos ver no Suplemento acima.

“Filho meu, guarda as minhas palavras” Texto áureo: Provérbios 7.1: Os livros poéticos II O livro de Provérbios Estudo 07 “Filho meu, guarda as minhas palavras” A instrução paterna Texto bíblico Provérbios 1 a 7 Texto áureo: Provérbios 7.1: “Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos”

O nome Salomão significa "paz", e tem o significado de "Pacífico" O nome Salomão significa "paz", e tem o significado de "Pacífico". Foi adicionalmente chamado de Jedidias pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado de Jeová” (2Sm 12.24,25). Vamos ressaltar de cada um dos 7 capítulos apenas os primeiros versículos para reflexão (Vamos abrir a Bíblia para a leitura pela classe do texto bíblico desta lição)

Parábolas, as palavras dos sábios e seus enigmas. (1.1-6) Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência; para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade. Para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e Parábolas, as palavras dos sábios e seus enigmas. (1.1-6)

[Pv 2.1]: Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, [2]: para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; [3] sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; [4] se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; [5] então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. [6] Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; [7] ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade,

[2] porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz. [Pv 3:1]: Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos; [2] porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz. [3] Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; [4] assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. [5] Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. [6] Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. [7] Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.

[2]: Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino. [Pv 4:1]: Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. [2]: Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino. [3] Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, [4] ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. [5] Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca. [6] Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará. [7] A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.

[5.1] Filho meu, atende à minha sabedoria; inclina teu ouvido à minha prudência; [2] para que observes a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento. [3] Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca é mais macia do que o azeite; [4] mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. [5] Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol. [6] Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora. [7] Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.

[6.1] Filho meu, se ficaste por fiador do teu próximo, se te empenhaste por um estranho, [2] estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca. [3] Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo; [4] não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras; [5] livra-te como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro. [6] Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; [7] a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, [8] no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa.

[3] Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. [7.1] Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos. [2] Observa os meus mandamentos e vive; guarda a minha lei, como a menina dos teus olhos. [3] Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. [4] Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e chama ao entendimento teu amigo íntimo, [5] para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras.

CONCLUSÃO Como são muitos os provérbios, vamos meditar em alguns deles que são tidos como pérolas raras para a cultura ocidental e cristã. Com as Bíblias abertas vamos ler os textos seguintes: Pv 1.7 Pv 3.5 Pv 3.11,12 Pv 4.18 Pv 5. Pv 6.16-19 Pv 7.24,25