Marketing Digital E-Commerce Publicidade na web Visibilidade – Eye Tracking Melhores Maneiras para elaboração de E-mail Marketing Curso: Criação e desenvolvimento.

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Marketing Digital E-Commerce Publicidade na web Visibilidade – Eye Tracking Melhores Maneiras para elaboração de E-mail Marketing Curso: Criação e desenvolvimento de Novos Negócios – Aula 5

Eye Tracking – Linha dos Olhos É o processo de medição ou o ponto de olhar ("onde estamos procurando") ou o movimento do olho em relação à cabeça. Um rastreador de olho é um dispositivo para medir as posições dos olhos e movimentos oculares. Seguidores do olho são usadas em pesquisas sobre o sistema visual, na psicologia, na lingüística cognitiva e na concepção do produto. Há uma série de métodos para medir os movimentos oculares. A variante mais popular usa imagens de vídeo a partir do qual a posição do olho é extraído. Outros métodos usam bobinas de pesquisa ou se baseiam na eletrooculograma .

Eye Tracking 1. Por incrível que pareça os textos atraem mais o olhar do que gráficos e imagens 2. A leitura da página é bem ocidental, começando invariavelmente no canto esquerdo superior 3. Essa mesma leitura que começa no canto esquerdo é continuada na forma de “F” 4. Banners são simplesmente ignorados 5. Fontes mais sofisticadas também são ignoradas justamente por remeterem a publicidade 6. Mostre números escritos como números: “6” ao invés de “seis” 7. O tamanho das fontes influencia no comportamento da leitura: enquanto as maiores fazem com que o usuário ESCANEIE o texto, as menores fazem com que ele LEIA o texto 8. Utilize subtítulos apenas se eles forem relevantes e especialmente se contiverem palavras-chave importantes sobre o texto 9. As pessoas geralmente apenas escaneiam as áreas mais baixas da tela. Evite textos complexos e massudos nessas áreas 10. Parágrafos curtos têm um melhor desempenho que os longos 11. Textos em duas ou três colunas tendem a ser ignorados

Eye Tracking 12. Banners apresentam melhores resultados se posicionados nas áreas superior e esquerda da tela 13. A publicidade localizada próxima ao melhor conteúdo da página leva vantagem 14. Publicidade em texto tem mais visibilidade do que a gráfica 15. Imagens maiores chamam mais atenção, mas é importante que elas façam parte da notícia e sejam um complemento da história 16. As imagens devem ser simples. Evite fotos com muitos elementos e todo aquele rococó que mostra como você é fera no Photoshop. O uso de pessoas reais também tem melhor desempenho do que o uso de modelos (talvez por também remeterem a publicidade) 17. Os usuários são ávidos por manchetes – desobstrua o caminho para que ele chegue com facilidade até elas 18. Os usuários perdem bastante tempo olhando botões e menus; e a navegação não é definitivamente o conteúdo mais importantes da página. Isso reforça a importância de uma organização simples e eficiente

Eye Tracking 19. Listas (como essa) fazem sucesso simplesmente porque são mais fáceis e agradáveis de ler 20. Grandes blocos de texto são evitados – utilize parágrafos pequenos, imagens e marcadores (bullet points) 21. Elementos de formatação ajudam a leitura: faça uso do negrito, do itálico e da CAIXA-ALTA, entre outros recursos 22. É bom que a página tenha respiros (espaços em branco) 23. Menus no topo da página têm melhor desempenho

Especificação de email marketing Especificações do e-mail marketing. Estes dados são resultados de comparações de diversas campanhas, análise da forma com que diversos programas de e-mail e webmail exibem as mensagens, padrões que os principais portais utilizam e melhores práticas do mercado. Pode acontecer de uma regra não funcionar para uma determinada ação ou portal, mas seguindo-a vai acertar com a maioria. Se tiver inclusive uma dica diferente ou discordar de algum item, pode mandar um e-mail sobre o assunto. Podemos aumentar a lista ou melhorá-la. Tamanho e dimensão do e-mail marketing: - HTML no máximo: 20kb (preferencialmente 10kb). - Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb). - HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb). - Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px). - Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.

Especificação de email marketing Imagens: - Devem vir em links absolutos. Elas devem estar hospedadas em um servidor. - Usar tag ALT. Garanta que mesmo quem não visualiza imagens tenha uma idéia do que estaria ali. - Não coloque imagens de fundo na tag body. Links: - Urls pequenas e intuitivas. Melhor: www.dominio.com.br/campanha do que www.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123. - Use o target = "_blank". - Utilize no máximo de 32 links. Quanto menos melhor. - Use sempre o método GET para passagem de parâmetros. Tem que ter: - Link de "caso não visualize": - Link de optout (possibilitar o descadastro também por reply). - E-mail de resposta válido. Se você envia o e-mail deve possibilitar que a pessoa responda este e-mail.

Especificação de email marketing Não pode ter: Flash, javascript, iframe, ilayer, divs absolutas, vídeo. - Anexos. Formulários: Evite o uso de formulário em um e-mail. Prefira um link para ele preencher no seu site o formulário. Conclusão: Estas orientações servem de guia para a montagem da peça de e-mail marketing, mas nada impede que você faça diferente. O importante é conhecer as regras para poder quebrá-las. Seu público é que vai dizer qual é a melhor forma de e-mail que ele deseja e você consegue isto testando, analisando e comparando suas campanhas.

Dalton Quadros daltonquadros@dbqconsult.com.br Marketing Digital E-Commerce Publicidade na web Fim Dalton Quadros daltonquadros@dbqconsult.com.br