AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO www.nilson.pro.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grécia o Berço da Civilização
Advertisements

A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
A civilização grega Como a história da Europa começou?
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Grécia Antiga Prof.Mario Nadaf.
Grécia Antiga.
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Cidades- estados gregas
O legado da Grécia para a civilização ocidental
O legado da Grécia para a civilização ocidental
A Civilização Grega ou Helênica
Grécia Antiga Prof.Pizzolatto Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Prof. Everton da Silva Correa
Grécia - Cultura e Sociedade.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Prof. Everton da Silva Correa
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia.
ESPARTA.
Antiguidade Clássica - Grécia
Prof. Sidnei, O Belíssimo
Atenas (nos dias de hoje)
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
A Grécia Antiga.
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Grécia.
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
A Construção da Democracia
Cidade-Estado: Atenas
Grécia Antiga.
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Profº João Luís Paiva Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
História a – aula 02.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
DISCIPLINA | PROFESSOR
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
O Apogeu de Atenas – século V a.C.
Antiguidade grega e romana
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
A origem da Civilização Grega 6º ano
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO www.nilson.pro.br

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Os dórios, vindos do Norte e utilizando armas de ferro, destruíram a civilização micênica. Isto teria ocorri­do entre 1200 e 1100 a.C. Terminou a Idade do Bronze e iniciou a Idade do Ferro, na Grécia

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I A partir do século XII a.C., a sociedade grega estava organizada em genos, uma espécie de família muito grande, encontravam-se unidos por laços de parentesco consangüíneo e/ou religioso.

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I A propriedade e consumo era coletiva. O trabalho também era coletivo e a propriedade não podia ser vendida ou repartida.

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Fratrias deu origem às tribos e a dos vilarejos (cinesismo) deu origem à cidade-estado (pólis)

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I A pólis grega gozava da mais completa soberania. Umas eram democráticas, outras eram oligárquicas

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Esparta: Os espartanos chegaram a fundar colônias. Tarento foi uma delas. A partir da segunda metade do século VIII a.C., buscando ampliar seu território, os espartanos conquistaram a região vizinha.

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Esparta Sociedade: Os espartanos ou esparciatas, descendentes dos antigos dórios, formavam a classe dominante. periecos, chamados os da periferia, compunham populações livres, porém sem direitos políticos. Eram camponeses, comerciantes e artesãos, podendo possuir terras e bens móveis. Os hilotas eram servos pertencentes ao Estado, os chamados “escravos públicos”, prováveis descendentes da população conquistada pelos dórios. Eram mantidos sob um regime de terror.

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Gerúsia (Conselho dos Anciãos), Política: Espartana Gerúsia (Conselho dos Anciãos), Éforos, em número de cinco, eleitos pelo povo para mandato de um ano. Poderes, podendo julgar até os reis. Ápela (Assembléia do Povo), formada pelos espartanos com mais de trinta anos. Não discutia as resoluções, porém tinha o direito de aprová-las ou recusá-las.

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Atenas : Economia modo de produção escravista Azeite, figo, cerâmica, prata, etc.; importavam tecidos, tapetes, perfumes, etc. A moeda era a dracma, uma espécie de “dólar” da Antiguidade. Geomores e demiurgos: geomores, pequenos agricultores; demiurgos, comerciantes e artesãos formavam o povo, isto é, o demos ateniense. Metecos: estrangeiros e seus descendentes livres, mas sem direitos políticos. Escravos: em geral, os capturados na guerra ou adquiridos por compra

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I As jovens atenienses viviam confinadas nos gineceus (parte da habitação reservada ao sexo feminino, onde aprendiam com as mães a se tomarem boas esposas). Era o pai que escolhia o noivo (geralmente entre 14 e 16 anos).

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Direitos políticos para todos os cidadãos (os metecos, escravos e mulheres não tinham direitos políticos); participação direta dos cidadãos no governo, através do comparecimento à Assembléia ou por sorteio, quando se tratava de escolher o ocupante de algum cargo.

AULA.4 – 2A – OS GREGOS I Os choques entre o expansionismo grego e persa na Asia Menor acabaram provocando as Guerras Greco Pérsicas, também chamadas Guerras Médicas (os gmegos chamavam os pensas de medos). Tratado de Susa ou Paz de Kalias, em 448 a.C., marcou o fim das Guerras Médicas: os pensas reconheciam a hegemonia dos gregos

www.nilson.pro.br