A ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA e COMPOSIÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
A ATMOSFERA.
Alterações Climáticas Um problema de todos
A Terra e o sistema solar
IMPORTÂNCIA DO AR PARA OS SERES VIVOS
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
Atmosfera.
Composição e importância da atmosfera
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Água Aula n.º8 (45 minutos).
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
Sistemas Terrestres.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
Atmosfera e suas camadas
CLIMATOLOGIA.
Chuvas ácidas, efeito de estufa e o buraco do ozono
Importância do ar para os seres vivos
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Atmosfera, sua estrutura
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
O Efeito de estufa.
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
E a sua importância para os seres vivos
Atmosfera terrestre.
Apresentação de : Ana Nogal Mónica Pereira Andreia Moura
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
A RADIAÇÃO SOLAR  ESPECTRO SOLAR ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA
Meteorologia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia!
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA REGIÕES DA ATMOSFERA.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
A VIDA NA TERRA CONDIÇÕES: Temperatura adequada; Água líquida;
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
FATORES CLIMÁTICOS.
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
Atmosfera e suas camadas
A poluição atmosférica
Sistema climático global
Poluição atmosférica.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
EFEITO ESTUFA.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

A ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA e COMPOSIÇÃO

A estrutura vertical da atmosfera A atmosfera é a camada gasosa que envolve e protege a Terra, evitando que uma parte significativa dos meteoritos e das radiações solares prejudiciais à vida atinjam a superfície terrestre.

A estrutura vertical da atmosfera Atendendo à variação da temperatura do ar com a altitude, é possível distinguir quatro camadas na atmosfera Troposfera Estratosfera Mesosfera Termosfera. Termosfera Mesosfera Estratosfera Troposfera

A estrutura vertical da atmosfera Indique como varia a temperatura do ar na troposfera A temperatura diminui Identifique as camadas da atmosfera em que ocorre um aumento da temperatura do ar Na estratosfera e na termosfera.

A estrutura vertical da atmosfera A troposfera É a camada da atmosfera em contacto com a Terra, cuja espessura varia entre os 8 km, nos pólos, e os 18 km, no equador, onde ocorrem os fenómenos meteorológicos responsáveis pela formação de nuvens e pela queda de precipitação. 8 Km PN 12 Km 18 Km

A estrutura vertical da atmosfera A troposfera Na troposfera, a temperatura diminui com o aumento da altitude, segundo um valor médio de 6ºC por cada 1000 metros, o que constitui o gradiente térmico vertical

A estrutura vertical da atmosfera A troposfera No entanto, determinadas circunstâncias como, por exemplo, a existência de uma camada de ar poluído ou a presença de nuvens, podem originar uma inversão térmica em altitude, isto é, um acréscimo da temperatura do ar com o aumento de altitude na troposfera.

A estrutura vertical da atmosfera A estratosfera A estratosfera situa-se entre a tropopausa – limite superior da troposfera – e os 50 km de altitude.

A estrutura vertical da atmosfera A estratosfera Na estratosfera, a temperatura mantém-se constante até aos 25 km, aumentando depois até ao seu limite superior – a estratopausa Este facto deve-se à absorção que a camada de ozono, localizada entre os 30 e os 40 km de altitude, faz da maior parte das radiações ultravioletas provenientes do Sol.

A estrutura vertical da atmosfera A mesosfera Na mesosfera, camada situada entre a estratopausa e os 80 km de altitude, a temperatura volta a descer devido à escassa absorção de radiação solar aí registada.

A estrutura vertical da atmosfera A termosfera Acima da mesopausa – limite superior da mesosfera – encontra-se a termosfera, onde ocorre um rápido aumento da temperatura porque esta camada absorve uma parte significativa da radiação solar.

A Terra: um planeta frágil ATMOSFERA E A BIOSFERA EM PERIGO A COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA

A composição da atmosfera A composição da atmosfera é praticamente uniforme até à mesopausa, sendo o azoto e o oxigénio os gases predominantes Outros componentes desempenham importantes funções na atmosfera, apesar de ocuparem um menor volume dióxido de carbono vapor de água partículas sólidas ozono.

A composição da atmosfera O dióxido de carbono provém essencialmente: da respiração dos seres vivos da actividade vulcânica da decomposição e combustão de substâncias que contêm carbono, como, por exemplo, o carvão e o petróleo Na atmosfera, este gás absorve parte das radiações solares e terrestres, contribuindo para a moderação das temperaturas à superfície.

A composição da atmosfera A mesma função de absorção é desempenhada pelo vapor de água, proveniente da evaporação a partir das superfícies líquidas e da respiração e transpiração dos seres vivos Na atmosfera, o vapor de água está ainda na origem da ocorrência de precipitação.

A composição da atmosfera As partículas sólidas incluem sobretudo: Poeiras Fumo Sais minerais São muito importantes para a condensação do vapor de água e, consequentemente, para a formação de nuvens Por isso, estas partículas sólidas são geralmente consideradas núcleos de condensação.

A composição da atmosfera Por sua vez, o ozono, mais abundante na estratosfera, absorve a maior parte das radiações ultravioletas prejudiciais à vida na Terra.

A composição da atmosfera A distribuição da radiação solar Os diferentes componentes da atmosfera são responsáveis pela reflexão e absorção de quase metade da radiação solar A reflexão contribui para que parte da radiação solar seja reenviada para o espaço a partir da atmosfera e da superfície terrestre A reflexão é particularmente acentuada no topo das nuvens e nas regiões cobertas de neve e gelo.

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA A radiação solar que é absorvida pela superfície terrestre converte-se em energia calorífica Porém, a Terra não pode acumular toda a energia calorífica que absorve diariamente, pois, se tal acontecesse, registar-se-ia um grande aumento das temperaturas

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA Assim, a Terra absorve mas também emite energia calorífica através da radiação terrestre Parte da radiação terrestre é enviada para o espaço, mas uma significativa proporção é absorvida pela atmosfera e reflectida para a superfície da Terra, constituindo a contra-radiação que origina o aquecimento da camada inferior da troposfera A esta função da atmosfera atribui-se a designação de efeito de estufa

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA A atmosfera assemelha-se a uma estufa, pois permite a absorção de radiações solares pela Terra e impede que a maior parte da radiação terrestre seja enviada para o espaço É por isso que a superfície da Terra possui uma temperatura média de cerca de 15ºC

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA No entanto, a progressiva concentração de gases do efeito de estufa na atmosfera, com destaque para o dióxido de carbono (CO2), essencialmente emitido pelo consumo de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes e pelos grandes incêndios florestais, tem aumentado a contra-radiação e, consequentemente, originado um aumento da temperatura média da superfície terrestre.

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA Identifique três países onde a emissão de dióxido de carbono por habitante é: superior ou igual a 10 toneladas; EUA e Canadá, Alemanha Noruega e Finlândia, Rússia e Casaquistão, Arábia Saudita e Eritreia e Austrália.

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA Identifique três países onde a emissão de dióxido de carbono por habitante é: inferior ou igual a 2,5 toneladas; Brasil e Perú, Angola e Moçambique, Índia e Paquistão.

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA Refira, com base no Doc. 3, o valor do aumento previsto para a temperatura média da superfície terrestre de 1ºC a 3,5ºC até 2100.

O AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA Com o aumento da temperatura média da Terra, verifica-se o degelo dos glaciares existentes nas montanhas e nas regiões polares, o que provoca a subida do nível médio das águas do mar.

OUTRAS CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA A subida do nível médio das águas do mar, uma das consequências do aumento do efeito de estufa, coloca deltas, ilhéus, ilhas e muitas áreas costeiras de baixa altitude sob a ameaça de inundação O Bangladesh, a Holanda e as Maldivas serão alguns dos países mais afectados por este fenómeno, perdendo uma parte significativa da sua área terrestre, o que obrigará as populações atingidas a realizar movimentos migratórios.

OUTRAS CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA O aumento da temperatura média da Terra, outra das consequências do aumento do efeito de estufa, contribui ainda para: a diminuição das reservas de água doce, pois intensifica a sua evaporação e facilita a salinização das águas subterrâneas devido à subida do nível médio das águas do mar; a alteração na distribuição das precipitações a nível mundial, tornando uns locais ainda mais secos e outros ainda mais húmidos.