O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ciclo da água .
Advertisements

Professor Vaz Nunes – Ovar
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
O Ciclo da Água João Valente - 4º Ano.
Condensação É a passagem do estado gasoso ao estado líquido.
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
O Ciclo da Água.
História da “Salpico”, a
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente
Ciclo hidrológico Profª Rita C
A Água Foi este líquido incolor, inodoro sem sabor, que permitiu o aparecimento da vida no nosso planeta. Sem a água nenhuma espécie animal ou vegetal.
Zona Climática.
A água.
Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo
Contar-te uma história
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
Ler e escrever, um compromisso de todas as áreas
TEMPO E CLIMA.
VAMOS PENSAR NA RESPOSTA???
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O planeta também.
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. Os vapores formaram.
O ciclo da Água
O Ciclo da Água.
Escola Básica e Secundária de Luís de Camões
A Água Foi este líquido incolor, inodoro e sem
"História de uma Gotinha de água"
Ciclos de nutrientes - água
TEMPO E CLIMA.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
HISTORIA DE UMA GOTINHA
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
AULA: OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
História da Gotinha de Água.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
Também chamado de ciclo hidrológico.
Realizado por Paula Carolina Ferreira da Costa
O Ciclo da Água.
Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
Água.
E.B.I. de Abrigada Educação Moral e Religiosa Católica A água
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Ciclo Hidrológico e Bacias Hidrográficas
Uma história adaptada e formatada por: Maria Jesus Sousa (Juca)
Era uma vez uma gotinha de água....
"História de uma gotinha de água?"
Aula de Ciências Divertida sobre a água
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
Água.
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2° BIMESTRE – 6°S ANOS
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
A água, está bem de ver! Ora sobe, ora desce!
Introdução Pretendemos com este trabalho proporcionar aos alunos do 1ºCiclo um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA. A água, deixou de ser, como até.
O Ciclo da Água.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Ciências Naturais Domínio 5.° ano A água, o ar, as rochas e o solo
O Ciclo da Água Trabalho realizado por: Ana Sofia Espírito Santo.
ADIVINHA.
O Ciclo da Água.
Matilde III - mais uma curiosidade… O Ciclo da Água Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
História da gotinha atrevida
Transcrição da apresentação:

O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD

A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Na Natureza, a Água encontra-se em 3 estados físicos: Líquido – oceanos, mares, rios e lagos; Sólido – glaciares; Gasoso – vapor de água existente na atmosfera. A água ocupa muitos locais do planeta - os oceanos, os continentes e a atmosfera – que mantêm entre si a circulação da água, permitindo que ela mude de lugar várias vezes. A esta circulação chamamos Ciclo da Água.

Como se processa o Ciclo da Água? O calor do sol aquece a água dos mares, rios, lagos… Como a água fica muito quente, evapora para a atmosfera sob a forma de vapor de água. Esse vapor de água sobe e apanha zonas muito frias e arrefece, transformando-se em gotinhas de água que todas juntas formam uma nuvem. Quando essas nuvens ficam muito carregadas, essas gotinhas caem sob a forma de chuva. Quando o ar esfria, as gotinhas de água solidificam e podem cair sob a forma de neve ou granizo. Alguma dessa água que cai, infiltra-se no solo e formam-se os lençóis de água. Com essa água o Homem faz poços e furos. Esta água também está na origem das nascentes dos rios. A restante água fica a superfície dos mares, rios, lagos e oceanos. No fim disto tudo começa um novo ciclo da água.

Fases em que se pode dividir o Ciclo da Água

Evaporação A Evaporação é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Isto ocorre no ciclo da água, pois a água que corre nos rios e que existe nos oceanos, devido ao calor emitido pelo Sol, sofre evaporação, formando as nuvens no céu.

Condensação A condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. No Ciclo da Água isto acontece quando no céu o vapor de água encontra zonas frias, arrefecendo e formando gotinhas de água.

Precipitação A precipitação é a queda de água em estado líquido ou sólido. No Ciclo da Água isto acontece quando as nuvens já formadas, ficam muito carregadas de pequenas gotículas, que devido ao seu peso acabam por cair sob a forma de chuva, neve ou granizo. Esta fase do Ciclo da Água é muito importante pois faz com a água volte aos oceanos, mares, rios e lagos, e de novo poder evaporar e ir para o céu.

Solidificação A solidificação é a passagem do estado líquido para o estado sólido. Isto acontece quando as chuva passa em zonas mais frias e congela, caindo assim em forma de neve ou granizo.

Fusão A fusão é a passagem do estado sólido para o estado líquido por acção do calor. Isto acontece quando nas serras o calor do sol aquece o gelo que nelas existe, e ele derrete e passa ao estado líquido. Isto também acontece nos pólos, onde nas épocas mais quentes, quando começam a aparecer os primeiros raios de sol, os glaciares derretem. Actualmente isto tem acontecido com maior regularidade devido ao aquecimento do planeta, que faz com os glaciares derretam cada vez mais, fazendo com que muitos seres vivos que habitam nessas zonas deixem de ter lugar para viver.