PROJETO MINI-PLANETÁRIO PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Nos Pólos No Equador Latitude Intermediária (Hemisfério Sul) Latitude Intermediária (Hemisfério Norte) Nos Pólos No Equador
Como reproduzir o céu dos 4 exemplos anteriores usando o mini-planetário? Céu visto dos polos terrestres (latitude de 90°): Mini-planetário com palito inclinado verticalmente; Projeção das estrelas são círculos horizontais. Céu visto no equador (latitude 0°): Mini-planetário com palito na posição horizontal; Projeção das estrelas são semi-círculos na vertical.
Como reproduzir o céu dos 4 exemplos anteriores usando o mini-planetário? Céu visto do Hemisfério Sul (latitude entre 0 e 90°): Mini-planetário com palito inclinado na posição “padrão”, com o Hemisfério Celeste Sul mais elevado; Projeção das estrelas são semi-círculos na diagonal, inclinados para o NORTE. Céu visto do Hemisfério Norte (latitude entre 0 e 90°): Mini-planetário com palito inclinado com o Hemisfério Celeste Norte mais elevado; Projeção das estrelas são semi-círculos na diagonal, inclinados para o SUL.
MAS COMO SE CHAMA ESSE PONTO? Para a maioria dos observadores sobre a superfície terrestre, o céu gira em torno de um ponto no céu... MAS COMO SE CHAMA ESSE PONTO? É O PÓLO CELESTE (SUL OU NORTE)
Para refletir... As estrelas vistas daqui de Brasília são exatamente as mesmas estrelas vistas de outro local? Imagine como seriam as estrelas em Porto Alegre e em alguma cidade na Europa, por exemplo.
Na época das Grandes Navegações... Novas constelações foram sendo notadas no céu austral (sul), à medida que os navegadores iam “desbravando” mares mais ao sul. Uma das constelações mais fáceis de se “achar” é aquela que foi batizada por CRUZEIRO DO SUL
Como utilizar a constelação do Cruzeiro do Sul para se localizar geograficamente? -Localizar a constelação do Cruzeiro do Sul; - Prolongar o braço maior da cruz por 4,5 vezes - Achando o Pólo Celeste Sul, traçar um reta vertical até o horizonte. - Pronto! Na sua frente estará o Sul e atrás de você estará o Norte. Seu braço esquerdo apontará para o Leste e, o direito, para o Oeste.
Constelações são agrupamentos aparente de estrelas, que fazem parte de uma região do céu. Segundo a União Astronômica Internacional (IAU), Atualmente, o céu está dividido em 88 constelações (regiões). As estrelas que fazem parte de uma constelação não estão necessariamente próximas.
Essa modificação aparente do céu é consequência da ROTAÇÃO terrestre Como funciona a modificação aparente do céu? IMAGINE QUE VOCÊ ESTEJA SOBRE A LINHA DO EQUADOR Ao longo do DIA... Suponha que a Constelação de Escorpião esteja nascendo no horizonte (ou seja no Leste), no começo da noite, às 18 h. a) Quantas horas depois ela estará no zênite? b) Quantas horas depois da situação apresentada no enunciado esta constelação estará desaparecendo no Oeste? Essa modificação aparente do céu é consequência da ROTAÇÃO terrestre
Como funciona a modificação aparente do céu Como funciona a modificação aparente do céu? IMAGINE QUE VOCÊ ESTEJA SOBRE A LINHA DO EQUADOR Ao longo do ANO... Suponha que a Constelação de Escorpião esteja nascendo no horizonte (ou seja no Leste), a meia noite, em determinado dia do ano. a) Quantos meses depois essa constelação estará no zênite, à meia noite? b) Quantos meses depois da situação apresentada no enunciado esta constelação estará desaparecendo no Oeste? Essa modificação aparente do céu é consequência da TRANSLAÇÃO terrestre
Olhando para o Pólo Celeste Sul... Observe o mini-planetário e reflita... O céu, visto aqui de Brasília, ou de qualquer outra localidade do Hemisfério Sul, gira em torno do Pólo Celeste Sul. Essa rotação se dá no sentido horário ou anti-horário? Se você estivesse no Hemisfério Norte, a rotação aparente do céu em torno do Pólo Celeste Norte seria diferente?