A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos de rotação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos de rotação."— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos de rotação

2 Fique ligado O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados no espaço sideral. Os principais são: rotação e translação, além de outros menos conhecidos como o de precessão e nutação. Isso mostra que o nosso planeta é dinâmico, pois tais eventos refletem diretamente nos seres vivos e nas características naturais da Terra. Os dias e as noites No movimento de rotação a Terra dá uma volta completa em torno de si mesma a cada 23 horas e 56 minutos. Isso faz com que qualquer ponto do planeta esteja iluminado durante 12 horas, aproximadamente, e fique no escuro durante as 12 horas seguintes. Assim, o dia é o período de tempo em que um ponto da terra recebe luz, e a noite o tempo em que está às escuras.

3 O movimento de rotação é um deslocamento que a Terra realiza ao redor de seu próprio eixo, no sentido anti-horário ou oeste-leste. O tempo gasto para a conclusão desse movimento é de 24 horas ou 1 dia (o tempo preciso é de 23horas, 56minutos, 4segundos e 9 centésimos).

4 Tal movimento é responsável pela alternância dos dias e das noites, enquanto na parte que recebe luz solar é dia; na outra, que está desprovida de luz, é noite. Fato que interfere na vida dos animais e dos homens, e nas suas relações sociais.

5 Nas áreas próximas à linha do Equador a velocidade do movimento é maior que nas regiões de baixas latitudes, algo em torno de km/h. A rotação é determinante na configuração dos horários praticados no planeta, tendo em vista que acontecem horas distintas em diversos pontos do globo.

6 Sempre dia com muito calor.
Outro fator de grande relevância é que o movimento de rotação desempenha um grande papel no favorecimento de proliferação de vida na Terra, pois se não houvesse esse movimento, uma parte da Terra seria sempre noite e muito fria, e a parte iluminada teria temperaturas elevadíssimas, dessa forma, ambas apresentariam condições inviáveis para a vida. Sempre dia com muito calor. Sempre noite com muito frio.

7 Resumindo: O movimento de rotação da Terra é o movimento giratório que o planeta Terra realiza em volta de um eixo imaginário, no sentido contrário aos ponteiros do relógio (ou anti-horário ou ainda sentido direto) para um referencial observando o planeta do espaço, sobre o pólo Norte. Este movimento da Terra em volta do seu eixo imaginário tem as suas conseqüências: A sucessão dos dias e das noites (se a Terra não girasse, era sempre de dia, na parte virada para o Sol, e sempre de noite, na parte escura). O movimento aparente do Sol, durante o dia (Nós falamos em nascer e pôr do Sol, observando o seu movimento ao longo do dia - movimento este que não existe, pois o Sol está fixo no centro do Sistema Solar e a Terra é que roda). O movimento aparente das estrelas, durante a noite (pela mesma razão acima). A variação da obliqüidade dos raios solares, num mesmo lugar, ao longo do dia (ao longo do dia, os raios solares apresentam diferentes inclinações, em relação à superfície da Terra).


Carregar ppt "Movimentos de rotação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google