A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
O PLANETA TERRA Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV

2 HEMISFÉRIOS DA TERRA Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias. A linha central horizontal que divide a Terra ao meio é chamada de Equador e dá origem ao Hemisfério Norte (acima) e Hemisfério Sul (abaixo).

3 Hemisfério Norte Equador Hemisfério Sul

4 Da linha do Equador podemos traçar outras linhas paralelas, denominadas PARALELOS.
Círculo Polar Ártico Trópico de Câncer Equador UBATUBA Trópico de Capricórnio Círculo Polar Antártico

5 - A Terra também é segmentada verticalmente por linhas denominadas MERIDIANOS.
O principal meridiano é o de Greenwich, e divide e Terra em Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental.

6 PARALELOS E MERIDIANOS

7 Paralelos e meridianos em conjunto auxiliam na localização de objetos no globo terrestre, como navios e aviões por meio do GPS (sistema de posicionamento global).

8 MOVIMENTOS DO PLANETA TERRA
Rotação: é aquele no qual um corpo gira em torno de si mesmo, fundamentado em um eixo imaginário, que se estende do pólo Norte ao pólo Sul. O tempo que a Terra usa para dar a volta em torno de si mesma equivale a duração de 1 dia, ou seja, 24 horas. É responsável pela variação do dia-noite.

9

10

11

12 Translação: é o movimento giratório que a Terra faz em torno do Sol, no sentido contrário aos ponteiros de um relógio. A Terra leva 365 dias e 6 horas para completar uma volta em torno do Sol. - Essas 6 horas somadas durante 4 anos, gera um dia, resultando no ano bissexto, com 366 dias, acrescentado no mês de fevereiro.

13 Trajetória quase elíptica

14

15

16 ESTAÇÕES DO ANO As estações do ano se originam de 2 fatores:
A inclinação do eixo da Terra. Os movimentos realizados pelo planeta. Durante a sua trajetória em relação ao Sol, ocupa diferentes posições e a posição do eixo permite que os raios solares incidem em diferentes posições do planeta.

17

18 Há duas posições ocupadas pela Terra em diferentes épocas.
Uma deixa metade do hemisfério Norte iluminada e metade escura. O mesmo ocorrendo com o hemisfério Sul. Essas posições representam os equinócios. Podem ocorrer em março ou em setembro. Nesta época, os dias e as noites tem a mesma duração.

19 Dias e noites com mesma duração

20 Há outras duas posições ocupadas pela Terra que faz com que parte dos hemisférios tenham uma porção mais iluminadas que outras. Essas posições podem fazer com que os dias sejam mais longos que as noites ou vice-versa. - Essas posições representam os solstícios.

21 Dia mais longo que a noite
Noite mais longas que o dia Maior parte iluminada Maior parte iluminada Noite mais longas que o dia Dia mais longo que a noite

22 - A Lua (do latim luna) é o astro mais brilhante do céu noturno.
AS FASES DA LUAS - A Lua (do latim luna) é o astro mais brilhante do céu noturno. Foi definida como corpo iluminado pelo grego Aristóteles ( a.C). O que o observador vê é a parte da Lua iluminada pelo Sol. Foram desenvolvidas muitas crenças e superstições ao longo do tempo em relação a Lua (corte de cabelo, nascimento, lua cheia e lobisomem, etc.)

23

24 A Lua apresenta 3 movimentos:
ROTAÇÃO: em torno de si mesma. REVOLUÇÃO: em torno da Terra. TRANSLAÇÃO: em torno do Sol, acompanhando a Terra. - O tempo que a Lua demora para completar o seu movimento de rotação corresponde a 27 dias terrestres. - Cabe ressaltar que a trajetória que a Lua descreve em torno da Terra é quase circular e não coincide com o plano de órbita da Terra em torno do Sol.

25 A medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, sua forma parece variar gradualmente é o que chamamos de fases da Lua. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias e a cada noite vai mudando sua forma.

26 Observar imagens pág.52

27

28 ECLIPSES O termo eclipse é de origem grega (ékleipsis) e significa desmaio ou abandono e refere-se ao obscurecimento da luz quando se observa o Sol ou a Lua. Eclipse Lunar (da Lua): Acontece quando no seu movimento de revolução, ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Nesta disposição a Lua mergulha em cone de sombra da Terra, ficando totalmente escura.

29

30

31

32 - Eclipse solar (do Sol): Acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a passagem dos raios solares, projetando sua sombra em uma região da Terra.

33

34

35

36 ATIVIDADES


Carregar ppt "Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google