O que é o Projeto Tempo de Ser

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pais com limites, Filhos com limites
Advertisements

”O que na humanidade mais surpreende você?..."
“Lições de bichos e coisas”
A Minhoca e o Escaravelho
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
A necessidade de nascer de novo
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
AS SETE VERDADES DO BAMBU
As lição do bambu.
Na vida temos que ter atitude.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
ACREDITE SE QUISER.
A Natureza do Caminho Interior
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Mudança de Vida.
O Segredo do Sucesso.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O TEMPO NÃO VOLTA!.
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Tema: Aprendendo com as tempestades da vida.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Santa Maria Madalena.
AS SETE VERDADES DO BAMBU
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Pesquisa: Conceitos e Definições
«… cada ser humano tem, dentro de si, algo muito mais importante
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
O PODER DA CRENÇA 3 ANO Prof. Mauro. A vida não deixa jamais de ter sentido. (...) Certamente estamos habituados a descobrir um sentido no criar uma obra.
O Pedreiro Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar. No momento oportuno, informou ao chefe sobre o seu desejo e falou da.
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
O Segredo do Sucesso.
AS SETE VERDADES DO BAMBU
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Talvez, Deus queira que conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Talvez o destino queira que nós conheçamos
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
ESPELHOS DA ALMA LETÍCIA THOMPSON.
ACREDITE SE QUISER.
O VALOR DA HUMILDADE As sete verdades do BAMBU.
Crenças VISIOVITA para um Planejamento de Vida
DOIS LOBOS Automático Ligue o som.
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
Nós, os cristãos, somos considerados como instrumentos de Deus. Instrumentos não agem sozinhos, mas eles precisam ser usados por alguém, no nosso caso.
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
INFORMÁTICA.
Aprendi Clique.
Como expectadores da vida alheia, julgamos diariamente os gestos e atitudes do nosso próximo. Quem diz que nunca julga, não é honesto consigo mesmo.
BOM DIA !!!.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa
O que vim fazer neste mundo?
Em certa esquina por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JESUS TEM ESPERANÇA EM VOCÊ!
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
Causa e efeito... A lei do retorno..
Fazer alguns sacrifícios com o intuito de ver e ter certeza do que quer ou que estão querendo, nem sempre é uma tarefa fácil já que corremos o risco de.
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

O que é o Projeto Tempo de Ser O que é o Projeto Tempo de Ser? É a organização de uma proposta educacional. Que proposta é esta? A quem queremos educar? O INDIVÍDUO - EU

Este Projeto e a sua proposta de Educação de Essencialidades, nasce da sensibilização experimentada ante o sofrimento humano. Durante anos, nas lides do trabalho social espírita, víamos as faces daqueles que nos buscavam, marcadas pelo sofrimento. A fome, a miséria, o subjugo e a exclusão social, entre tantos outros males que atingiam diretamente aquelas almas, nos inconformava. Desta maneira, nos colocávamos ao trabalho, buscávamos fazer algo de bom e de útil, na grande esperança de vermos essas feridas sociais curadas, naqueles que encontrávamos.

Longos foram os anos, árduos foram os trabalhos, grandes foram as disposições. Porém houve um momento em que tivemos de nos render à realidade de que, embora todas as disposições, nossa eficiência era mínima. E por quê? Quais as razões que nos afastavam de nosso intento?

Concluimos que era a direção que estávamos apontando Concluimos que era a direção que estávamos apontando. Estávamos a trabalhar nos efeitos, enquanto as causas continuavam reproduzir os mesmos efeitos. Mas o grande fator motivador, aquele que realmente nos inseriu na busca da realidade que hora construímos, o Projeto, certamente, foi encontrar com o nosso próprio sofrimento.

Após tantos anos, tivemos de concluir: muito fizemos, porém ainda não conseguimos olhar para nós mesmos. Queríamos extirpar o sofrimento do mundo, sem tê-lo enxergado dentro de nós. O sofrimento humano existe por retroalimentação, pois na busca de escapar dele, acabamos por produzi-lo.

Sendo assim, amigos, depois de muito pensar, depois de sérios debates, alguns muito difíceis, concluímos que a efetivação de tão sonhada mudança, só poderiam vir por um caminho: o da Educação.

OBJETIVOS DA PROPOSTA EDUCACIONAL

Porém, quando falamos em educação, estamos a usar um termo amplamente empregado no meio social, que já possui suas instituições e se desenvolve em seus processos. Então, qual seria o caráter da educação que pretendemos?

É o caráter de considerar o ser humano, antes de tudo, um ser psíquico É o caráter de considerar o ser humano, antes de tudo, um ser psíquico. A dimensão espiritual sempre foi buscada pelo indivíduo humano, desde o mais remoto tempo. Resguardada pelas diversas religiões, é hoje assunto da mais alta importância.

Somos seres imortais. O nascimento e a morte são o limite Somos seres imortais? O nascimento e a morte são o limite? O que há além daquilo que chamamos de existência? Estas e muitas outras, são as dúvidas que pairam sobre a mente daquele que algum dia, quis conhecer razões mais profundas.

Há vários motivos para crermos que o ser essencial, ou seja, a área psíquica dos seres humanos, possui uma natureza que extrapola os limites do “visível”. Está aí o foco de interesse do Projeto Tempo de Ser –-Educação de Essencialidades.

Queremos pesquisar, organizar, conhecer, aprofundar, sistematizar assuntos relacionados à dimensão psíquica, com suas raízes no comportamento humano e manifestações no corpo fisiológico. A propósito, a figuração da árvore pode nos dar um exemplo, onde os frutos seriam as atitudes exteriores dos seres, os galhos, o tronco e as raízes os aspectos psicológicos, comportamentais, sendo que a seiva que alimenta este organismo é o ser psíquico, ou essencial.

Podemos questionar: as ciências psíquicas, como a psiquiatria, a psicologia e outras, já não nos dão estes dados? Em parte sim, mas estas se movem nos efeitos, são terapêuticas. Nosso intento está nas causas, que antecedem os fenômenos patológicos, que são os frutos. E a partir deste conhecimento, haveremos de organizar métodos educacionais que estimularão os seres psíquicos a olharem o seu próprio psiquismo.

Resumindo: queremos tocar nossa natureza essencial, identificar os padrões internos (como sentimentos, emoções, aspectos inconscientes etc.) e formar educadores que possam nortear os futuros caminheiros de si mesmos, desde a sua infância, até a sua senectude e morte.

O Ser em sua Essencialidade

Podemos questionar: isso será realmente possível Podemos questionar: isso será realmente possível? Não estaremos a sonhar demais e esquecer a realidade de como as coisas são? Não estaremos a teorizar exageradamente, quando o que se precisa hoje, são de ações concretas?

Um sábio da antiguidade nos disse: pelos frutos, conhecereis a árvore Um sábio da antiguidade nos disse: pelos frutos, conhecereis a árvore. Os frutos que colhemos em nossa sociedade têm diversos sabores, mas aqueles que predominam são os amargos.

Nós saímos a campo, sorvemos os amargos frutos de uma sociedade voltada para valores efêmeros, e a partir daí, decidimos construir o futuro. E é para lá que caminharemos, um sociedade que valoriza o que é essencial, ou seja, valoriza o Ser em sua Essencialidade, e não pelos rótulos e modelos padronizados que não o explicam.

Admitimos que o trabalho será árduo, mas não o tememos, pois ele será o nobre ônus de uma obra grandiosa, que é a de trabalhar pelos seres e pela sua melhor qualidade de vida, neste caso, a psíquica. Priorizaremos sempre o Ser em sua Essencialidade, para que ele se conheça e se reconheça, e partir daí, viva responsavelmente a sua autonomia.

Repetimos: pelos frutos conhecereis a árvore Repetimos: pelos frutos conhecereis a árvore. O Projeto, em seus princípios e propósitos, foi lançado em julho de 2010 em Presidente Prudente, e estabelecemos um prazo de dois anos, quer dizer, julho de 2012, para a sua construção e efetivação.

Até lá, muito trabalho, depois, continuidade Até lá, muito trabalho, depois, continuidade. Acompanhem a sequência para terem uma visão global de nossas propostas. Na julgue superficialmente, não traia a sua natureza inteligente: conheça para avaliar. No mais, queremos dizer em conjunto: Bem-vindo a si mesmo, ser essencial.