Ginástica Artística www.luisaparente.com.br 02/04/2017.

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Transcrição da apresentação:

Ginástica Artística www.luisaparente.com.br 02/04/2017

Programa – Carga horária: 3h Teórico – 1h30m Perfil do ginasta- Testes de Performance- Princípios Mecânicos da Ginástica- Princípios do Treinamento da Ginástica- Características do Treinamento: menarca, distúrbios, lesões, estratégias - Atualização de Regras – Código 2009 Intervalo – 15m Prático – 1h15m 3 elementos para a excelência: Parada de mãos, Ponte (arco das costas) e spacat- Trave: Solo em 10 cm- Condicionamento Específico da GA Este curso visa reforçar os conteúdos técnicos da GA aprendidos na graduação, evidenciando curiosidades do treinamento da base do alto rendimento. PÚBLICO Estudantes e Profissionais de Educação Física com interesse ou atuação em Academias, Escolas, Clubes e projetos, na área esportiva da Ginástica Artística. 02/04/2017

Objetivos Reforçar conteúdos da GA Evidenciar curiosidades do treinamento Ressaltar princípios e elementos básicos Estimular a atualização dos conhecimentos biotipo Inteligências Ginasta equipe lesões Técnico motivação cobranças Família 02/04/2017

Perfil do Ginasta Físico Intelectual Psicológico Emocional 02/04/2017 SOMATOTIPO Mesomorfo Mas se tudo fosse tão simples como indicar o perfil nós teríamos fábricas de ginastas instaladas em todo o mundo (aliás em alguns países é como sempre tivesse). Será mesmo que podemos forjar um atleta, no caso um ginasta independente do seu talento? Prox. slide 02/04/2017

Talento inato ou construído? (Sandra J. Hartley-O´Brien) Estatura Largura dos ombros Peso (absoluto/relativo) (influenciará na mecânica otimizada) Puberdade e Menarca Força Flexibilidade Resistência Agilidade Pressões sociais Coragem x medo Grau de desejo (prazer + paixão = MOTIVAÇÃO) Grau de disciplina Habilidades pessoais Vivência pregressa Superação Tolerância a dor Aspectos ou fatores objetivos que podem influir na construção de um ginasta: 02/04/2017

Vejam este talento! 02/04/2017

Herbert Alexander Simon A maioria dos indícios psicológicos aponta que a destreza não é inata, mas adquirida. A regra dos 10 anos afirma que é preciso cerca de uma década de trabalho duro para dominar qualquer campo. Conclui que a motivação e o treino podem superar a falta de habilidades inatas. Esta ginasta é um talento inato e muito bem treinado. Qual a diferença entre a cameã olímpica e a vice-campeã-olímpica? Herbert Alexander Simon (15 de junho de 1916 - 9 de fevereiro de 2001) foi um economista americano. Foi premiado com o Prémio de Ciências Económicas em 1978. Foi um pesquisador nos campos de Psicologia Cognitiva, Informática, Administração Pública, Sociologia Económica, e Filosofia. Por vezes, descreveram-no como um polímata. Recebeu em 1975 o prémio Turing Award da ACM, juntamente com Allen Newell, pelas suas "contribuições básicas à Inteligência Artificial, à Psicologia de Cognição Humana, e ao processamento de listas." Em 1978, foi agraciado com o Prémio Nobel de Economia, pela sua "pesquisa precursora no processo de tomada de decisões dentro de organizações económicas". Recebeu ainda a Medalha Nacional de Ciência, em 1986 e o Award for Outstanding Lifetime Contributions to Psychology, da APA, em 1993. 02/04/2017

Curiosidades Qual a idade ideal ? * Existe limite máximo? Os calos somem... Os flertes acontecem... + cedo in + cedo out A dor incomoda. 02/04/2017

Lesões Esporte (de rendimento) é saúde? 2 fraturas na base do quinto metatarso Fragmento do talus “Osgushlater”dor de crescimento bolhas de sangue e calos nas mãos Tendinites nos punhos e tornozelos Trauma na Costelas Luxação com líquido sinovial - joelho Luxação de último grau – cotovelo Essa é a lista que eu me lembro de cabeça. Se vasculhar os laudos e prescrições médicas .... 02/04/2017

Início 6 anos Término 22 02/04/2017

Sistema da Pirâmide Elite 3 3 Competição 15 Esporte de participação 500 02/04/2017

Seleção Natural da Modalidade MITO do Crescimento Seleção Natural da Modalidade Fator Genético Menarca Teses João Carlos Oliva RS Raul Alves Ferreira SP Mariana Tsukamoto e Myrian Nunomura Campinas 02/04/2017

40 - 60 kg 140 – 158/168 kg Ginasta Ano Id. Alt. Peso Caslavska 68 22 160 55 Comaneci 76 14 154 39 Shapo 79 17 147 36 Parente 88 15 148 48 Parente 92 19 158 56 Dos Santos 08 25 146 41 Hipólito 08 23 146 46 Barbosa 08 17 151 46 40 - 60 kg 140 – 158/168 kg 02/04/2017

Doping: Uso de substâncias ou métodos proibidos para alcançar de forma injusta (ilegal) melhor performance em seus resultados Sanção da FIG Desqualificação do resultado durante o evento onde tenha ocorrido a violação à regra anti-doping 2 anos de suspensão Anti-doping programs seek to preserve what is intrinsically valuable about sport. This intrinsic value is often referred to as "the spirit of sport"; it is the essence of Olympism; it is how we play true. The spirit of sport is the celebration of the human spirit, body and mind, and is characterized by the following values: · Ethics, fair play and honesty · Health · Excellence in performance · Character and education · Fun and joy · Teamwork · Dedication and commitment · Respect for rules and laws · Respect for self and other participants · Courage · Community and solidarity Doping is fundamentally contrary to the spirit of sport. Dois casos mais famosos: In February, 2007, Hamm announced that he would return to competitive gymnastics. He competed at the 2007 Visa National Championships, on floor and pommel horse. He competed at the 2008 Nationals and at the Olympic Trials. He was warned by the United States Anti-Doping Agency in July for testing positive for glucocorticosteroid, and his results at the May 24 nationals competition were thrown out. Hamm claimed he had a legitimate medical need for the drug. [1] He was ultimately selected for the 2008 Olympic team. He withdrew from the Olympics with injury on August 7, 2008, due to an ankle injury. [2] Alexander Artemev replaced him on the team. Răducan competed at the 2000 Sydney Olympics, where she contributed heavily to the Romanian team's gold medal and won an individual silver medal on the vault. She was also the original winner of the all-around title, but was disqualified and stripped of her gold medal shortly after the competition concluded, when it was revealed that she had failed doping controls, testing positive for pseudophedrine, at the time a banned substance. She and her coaches maintained that she had been given the substance in two cold medicine pills by a Romanian team physician, and that they had not impacted her performance in any way. The case generated a significant amount of media attention, and Răducan was supported by members of the gymnastics community and the Romanian public. Her case was brought to the Court of Arbitration for Sport in the fall of 2000. Răducan herself was exonerated of any personal wrongdoing by the CAS, the Romanian Olympic Committee and the International Gymnastics Federation, and was not subject to any disciplinary measures. However, her medal was not reinstated, and the team doctor who administered the Nurofen was banned for two Olympic cycles. Răducan returned the year after the Olympics to win five additional World Championships medals, but retired from gymnastics in 2002. As an adult, she has worked as a sports announcer and media personality, and has pursued University level studies in journalism. pseudophedrine diuretic glucocorticosteroid http://quiz.wada-ama.org/index.htm 02/04/2017

Testes de performance Algumas medidas relevantes > corrida + rápida Melhor a performance competitiva 1969 Pool e outros estudaram 42 ginastas de elite no campeonato europeu de 1967 e descobriram a relação entre algumas medidas importantes e significativas para a boa performance. Por exemplo as que corriam mais distância e mais rápido obtinham os melhores resultados. Embora também se tenha chegado a conclusão que uma corrida rápida não significa necessariamente num salto bom um bom salto tinha a média de 2 seg para 13 metros chegando a altura de 9.5 m http://video.aol.com/video-detail/us-womens-gymnastics-vault-tryouts-day-2-08/288230388586682844/?icid=VIDURVSPR03 02/04/2017

Relação de performance: ↑ musc Relação de performance: ↑ musc. torax ( top 10 = 25cm)+ ↓ % de gordura (6.4mm) melhor a pontuação Re 02/04/2017

Sem relação: Força da tomada (hand grip) + Altura do salto vert. Ao passo que a corrida rápida e o salto mais alto tinham relacionamento com a melhor performance nas acrobacias do solo 02/04/2017

Testes do Programa de Elite da Equipe Feminina do Canadá - Boris Bajin – 3 Níveis Habilidades Físicas Movimentos padrões = elementos técnicos (v.tb. protocolo Ucraniano) Ele considera que por ser o % de gordura e a capacidade aeróbica medidas com padrões em mulheres mais velhas, vale a pena medir as jovens ginastas para se ter um ponto de partida. 12 kipes / 10 lançamentos x12s / 20m x 3s x 24,5m / 6 flexões + oitava / subida corda 6,5m x 6,5s etc. 02/04/2017

Bateria de testes – iniciantes fem. Descoberta de “talentos” Teste Id. 6 a 8 9 ou + M. Sup. 10 flexões s/ tempo max. Flexões em 15 seg. Força e potência M. Inf. max. saltos /15 seg. max.saltos / 20 seg. Força e potência 30,5 cm alt. 45,7 cm alt Abdominais max. 15 seg. max. 15 seg. Força e potência posição: tradicional inclinado posição: pendurada de joelhos curvar grupado com mãos atrás da cabeça tronco Quadril flex. Quadril (grup.) em susp. Flex. Q. est.(carp.) em susp. Força e potência max. 15 seg. max. 15 seg. Costais Arco da pos. pronada Arco da pos. pronada Força e potência altura do arco altura do arco Resist. Aerob. 400 m corrida 800 m corrida endurance Abdominais 02/04/2017

Bateria de testes – iniciantes fem. Tronco manter flexão em susp. manter flexão em susp. endurance 1 pt a cd 6 seg./1 min 1 pt a cd 6 seg./90 seg M. Inf. e sup. 50 Pulos corda Pulos corda coordenação 3 simples 1 duplo 30seg Circundução braços na vertical coordenação rep. suficiente Rítmo bater palma no ritmo coordenação valsa e marcha . Ombros e costas ponte Flexibilidade passiva observar ângulos Quadris Flexibilidade passiva 3 spacats observar 02/04/2017

Bateria de testes – iniciantes fem. Ombros da posição pronada elevar braços arqueando a coluna até o máximo Flexibilidade ativa Medir a distância do punho ao solo Quadris Elevação da perna grupada e depois Flexibilidade ativa estendendo-a sustentar o máximo e mais alto Controle corporal parada de mãos parada de mãos Contração com ajuda c/ queda horizontal “Dead man lift” “horizontalizar” na parada de mãos Decúbitos ventral e dorsal 02/04/2017

Aspectos Psicossociais Primeiras filhas Autonomia e independência Necessidade de desafio Auto-estima Apoio e suporte familiar Outros Quesitos a serem observados Facilidade na aprendizagem Inteligência e raciocínio Metas pessoais (paixão + noção dos sacrifícios) Trabalho duro: “O treinamento supera o talento” 02/04/2017

Doutora Laurita M. Schiavon Unicamp   Primeira mulher Tatiana Luisa Daniele Laís Caroline Molinari  É irmã mais nova Claudia Soraya Daiane 02/04/2017

Princípios Mecânicos 02/04/2017

Princípios Mecânicos F = m x a Alavancas: Força ou velocidade do movimento Os princípios mecânicos estão relacionados não só a performance do ginasta mas também a forma de segurança (auxílio) que o treinador pode promover. Uma posição adequada, mais próxima do centro da massa é a correta. Para estabilizar uma alavanca é necessária uma força em relação a um peso numa situação hipotética. Se o peso aumenta ( no caso o peso da ginasta) a força também deverá ser aumentada. Estudo foram feitos e apuraram que a força exercida por uma ginasta nas barras durante um exercício pode chegar a 3500 Newtons Eles concluíram que as forças aplicadas aumentam não só quanto aumenta a massa da ginasta mas também quando varia o nível técnico da mesma. Ginastas menos treinadas empenham menos força que as mais treinadas. Segurança (auxílio do treinador) 02/04/2017

Relação da resultante: direção + velocidade (antes da impulsão Parábola: é o nome que recebe a forma da trajetória do CG da ginasta durante os vôos. Relação da resultante: direção + velocidade (antes da impulsão 02/04/2017

Flic Flac Trajetória curta e alta x trajetória longa e veloz que resultará noutra trajetória. 02/04/2017

Mortal para trás. Trajetória do CG do ginasta durante a realização do mortal. Verificar a posição dos quadris e dos braços no impulso e a abertura do mortal para cessar a rotação e garantir a melhor aterrissagem. 02/04/2017

Treinamento : Princípios Força efetiva aplicada x ineficiência da força muscular Controle corporal durante a execução (estabilidade=equilíbrio) Força efetiva de absorção Algumas ginastas realizam exercícios que parecem ser excessivamente cansativos e difíceis, mais do que o necessário. Isto pode ser causado pelo uso ineficiente da força muscular. Basta aplicar uma determinada força com o corpo desalinhado ou com técnica pobre ou quando a força aplicada é extremamente fraca, débil. Forças internas são aquelas aplicadas diretamente sobre os aparelhos Cada aparelho pode variar provendo uma determinada força de reação. Os ginastas devem adaptar suas forças internas equilibradamente conforme o caso. A tecnologia da ginástica visa otimizar cada vez mais a força de reação dos aparelhos da ginástica. Controle Corporal: Equilíbrio estático (parada de mãos ou posição) + Equilíbrio dinâmico (flic flac) Outros princípios: 2.ª Lei de Newton: Velocidade aumenta quando o eixo de rotação diminui Ex. Giro no eixo vertical. * *Para facilitar a rotação aproxima-se os braços da linha central do corpo. Para diminuir a velocidade os braços abrem de novo e ajudam a ginasta a parar controladamente. 1.ª Lei de Newton – Lei da inércia Ex. O impulso contínuo na trave é desejável pois enquanto a ginasta se mantiver para frente e para trás ela pode resistir a queda lateral. 02/04/2017

Empenho isonômico da força 02/04/2017

Efetiva Força de absorção Geralmente as aterrissagens barulhentas indicam boa força de absorção. Quanto mais articulações forem usadas para resistir o impacto da aterrissagem melhor para o ginasta. 02/04/2017

Princípios Estéticos / Harmoniosos Simplicidade do alinhamento corporal. Em geral posições alongadas, com menos ângulos são mais bonitas do que as encurtadas. Posturas bem definidas (grup. Carp. Estendido...) 3. máximo de amplitude e mobilidade Forma = elegância = capricho da cabeça aos pés! 02/04/2017

Treinamento = Preparação *Artística e coreográfica **Preparação de condicionamento geral ***Preparação técnica específica de cada aparelho * Posições de ballet + Batments + pés + braços + ondas + cabeça ** Corda + pliometria + esquadro à parada de força + corrida pique + lançamentos à parada *** Salto: Embora a prova do salto dure apenas 65 seg em média o treinamento dos seus fundamentos dura anos. 7 Estágios do salto Corrida abordagem na prancha (quase um salto em distância) Impulsão (pliomentria) Primeiro Vôo Repulsão de ombros no apoio invertido Segundo vôo Aterrissagem *** Paralela : Extremamente técnico exige muita força, potência mas acima de tudo resistência. 4 fundamentos em 2 elementos: Quipe: flexão de quadril + extensão de ombros Lançamento: extensão de quadril + flexão de ombros Exercícios: canoas + canivetes + flexão de quadril em suspensão (carpa, afastada + grup) Trave: requisito básico = coragem + precisão Olhar direcionado ao final da trave mantendo a cabeça para frente; Progressão metodológica: solo; linha no solo; trave baixa; trave média; trave alta e ainda combinar outros 3 fatores de otimização da performance: (às vezes é necessário ultrapassar os limites da normalidade para o normal parecer fácil e simples depois) A. aumentar a altura B. Diminuir a largura C. Aumentar a dificuldade. Aquecimento locomotor prévio (deslocamentos) + coordenação e equilíbrio para os elementos de maior dificuldade Progressão pedagógica: andar; deslizar; correr; saltar; skip; salto com dois apoios(jump); salto com 1 apoio (leap); giro; Precisão 02/04/2017

Treinador = Formador 02/04/2017 Curiosidade: O responsável pela formação de um grande atleta é o treinador. Este deve ter uma visão especial sobre tudo e todos e acima de tudo DISPOSIÇÃO e TEMPO. “Olheiro” = observador nato Capaz de Identificar detalhes técnicos relevantes Conhecimento para interpretar tecnicamente 02/04/2017

3 elementos para excelência Parada de mãos Ponte Spacat Se pudéssemos dizer se um ginasta ou mais especificamente uma ginasta é um talento ou não de forma resumida e objetiva deveríamos analisar os 3 elementos fundamentais da ginástica. O domínio absoluto destes 3 elementos é essencial para o alto rendimento. Qualquer inadequação técnica destes 3 elementos torna a ginasta deficiente para progredir a uma nova etapa e aprender mais dificuldades. Quantas milhares de vezes um ginasta repetirá estes 3 elementos desde os primeiros dias de ginástica até o aquecimento antes de uma olimpíada. 02/04/2017

Parada de Mãos Fundamento do apoio invertido Elemento de equilíbrio (ex. parada na trave) Posição dinâmica (ex. Acrobacia, salto e barras) Técnica: Linha Vertical* (*De qualquer vista temos que observar uma linha vertical do punho a ponta dos pés) + Alongamento Vertical** (** Temos que nos esforçar para alongar ao máximo e fazer crescer a parada) + braços estendidos e cotovelos bloqueados Pernas unidas***adutores atuam para apertar as pernas bem unidas. Durante elementos de impacto se não há uma contração forte neste sentido as pernas estarão frouxas e poderão se separar ocasionando um erro na execução Contração dos glúteos **** dão suporte e controle ao dorso da parada especialmente ao quadril Punho e Dedos: Equilíbrio/Controle: realizam pequenos ajustes para manter o equilíbrio. O tempo e as circunstâncias se encarregarão de ensinar. Respiração normal Erros comuns: falta de alinhamento dos ombros, arco na coluna, cabeça pra trás, pernas separadas (frouxas) Correção: boa flexibilidade de ombros e contração muscular (estabilidade articular e controle corporal). Alinhamento normal da cabeça com o olhar para as mãos, resistência para a manutenção das pernas unidas (técnico tenta separar as pernas e o ginasta resiste) 02/04/2017

Parada de Mãos - Progressão Parada grupadinha Cavalinho (meia parada) Parada na parede (da lagartixa ao apoio invertido total) 02/04/2017

Ponte Elemento de flexibilidade Ombros Peso do corpo vai se concentrar em cima do apoio das mãos, estendendo as pernas naturalmente Técnica: Leve arco nas costas* (*) + Braços e pernas** (** estendidos) + pés unidos + braços perpendiculares aos ombros + foco do olhar no solo. Erros comuns: super extensão da coluna lombar (acentuação da lordose), flexão das pernas, separação das pernas, braços flexionados Correção: boa flexibilidade de ombros braços e pernas estendidos 02/04/2017

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Ponte - Progressão Flexão de ombros (aquecimento e alongamento “L”) Balanceamento na ponte 02/04/2017

Spacat 3 posições: frontal, lateral D, lateral E * Spacat = 180° ou + hiper spacat Amplitude e estética Qualidade variável Técnica: pernas estendidas* , ** Quadril “encaixado” *** Lateral D/E: perna traseira alinhada Frontal: joelhos apontam pra cima e pra fora (rotação a partir do quadril) *Equivocadamente chamamos o spacat lateral de frontal e vice-versa. O Spacat é um elemento treinável como a ponte. Obviamente notaremos umas ginastas com mais facilidade do que outros, naturalmente. Mas anatomicamente é possível para qualquer um que trabalhar duro nele. (daí ele fica “mole”) *È preferível ficar mais distante do solo mas com as pernas na posição correta e estendidas do que querer a qualquer “preço” se aproximar do solo. ** Manter as pernas estendidas com a posição correta durante 60 segundos produz mais eficácia do que ficar balançando ou quicando momentaneamente. *** significa dizer que o quadril deve se manter com as duas cristas alinhadas abaixo dos ombros. 02/04/2017

Spacat - Progressão Lançamentos Afundo à frente Afundo Lateral Spacat Plano alto 02/04/2017

Princípios Norteadores Carisma: “ Carisma é ser verdadeiro, é saber se doar para grandes causas. Usar o carisma é perseguir o bem e a verdade” (Casa de Saúde São José) Ética: “ A Ética nos faz mais livres, mais fortes e mais humanos” (Casa de Saúde São José) Qualidade: “ Qualidade não é trabalhar muito é trabalhar direito” (Casa de Saúde São José) Inovação: “ Inovar é estudar, pesquisar, trabalhar duro, olhar para o passado, buscar o novo, perseverar. Inovar é não desistir nunca” (Casa de Saúde São José) 02/04/2017

Coaching the female gymast. O´Brien, Sandra. Charles C Thomas Publisher. Compreendendo a Ginástica Artística. Vilma Piccolo e Myrian Nunomura http://lgs6632.com www.fig-gymastic.com Fontes 02/04/2017

Sua opinião é muito importante Avalie o curso ministrado 1. Contato 2. Sobre a apresentação 3. sobre o conteúdo 4. sobre a parte prática 5. comentários 6. Sugestões 02/04/2017

Prática Aquecimento Articular Posturas básicas (alinhada + apresentação + aterrissagem + pose + ponta dos pés + meia ponta + alinhada no salto + prancha + “L” ) Flexibilidade (xita + lotus + ½ lotus ½ spacat +peito no chão (passivo) + sapinho +spacat de cima + spacat com contenção (aux. ou colchão/parede) + afastado c/ pernas no p.a + spacat no p.a. + sapacat c/ mãos no joelho (passivo e ativa) + spacat na susp. Parada de mãos: punhos, bate paradinha, cavalinho, vai e vem, vai junta e vem, vai fica, andar na parada, câmbio... Ponte: forçar ombros primeiro, cestinha, super homem, subir, descer, na parede, para parede... Trave: chão, linha, trave Condicionamento: canivete rolo c/ impulsão, parada de força, parada pendular, pliometria, rondada/rondada Alguns itens de cada. A variedade é muito maior 02/04/2017