ÁFRICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
O IMPERIALISMO.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
A Primeira Guerra Mundial
ÁFRICA: herança colonial
A ocupação da América e do Brasil
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
As motivações do Imperialismo
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Cabul – Afeganistão Cingapura
A PRÉ-HISTÓRIA E PALESTINA
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
Á F R I C A. Á F R I C A S MUNDO ÁRABE R E L I G I Ã O.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
Diversidade Cultural.
A 1ª Guerra Mundial
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
BALCÃS.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Descolonização Afro-Asiática
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
O que a Conferencia de Berlim ocorrida em 1884 na Alemanha tem a ver com o dia 25 de maio instituído pela ONU em 1972 como o dia da África no mundo? Um.
Estados Unidos da América
América.
África.
Obstáculos ao desenvolvimento
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
A Primeira Guerra Mundial
Evandro Albuquerque de Andrade
África: Aspectos Naturais.
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Evandro Albuquerque de Andrade
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Colonização Africana Colonização Africana.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A ERA DOS IMPÉRIOS.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Raízes do crescimento econômico norte-americano
O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos.
ÁFRICA um continente de muitas riquezas
 EUROPEUS FIXADOS SOLIDAMENTE  TRADIÇÃO E CULTURA MILENAR  MAIOR ORGANIZAÇÃO MILITAR.
ÁFRICA ASPECTOS SOCIAIS
Prof. Natania A Silva Nogueira
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

ÁFRICA

No período da expansão marítima européia, no século XV, os portugueses tentavam contornar a costa africana para chegar nas Índias em busca de especiarias. Muitas áreas da costa africana foram conquistadas e o comércio europeu foi estendido para essas áreas. Na África existiam muitas tribos primitivas (segundo a visão etnocentrista européia) que viviam em contato com a natureza e não tinham tecnologia avançada. Havia guerras entre tribos diferentes, a tribo derrotada na guerra se tornava escrava da tribo vencedora.

AS POTÊNCIAS COLONIAIS EXPLORARAM AS RIQUEZAS NATURAIS E ESCRAVISARAM MILHARES DE PESSOAS .AO DEFINIR A PARTILHA DO TERRITÓRIO ENTRE AS POTÊNCIAS EUROPÉIAS,A CONFERÊNCIA DE BERLIM(1884-1885)CRIOU FRONTEIRAS ARTIFICIAIS,SEM LEVAR EM CONTA OS TERRITÓRIOS DAS TRIBOS E DAS ETNIAS NATIVAS.

ESSA DIVISÃO VISAVA A ATENDER ÁS ESTRATÉGIAS DAS POTÊNCIAS COLONIAIS,INTERESSADAS EM APOSSAR-SE DOS RECURSOS NATURAIS DO CONTINENTE. DESPREZANDO A DIVERSIDADE DE CULTURAS E ATÉ INCITANDO CONFLITOS ENTRE TRIBOS RIVAIS,AS NOVAS FRONTEIRAS COLOCARAM A ÁFRICA EM UMA SITUAÇÃO DE CONSTANTE TENSÃO MESMOA APÓS OS PROCESSOS DE INDEPÊNDENCIA PONTILHADA POR GUERRAS CIVIS,GOLPES DE ESTADO E CONFLITOS ÉTNICOS E RELIGIOSOS.

DESCOLONIZAÇÃO SE DEU: APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(1939-1945),QUANDO AS GRANDES POTÊNCIAS EUROPEIAS SAIRAM ARRASADA ECONOMICAMENTE DO CONFLITO ,SEM CONDIÇÕES DE MANTER SEUS VASTOS IMPÉRIOS COLONIAIS. AO MEMSO TEMPO,A OPINIÃO PÚBLICA COBRAVA UM APOSTURA COERENTE DA INGLATERRA E DA FRANÇA,QUE TINHAM COMBATIDO O TOTALITARISMO

FOI UMA AÇÃO CONJUGADA DOS MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL SURGIDOS EM ALGUNS PAISES E A MAIOR OU MENOR DISPOSIÇÃO DAS POTÊNCIAS COLONIAIS DE ESTABELECER NOVA SFORMAS DE RELAÇAO COM OS AFRICANOS.

FRONTEIRAS ARTIFICIAIS A ORIGEM DA ATUAL SITUAÇÃO DA ÁFRICA REMONTA Á EPOCA DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA,DO SÉCULO XVI AO XX,QUE MARCOU O CONTINENTE COM O SEGUESTRO E O EXTERMINIO DE POPULAÇÕES NATIVAS.

FRONTEIRAS ARTIFICIAIS. Na colonização, a África foi dividida de acordo com os interesses europeus, que culminou com a partilha do continente pelos estados europeus na Conferência de Berlim, em 1885. Tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas unidas. Após a Segunda Guerra Mundial, as colônias na África começaram a conquistar a independência, formando os atuais países africanos.

CONCLUSÃO A DIVISÃO DA ÁFRICA ENTRE AS METROPOLES EUROPÉIAS,PORÉM,GEROU CONSEGUÊNCIAS PROFUNDAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO SOCIAL,POLITICA ECONÔMICA DE MUITOS POVOS AFRICANOS.OS COLONIZADORES ESCRAVIZRAM POPULAÇÕES E IMPUSERAM SUAS LÍNGUAS E SEUS COSTUMES,JULGANDO INFERIORES AS CULTURAS DOS POVOS NATIVOS.

OS GRUPOS QUE TENTARAM RESISTIR Á INVASÃO DOS EUROPEUS FORAM VIOLENTAMENTE MASSACRADOS PELA SUPERIORIDADE BÉLICA E MILITAR DOS COLONIZADORES,QUE,MAIS BEM ARMADOS,CHEGARAM A PROVOCAR O EXTERMINIO DE GRUPOS INTEIROS. PARA ASSEGURAR O DOMÍNIO SOBRE SEUS TERRITÓRIOS,AS POTÊNCIAS EUROPÉIAS SE APRESSARAM LOGO EM TRAÇAR AS FRONTEIRAS DAS BASES COLONIAIS QUE COMEÇAVAM A OCUPAR.

AS FRONTEIRAS TRAÇADAS ARBITRARIAMENTE SOBRE OS TERRITÓRIOS SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ÁREAS OCUPADAS PELAS POPULAÇÕES DOS DIFERENTES GRUPOS ÉTNICOS E CULTURAIS EXISTENTES NA ÁFRICA. QUANDO AS COLÔNIAS INICIARAM SEUS PROCESSOS DE INDEPÊNCIA,EM MEADOS DO SÉC. XX,OS LIMITES TERRITORIAIS DESSAS COLÔNIAS FORAM MANTIDOS,ENQUANTO O PODER POLÍTICO E MILITAR FOI TRANSFERIDO DAS METRÓPOLES PARA A SELITES LOCAIS.

DESSE MODO,AS FRONTEIRAS DE MUITOS PAISES PASSARAM A ABRIGAR POVOS COM CULTURAS MUITO DISTINTAS,E ATÉ EMSMO INIMIGAS,SEM NENHUMA IDENTIDADE HISTÓRICA.POR OUTRO LADO,MUITO DESSAS FRONTEIRAS SEPARARAM POVOS CULTURALMENTE SEMELHANTES. A DESORGANIZAÇÃO ÉTNICO-CULTURAL HERDADA DO TRAÇADO DESSAS FORNTEIRAS É UMA DAS PRICIPAIS CAUSAS DOS INÚMEROS CONFLITOS E GUERRAS CIVIS QUE,HISTORICAMENTE ,ASSOLAM MUITOS PAISES AFRICANOS.

GRUPO ARQUIPÉLAGO 2 CLAÚDIO FÁBIO FÁTIMA ELIANE NEIDE