Tuberculose.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Aconselhamento em Hepatites Virais
Advertisements

Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
A integração das agendas da Tuberculose e da Aids
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
Quais são os Objectivos do Milénio?
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
SITUAÇÃO EPIDEMIOLOGICA DAS DOENÇAS EXANTAMÁTICAS NO ESTADO DE GOIAS
Sistema de Informação notificação e rotinas
Epidemiologia, quadro clínico e diagnóstico da tuberculose.
Modelo de Estimativa de Risco de Incidência de Tuberculose em Municípios Brasileiros Mineração de Dados Cleiton Lima Eric Ferreira.
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Hospital de Clínicas – UFPR
TREINAMENTO NAS AÇÕES DO PROGRAMA DE TUBERCULOSE E HANSENÍASE
HIV - AIDS Prof. Eduardo Furtado Flores.
Abordagem Sistematizada do Sintomatico Respiratorio (PAL)
TUBERCULOSE CONCEITO FISIOPATOLOGIA MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DIAGNÓSTICO
Imunodeficiência Adquirida
TUBERCULOSE.
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes
Tendência da incidência da tuberculose. Paraná, 2001 a 2010*.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO – SINAN TUBERCULOSE
Encontro de Planejamento 2012
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Boletim Epidemiológico
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.
Programa Estadual de Controle da Tuberculose
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS de eliminação da hanseníase, filariose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira.
Projeto de Pesquisa Fatores Associados aos Desfechos do Tratamento da Tuberculose em um Centro de Atenção Básica de Saúde: Uma Análise Sob a Ótica Antropológica.
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
4 Medidas de freqüência e de risco.
PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE DO PARANÁ
Indicações e Desdobramentos
PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE DO PARANÁ
CONTROLE DA TUBERCULOSE RESISTENTE
A Epidemiologia da Tuberculose na Bahia
Programa de Controle da Tuberculose
Sistema de Informação: SINAN e SIM
Tuberculose Mundo. SVS Mortes Causadas por Doenças Infecciosas em Adultos no Países em Desenvolvimento ( ) TB 51.4% Inf. Respiratórias 10.0%
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
Campylobacter 1,5 a 6 µm de comprimento 0,2 a 0,5 µm de largura
Analise da realidade das DST no Brasil
Tuberculose.
Vigilância Epidemiológica da Hanseníase
PROFESSOR: SANDRO RIBEIRO FERNANDES
SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA HIV/AIDS
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA HIV/AIDS Setembro/2014.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Mycobacterium tuberculosis TUBERCULOSE
Economia e Gestão da Saúde (ECO059)
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Tuberculose.
Cadeia do processo infeccioso História Natural
O QUE É TUBERCULOSE? A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch. Ela é transmitida de uma pessoa para outra pelo ar, quando o doente fala,
Ações de Enfermagem em Saúde Pública
Reunião de Avaliação Recomendações Programa Estadual de Controle da Tuberculose Regionais de Saúde Municípios prioritários Curitiba, 29 de maio de 2014.
DOENÇAS TRNSMISSIVEIS.
SVS Tuberculose Mundo Brasil. SVS Situação da tuberculose, 2000  1.9 milhões de mortes 98% delas em países em desenvolvimento - Brasil (6.029)
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
INFECÇÃO HOSPITALAR.
Ações de controle da tuberculose
Grandes epidemias: um passado presente
Projeto “Driblando a Tuberculose”. Em 1993 OMS declarou Tuberculose Emergência Mundial.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Transcrição da apresentação:

Tuberculose

Definição O que é ? Doença grave, infecto contagiosa, transmitida pelo ar, e que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

Aspectos Históricos A identificação do bacilo de Koch, em 1882, como o agente etiológico da tuberculose foi um marco fundamental para o conhecimento da doença. A partir dos últimos anos do século XVIII, associou-se à tuberculose pelo menos duas representações. A primeira, a definia como uma "doença romântica", idealizada nas obras literárias e artísticas ao estilo do romantismo e identificada como uma doença característica de poetas e intelectuais. A segunda, gerada em fins do século XIX, qualificava a doença como "mal social" e firmou-se, claramente, no decorrer do século XX, tendo convivido nas primeiras décadas com a visão romântica. No Brasil, a percepção da tuberculose como doença social firmou-se neste século, estando presente no discurso médico, respaldado pelos dados estatísticos. O inicio ao combate, foi realizado por instituições filantrópicas e estatais.

Características individuais associadas a Tuberculose

Mapa mundial

Regional Program on Tuberculosis . . Epidemiological Status of TB (Region of the Americas, 2004) Regional Program on Tuberculosis

Status of TB in the Americas

Estimated Global of TB (2002) World population 6 billion Population infected with M. TB 1.9 billion People ill with TB 16 million New cases annually 8.2 million Deaths per year 1.8 million Yearly deaths from TB/HIV 230,000

Números da doença no mundo e no Brasil 1/3 da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose; 45 milhões de brasileiros estão infectados; 5% a 10% dos infectados contraem a doença; 30 milhões de pessoas no mundo podem morrer da doença nos próximos dez anos; 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

Situation of TB (Region of the Americas, 2002) Haiti Dom. Rep. Mexico Honduras Ecuador Peru Bolivia Brazil Nicaragua 75% Total: 223,057 El 7% de la carga de TB corresponde a Canadá y los Estados Unidos, el 75% corresponde a los 10 países priorizados y el 18% al resto de países de la Región. Peru Brazil 50%

Reporting of TB Cases by Gender (Region of the Americas, 2002)

Prevalence of HIV Infection among Patients with TB (selected countries of the Americas, 2002) English-speaking Caribbean (2001)* BAH 40% BEL 12.8% GUY 30.8% JAM 30% SUR 31.1% TRT 52.8% NY 1997 26% HON 2002 6.0% DOR 1997 17% MEX 1990-1994 3.1% GUT 2000 8.0% CR 2002 8.9% ELS 20024.4% NIC 2002 2.5% A tuberculose é responsável por 32% do agravamento das condições de saúde de pacientes HIV-positivo, o triplo de qualquer outra causa patológica (como as neoplasias malignas, septicemia e demais infecções). A AIDS - ao atingir o sistema imunológico do paciente - colocou a tuberculose em alta evidência, como uma das doenças associadas mais citadas, refletindo o acentuado grau de infecção da população pelo bacilo de Koch. Rio de Janeiro - BRA 1995-1998 35.6% PER 2002 1.99% ARG 1995 2.2% URU 1997 0.7%

Tuberculose no Brasil, Bahia e seus municípios Ranking Mundial > Brasil ocupa o 13º lugar no ranking dos 22 países onde se estima que ocorram 80% dos casos de TB do mundo e 1 lugar nas Américas. Ranking estadual Brasileiro > Bahia em terceiro lugar representando um total de 10% dos casos no país. Ranking das cidades e municípios Baianos > Salvador detendo 40% dos casos e 50 % dos óbitos no estado. Obs > sub-notificação. No país todo, cerca de 90.000 casos de tuberculose são notificados por ano, mas o governo estima que cerca de 50 a 60 mil doentes estejam perambulando pelo país sem notificação nem tratamento.

Formas Clínicas Fonte: Hospital Santa Lúcia SHLS Quadra 716, conj.C 70.390-700 Brasília-DF – Brasil

Distribuição da Tuberculose no Brasil, segundo idade e formas clínicas 85% 15% 90% 10% 25% 75% 70% 20% 30% 80%

Proporção por sexo e faixa etária no Brasil 2001

Tuberculose na Bahia - Salvador Taxa de incidência: casos por 100.000 habitantes As taxa de incidência de Salvador diminuíram entre os anos de 1990 e 2003.

Tuberculose na Bahia Dados epidemiológicos O Principal foco da doença no estado, situa-se na cidade de Salvador. Existem casos significativos no sul do estado e nas proximidades do centro do estado. No estado, somam-se um total de 8.000 casos por ano. A quantidade de óbitos encontra-se na ordem de 400 por ano. No principal foco da doença, na cidade de Salvador, ocorre o surgimento de 3.000 casos e 150 óbitos por ano.

Transmissão – precauções para evitar contaminações A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil; 22 países em desenvolvimento, albergam 80% dos casos mundiais; No Brasil estima-se 129.000 casos por ano; São notificados 90.000 casos/ano; Em 1998 o coeficiente de mortalidade foi de 3,5 por 100.000 habitantes.

Ações para o controle da Tuberculose Diagnosticar 90% dos casos esperados Curar 85% dos casos diagnosticados; Expansão das ações de controle para 100% dos municípios; Estimular a notificação pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Para conseguir o controle da Tuberculose, o primeiro passo é descobrir os casos. E, aí, o ditado “mais vale prevenir do que curar” funciona ao contrário: é curando que se previne.

Atribuições das Unidades Básicas de Saúde para o Controle da Tuberculose Identificar os sintomáticos respiratórios; Fazer o diagnóstico da tuberculose; Tratar e acompanhar os doentes até a alta; Identificar crianças com suspeita de tuberculose e encaminhar para a unidade de Referência para investigação e confirmação do diagnóstico; Acompanhar e tratar os casos de Tuberculose; Medicamentos para os doentes em tratamento.

Transmissão A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A transmissão ocorre através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente ao tossir, espirrar, ou falar. Quando essas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar.

Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alveólos a infecção pode se iniciar.

O sistema imune através dos macrófagos fagocitam os bacilos e formam uma “barreira”, o granuloma, que mantém os bacilos sobre controle.

Órgãos mais frequentemente acometidos pela Tuberculose.

Transmissão A propagação está ligada às condições de vida da população; ao caso índice (doente bacilífero; ao tipo de ambiente e ao tempo de exposição; Sua prevalência é maior nas periferias das grandes cidades; A infecção pode ocorrer em qualquer idade; Nem todas as pessoas expostas ao bacilo se tornam infectadas.

O confinamento dos animais é um fator de fácil instalação da doença O confinamento dos animais é um fator de fácil instalação da doença. Ferver o leite e cozinhar os derivados da carne antes do consumo é uma das formas de não adquirir a tuberculose, uma doença milenar conhecida como tísica consuptiva e peste branca. O M.bovis “bacilo bovino” é altamente patogênico no homem e está classificado dentro do Complexo M.tuberculosis “bacilo humano”, que está resistindo a mais de três antibióticos.

                                                                                                        Tuberculose cutânea