As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças que são compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8ºANO
Advertisements

Capoeira.
Principais características
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
Introdução às Medidas em Física a Aula
Introdução às Medidas em Física a Aula
Design e Criação de Personagens
Som Matéria do 8ºano.
ORGANOLOGIA.
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Slides JRoman Apresenta.
Números por Extenso (01 a 30)
Jogos.
Para duas ondas com a mesma amplitude e a mesma frequência angular
Danças Africanas.
Instrumentos e toques da capoeira
1 3 2 NUMERAIS 4 5.
Enfeites Africanos.
A NOSSA AULA DE HOJE É COM UMA LETRINHA QUE VOCES ESTÃO ESTUDANDO
A ORQUESTRA.
Trabalho De Educação Física Nomes:Jozoé ,thiarles,José carlos,Peterson
QUADRADOS.
Palhaços, mágicos, malabaristas. Quanta diversão encontramos no circo
TRANSFORMADORES.
Números e quantidades.
FORMAS GEOMÉTRICAS Círculo Quadrado Triângulo.
A influÊncia africana na música e na alimentação
MOVIMENTO ONDULATÓRIO -
Exemplos Resolvidos pág. 145
Trabalho realizado por
A influência africana F004.
Expressão e Educação Musical LUBANGO
Ritmos Afro-brasileiros
Cultura Afro-brasileira
Ritmos Afro-brasileiros
Comunicação Receptor Transmissor
Ritmos Afro-brasileiros
Érica de Oliveira Ihanna Silveira
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
Ciclos festivos no Brasil
SOM – Produção de Som PRODUÇÃO DE SOM – Quando um material vibra ou oscila, sendo a vibração do material responsável pela produção de som. FONTES SONORAS.
Eletricidade 1. Eletrostática.
O Papel EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Trabalho realizado por:
Produção e transmissão de som
ONDAS.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Artes e Design Faculdade de Música Trabalho apresentado à disciplina História e Apreciação Musical, Professor.
De onde vem o som do samba ?
História da Comunicação:
Curiosidade: A origem dos calçados
Escola: COOPEN Aluno: Humberto Série: 5º ano vespertino
Olá amigos. Hoje conheceremos as formas geométricas e descobriremos o quanto elas são importantes para a nossa vida.
Som e Luz.
Universidade Cultural Projeto criado com o intuito de organizar eventos e atividades artísticas e culturais na UNIFEI. Contatos:
A INFLUÊNCIA AFRICANA F004.
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Pedro Paulo Série: 5º ano B.
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
NOME:ENZO Nº:06 PROF:LILIAN 5ANO D
Um fio, cujo limite de resistência é de 25N, é utilizado para manter em equilíbrio, na posição horizontal, uma haste de metal, homogênea, de comprimento.
A Origem dos Calçados Escola: Coopen Aluno: Arthur Série: 5°ano A.
As sensações através da música
Ondas Sonoras Vimos que elas são: Tridimensionais Mecânicas
Aula de Bateria.
Fenômenos Ondulatórios
A origem dos calçados Escola: COOPEN Aluno: Leonardo Magalhães Série: 5º ano.
5. Dinâmica do corpo rígido Corpo rígido é um modelo de um corpo cujas dimensões não podem ser menosprezadas em relação às dimensões por ele percorridas.
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Uma orquestra é um grupo de instrumentistas que tocam uma obra, sendo muitas vezes dirigidos por um maestro. Há vários tipos de orquestra, distinguindo-se.
Conversão de Energia II – T6CV2
Historia Ritmos Africanos. Equipe: MAXUEL MOREIRA MARCELO SOUZA MICHEL CARVALHO PAULO VITOR.
Transcrição da apresentação:

As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças que são compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade dos africanos proporcionou a criação de vários instrumentos musicais, vamos conhecer alguns desses instrumentos:

Afoxé – É um instrumento musical de percussão formado por uma cabaça redonda coberta por uma rede de bolinhas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as bolinhas em um sentido, e o cabo no sentido oposto. É um instrumento musical muito utilizado nos rituais de umbanda e pelos grupos de samba e reggae.

Agogô – Instrumento musical percussivo composto de duas a quatro campânulas (objeto em forma de sino) de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. É o instrumento mais antigo do samba.

Berimbau – É um instrumento de corda usado para fazer percussão na capoeira. É um arco feito de uma vara de madeira, de comprimento aproximado de 1,20m a 1,60m, e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. Para a realização do som, é necessária a utilização de uma pedra ou moeda, vareta e caxixi.

Caxixi – É um instrumento de percussão que corresponde a um pequeno cesto de palha trançada contento sementes ou arroz para a produção do som. Esse objeto é um complemento do berimbau.

Cuíca – Consiste numa espécie de tambor com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O polegar, o indicador e o dedo médio seguram a haste no interior do instrumento com um pedaço de pano úmido, os ritmos são articulados pelo deslizamento deste tecido ao longo do bambu. A outra mão segura a cuíca e com os dedos exerce uma pressão na pele. Quanto mais forte a haste for segurada e mais pressão for aplicada na pele, mais altos serão os tons obtidos.

Reco-reco – Objeto musical feito de madeira ou bambu com ranhuras transversais que são friccionados por uma vareta. O som é obtido através da raspagem de uma baqueta sobre as ranhuras transversais.

Tambores – São os principais instrumentos musicais africanos Tambores – São os principais instrumentos musicais africanos. Existem dos mais variados formatos, tamanhos e elementos decorativos. É um objeto musical de percussão, é oco e feito de bambu ou madeira. Além de sua utilização nos eventos festivos, os tambores eram uma forma de comunicação entre comunidades distantes, em razão de sua forte potência sonora.

E essa foi a nossa aula de hoje turma, onde conhecemos um pouco mais os instrumentos africanos, você gostou da aula? Eu também gostei muito, tchau e até a próxima semana.