Bioma - Amazônia Região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados Abrange.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Macrorregiões do IBGE.
Domínios vegetais originais
Domínio Amazônico Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
Região Norte.
Floresta amazônica. Itens pesquisados Localização Localização Características do ambiente Características do ambiente Clima Clima Vegetação Vegetação.
Trabalho de Geografia Nome: Matheus Augusto n:15
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
A Amazônia.
AMAZONIA.
A Terra era sem forma e vazia... Gênesis 2
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
Ecossistemas Aquáticos:
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
A importância da Biodiversidade
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
Características gerais.
Região norte.
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Hidrografia e Clima.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
Formas e Unidades do Relevo
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
REGIÃO NORTE EQUIPE Judson Geovane Fernanda Isabela Profª Alessandra 4ª A.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
OS BIOMAS BRASILEIROS.
Bacias Hidrográficas da América do Sul
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Estrutura geológica brasileira
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
AMAZÔNIA – UMA QUESTÃO DE FRONTEIRA
Floresta Amazônica.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS BRASILEIROS
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
América Central Aspectos naturais e povoamento.
BIOMAS.
FLORESTA AMAZÔNICA.
Domínios Morfoclimáticos
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Brasil – Região Norte.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Mata Atlântica.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Hidrografia
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS NO BRASIL
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima
Amazônia: domínio natural do norte da América do Sul cuja área abrange, além do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e.
Características gerais.
CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
FORMAÇÕES VEGETACIONAIS
Bacia hidrográfica amazônica
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
Interpretação de Mapas e gráficos
Transcrição da apresentação:

Bioma - Amazônia Região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados Abrange territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Compõe 60% do território brasileiro, nos estados: Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo". Dia 05 de setembro é dia da Amazônia

Composição da Amazônia Mata de terra firme - possui as árvores mais altas, que em algumas espécies podem alcançar 65 m. O fato das copas das árvores serem muito próximas impede a entrada da luz do sol no interior da floresta, deixando-o úmido e sem ventilação. A castanheira-do-pará e o guaraná são suas espécies mais comuns.

Composição da Amazônia mata de igapó, formada por espécies de ramificação baixa e densa, como a vitória-régia.

Composição da Amazônia mata de várzea é um tipo de transição entre as duas primeiras, cuja composição varia de acordo com a proximidade dos rios. Nela encontram-se a seringueira, as palmeiras e o jatobá, entre outras árvores de grande porte.

Amazônia Clássica Amazônia Clássica é a divisão política e geográfica, que inclui os seis estados num conjunto também conhecido como região norte: Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Pará ,Amapá e Tocantins.

Amazônia Legal Conceito político fruto da necessidade do governo de planejar e promover o desenvolvimento da região. Os Estados que compõe a Amazônia Legal são: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão com a Lei 1.806 /53

Relevo Amazônico Planície do Rio Amazonas- Abrange uma estreita faixa de terras planas que acompanha os Rios Amazonas,Solimões ,Purus ,Juruá ,Javari e Madeira com altitude inferior a 100 m. Depressão da Amazônia Ocidental - Abrange a maior parte da região com altitudes de 100 à 200m. Depressão Marginal Norte Amazônica - Apresentam altitudes de 200 a 300m. Depressão Marginal Sul Amazônica - Também apresenta altitudes com variação de 200 a 300 m. Planalto da Amazônia Oriental - É a superfície com altitude de 400 a 500 metros, recoberta por mata densa, compreende terras que vão de Manaus até o Oceano Atlântico. Planaltos residuais Norte Amazônicos - São as superfícies de maior altitude da região, variando entre 800 a 1200m. O Pico da Neblina e o Pico 31 de marco são os pontos culminantes do relevo brasileiro, ambos na Serra do Imerí, fronteira do Amazonas e Venezuela.

Relevo Amazônico - mapa

Solo Amazônico Solo pobre em minerais restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície Húmus - fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente. serrapilheira sustenta a exuberância da floresta Amazônica, é uma fina camada de solo superficial formada a partir da decomposição de folhas, galhos, frutos, além de animais mortos, que formam uma rica matéria-orgânica.

Clima da Amazônia · Clima: prevalece na região o clima equatorial, com temperaturas elevadas entre 22 e 27ºC, índice pluviométrico de 2500mm/ano, baixa amplitude térmica

Economia amazônica Usinas Hidrelétricas: Usina Hidrelétrica de Balbinos, de Samuel, Santarém, Tucuruí e São Felix. Indústria madereira extrativismo vegetal · Agricultura (principais produtos agrícolas): soja(crescimento expressivo nos últimos anos), guaraná, arroz, mandioca, cacau, maracujá e cupuaçú. · Pecuária bufalina em Roraima e na Ilha de Marajó. No setor industrial destaca-se o Pólo Industrial de Manaus, na cidade de Manaus-AM. Nesta região há grande produção de eletrônicos, relógios, eletrodomésticos e suprimentos de informática. · Turismo: A beleza natural da Floresta Amazônica (fauna, flora, cachoeiras, corredeiras, rios) tem atraído cada vez mais turistas do Brasil e de vários países do mundo. Além do ecoturismo, existem festas e pontos turísticos importantes: Mercado Ver-o-Peso (Belém), Museu Paraense Emilio Goeldi, Teatro da Paz (Belém), Teatro Amazonas (Manaus).

Hidrografia Amazônica A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira sendo que o rio principal é o Amazonas, que passa por outros países antes de adentrar em terras brasileiras. O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É considerado o rio mais volumoso do mundo e fundamentalmente piscoso Relevância econômica da bacia: pesca e transporte

Problemas na Amazônia Desmatamento ilegal - madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres Queimadas - ampliação de áreas de cultivo Garimpos – contaminação dos rios Erosão pluvial e lixiviação – ordem natural Biopirataria – patentes internacionais