A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni"— Transcrição da apresentação:

1 Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas Brasileiros. Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni

2 Caatinga: A caatinga é considerada o único bioma exclusivamente brasileiro, ou seja, que dificilmente pode ser encontrado em outras regiões do planeta. Ela possui uma área total de km², estendendo-se sobre os estados do Maranhão, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Paraíba, Ceará e norte de Minas. Infelizmente, a caatinga sofreu com a exploração humana ao longo desses anos. Alguns especialistas acreditam que ela era uma mata heterogenia e rica em biodiversidade. Hoje, grande parte de sua vegetação (xefofila) está adaptada às condições de aridez.

3

4 Amazônia: A floresta Amazônica possui aproximadamente 5,5 milhões de km², sendo que 60% no Brasil, e o restante (40%) na Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, a floresta é chamada de Amazônia Legal e abrange os Estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, oeste do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Acre e Tocantins. A floresta Amazônica é densa e fechada, o que dificulta a sua penetração e ocupação, higrófita (adaptada a grande umidade), perenifólia (apresenta folhas verdes nas copas durante o ano todo), e latifoliada (folhas grandes e largas). Possui grande biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais).

5

6 Pantanal: O Pantanal é uma das maiores planícies inundáveis da Terra, considerado “Patrimônio Natural” pelo Artigo 225 da Constituição Brasileira (1988) e “Reserva da Biosfera” pela UNESCO (2000). O Pantanal, apesar do nome, não é um pântano, e sim uma imensa planície sedimentar que sofre inundações periódicas, ao contrário do pântano que é sempre alagado. O Pantanal fica localizada no centro da América do Sul tem cerca de 147 km2  (14-22º Sul e 53-66º oeste). Ele integra a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai que ocupa aproximadamente 500 mil km2 e é compartilhado pelo Brasil, Bolívia e Paraguai.

7

8 Mata Atlântica: : A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.  A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-Brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluiçao ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

9

10 Pampas: : Extensão aproximada: 176.496 quilômetros quadrados
O bioma pampa está presente somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território do Estado. Ele constitui os pampas sul-americanos, que se estendem pelo Uruguai e pela Argentina e, internacionalmente, são classificados de Estepe. O pampa é marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. A vegetação predominante do pampa é constituída de ervas e arbustos, recobrindo um relevo nivelado levemente ondulado. Formações florestais não são comuns nesse bioma e, quando ocorrem, são do tipo floresta ombrófila densa (árvores altas) e floresta estacional decidual (com árvores que perdem as folhas no período de seca).

11

12 Cerrado: : Extensão aproximada: 2.036.448 quilômetros quadrados
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte de Goiás (97%), de Tocantins (91%), do Maranhão (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), além de cobrir áreas menores de outros seis Estados. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de espécies de plantas já catalogadas.

13


Carregar ppt "Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google