José Pacheco A. Prado. Você pode definir diferentes cursores em seus projetos. Para isto basta utilizar a função setCursor.

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Transcrição da apresentação:

José Pacheco A. Prado

Você pode definir diferentes cursores em seus projetos. Para isto basta utilizar a função setCursor.

public class Principal extends Frame { public static void main(String[] args){new Principal();} Principal() { super("Uso de Cursor"); addWindowListener(new WindowAdapter() {public void windowClosing(WindowEvent e){System.exit(0);}}); setSize(400, 400); setCursor(Cursor.getPredefinedCursor(Cursor.CROSSHAIR_CURSOR)); show(); }

public class Principal extends Frame { public static void main(String[] args){new Principal();} Principal() { super("Uso de Cursor"); addWindowListener(new WindowAdapter() {public void windowClosing(WindowEvent e){System.exit(0);}}); setSize(400, 400); setCursor(Cursor.getPredefinedCursor(Cursor.CROSSHAIR_CURSOR)); show(); }

Teste diferentes tipos de cursores:  setCursor(Cursor.getPredefinedCursor(Cursor.HAND_CURSOR));  setCursor(Cursor.getPredefinedCursor(Cursor.MOVE_CURSOR)); ...

Componente Listener registro Evento • Componentes devem registrar observadores (listeners) que percebam e tratem os eventos. • Cada tipo de evento tem um observador específico.

public class Principal extends Frame { public static void main(String[] args){new Principal();} Principal() { super("CG:014"); addWindowListener(new WindowAdapter() {public void windowClosing(WindowEvent e){System.exit(0);}}); setSize(400, 400); add("Center", new Tela()); setCursor(Cursor.getPredefinedCursor(Cursor.CROSSHAIR_CURSOR)); show(); }

 GUIs são orientadas a eventos, i. e., geram eventos quando o usuário interage com seus componentes.  Interação = clicar o mouse, clicar um botão, digitar num campo de texto, fechar uma janela, mover o ponteiro,...  A cada interação um evento é gerado e enviado ao programa.

java.awt.AWTEvent ActionEventItemEventAdjustmentEventComponentEvent ContainerEventFocusEventPaintEventWindowEventInputEvent KeyEventMouseEvent pacote java.awt.event

Fred (c) 2000 Java:Swing 10 ActionListener java.util.EventListener AdjustmentListener ComponentListener ContainerListener FocusListener ItemListener KeyListener MouseListener MouseMotionListener TextListener WindowListener pacote java.awt.event

11  Eventos são classes, observadores são interfaces! (que devem ser implementados)  Criar um observador de eventos para um componente consiste em criar uma classe que implemente a interface observadora do evento a ser tratado.  Cada uma das interfaces observadoras define um ou mais métodos tratadores de eventos.

12 class Tela extends Canvas { Tela() { addMouseListener(new MouseAdapter() { public void mousePressed(MouseEvent evt) { System.out.println("Mouse Pressionado!"); } }); }

13  Eventos capturados: ◦ MouseEvent  Método(s) definidos: ◦ void mousePressed(MouseEvent e)  Método usado para registrar: ◦ addMouseListener(this)

14  Eventos capturados: ◦ MouseEvent  Método(s) definidos: ◦ void mousePressed(MouseEvent e) ◦ void mouseClicked(MouseEvent e) ◦ void mouseReleased(MouseEvent e) ◦ void mouseEntered(MouseEvent e) ◦ void mouseExited(MouseEvent e)  Método usado para registrar: ◦ addMouseListener(this)

15 Exemplo:

16  Alguns métodos: ◦ int getX(): Devolve a coordenada x onde o MouseEvent ocorreu. ◦ int getY(): Devolve a coordenada y onde o MouseEvent ocorreu. ◦ int getClickCount(): informa quantas vezes o mouse foi clicado. ◦ boolean isMetaDown(): Botão da direita do mouse foi usado para clicar. ◦ boolean isAltDown(): Botão do meio do mouse foi usado para clicar.

17 class Tela extends Canvas { intxP, yP; Tela() { addMouseListener(new MouseAdapter() { public void mousePressed(MouseEvent evt) { xP=evt.getX(); yP= evt.getY(); System.out.println("X= "+xP+" Y= "+yP); } }); }

18  Eventos capturados: ◦ MouseEvent  Método(s) definidos: ◦ void mouseDragged(MouseEvent e) ◦ void mouseMoved(MouseEvent e)  Método usado para registrar o listener: ◦ addMouseMotionListener(this)

19 O método repaint() chama o método paint() toda fez que é acionado.

20 Fazer um programa usando eventos de mouse semelhante ao dado em aula porem ele deve:  Desenhar um Quadrado (5.0)  Mudar de cor a cada quadrado desenhado (7.0)  Desenhar um Triangulo (9.0)  Desenhar Diferentes Polígonos (10)