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Introdução à Programação Exercício - Minigame - Interação 2º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.

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1 Introdução à Programação Exercício - Minigame - Interação 2º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

2 Objetivo do exercício Introduzir o tópico de interação via mouse; Propor um exercício que ilustre os tópicos anteriores e que gere um portfolio real ao grupo através da criação de um jogo; 2 13/1/2014

3 O que é um jogo digital? (minha definição) Experiência digital que : Seja interativa ; Seja simulada; De alguma maneira, consiga criar um sentimento de diversão E/OU desafio ao jogador; Seja repetível e que haja motivação para repetí-la; Dê um retorno ao jogador segundo suas ações, seguindo um conjunto de regras. 3 13/1/2014

4 Funcionamento básico de um jogo Game loop: Fluxo principal do jogo; Pode ter diversas variantes; Enquanto (jogo está rodando) Verificar a entrada de dados do usuário Executar a inteligência artificial; Mover os inimigos; Resolver colisões; Mostrar os gráficos; Tocar os sons. 4 13/1/2014

5 Fonte: http://nerdson.com/blog/refresh/

6 Interação via mouse no Processing Variáveis mouseButton: indica qual dos botões do mouse foi pressionado (LEFT, CENTER, RIGHT); mouseButton mousePressed: indica se qualquer botão do mouse foi pressionado; mousePressed mouseX: posição em x (horizontal) do mouse; mouseX mouseY: posição em y (vertical) do mouse; mouseY pmouseX: posição do mouse no frame anterior (em x); pmouseX pmouseY: posição do mouse no frame anterior (em y) pmouseY 6 13/1/2014

7 Interação via mouse no Processing Funções mouseClicked: chamada quando o mouse é pressionado e solto; mouseClicked mouseDragged: ocorre quando o usuário arrasta o mouse na tela; mouseDragged mouseMoved: evento relacionado ao movimento do mouse e botão não pressionado; mouseMoved mouseReleased: chamado cada vez que o botão do mouse é solto; mouseReleased 7 13/1/2014

8 Funções geralmente relacionadas com o mouse noCursor: oculta o cursor do mouse; noCursor map: regra de três, útil para mudar a escala do mouse; map constrain: aplicável para restringir o movimento do mouse; constrain dist: calcula a distância entre o mouse e um ponto, útil para colisão; dist get: serve para retornar a cor de um ponto clicado. get 8 13/1/2014

9 Exercício Jogo de 0 botões Seu objetivo neste exercício será criar um mini-jogo controlado apenas com o mouse e sem nenhum tipo de interação com o teclado; O clique do botão do mouse também é proibido. Baseado no desafio deste mês (Agosto de 2010) do Projeto Experimental GamePlay.Projeto Experimental GamePlay 9 13/1/2014

10 Exercício Jogo de 0 botões No fim deste exercício, criaremos um único jogo no qual todos os minigames serão executados seqüencialmente ao jogador; Exemplos: http://www.youtube.com/watch?v=_3VRTg MWVsc http://www.youtube.com/watch?v=_3VRTg MWVsc http://www.youtube.com/watch?v=poxK0X 8nyrw http://www.youtube.com/watch?v=poxK0X 8nyrw 10 13/1/2014

11 Exercício Jogo de 0 botões Entrega no dia 31/08/2010; Pode ser feito em duplas; Hoje você deve criar uma explicação sobre o que é seu jogo e como ele funciona; Envie até próxima segunda (17/8) esta explicação via Correio do Eureka; Você irá desenvolver seu jogo durante as próximas semanas. 11 13/1/2014

12 Exercício Jogo de 0 botões Tema livre (evitar temas complexos); Tela limitada a 600 pixels de largura por 400 pixels de altura; Seu jogo deve durar no máximo 90 segundos; Proibido o uso de imagens que não sejam feitas por você ou livres; Você deverá usar alguma estrutura de repetição em seu jogo. 12 13/1/2014


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