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Graphical User Interface (GUI) Prof(o): Alexandre Parra.

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Apresentação em tema: "Graphical User Interface (GUI) Prof(o): Alexandre Parra."— Transcrição da apresentação:

1 Graphical User Interface (GUI) Prof(o): Alexandre Parra

2 Pacote AWT Frame Panel Gerenciadores de Layout FlowLayout BorderLayout GridLayout

3 Frame É uma classe pertencente ao pacote java.awt. Característica: É uma janela de alto-nível com um título e uma borda (botões: minimizar, maximizar/restaurar e fechar).

4 Panel É uma classe que pertence ao pacote java.awt. Característica: É uma classe que representa um container mais simples.

5 Gerenciadores de Layout Flow Layout BorderLayout GridLayout

6 FlowLayout É uma classe do pacote java.lang. Características: É o gerenciador de layout mais simples; Os componentes gráficos são colocados em um container da esquerda para a direita, na ordem em que são adicionados; Permite que os componentes sejam alinhados à esquerda, à direita e centralizados (padrão).

7 BorderLayout É uma classe do pacote java.lang. Características: É o gerenciador de layout padrão para o painel de conteúdo; Organiza os componentes gráficos em 5 regiões: NORTH, SOUTH, EAST, WEST e CENTER (padrão).

8 GridLayout É uma classe do pacote java.lang. Características: Divide o container em uma grade de modo que os componentes gráficos possam ser colocados nas linhas e colunas. Os componentes são adicionados na parte superior esquerdo da grade e vai da esquerda para a direita até a linha estar cheia.

9 Alguns Componentes Gráficos (1/2) Campos TextField, JTextField Rótulos (Labels) Classes: Label, JLabel Botões Classes: Button, JButton Áreas de Texto Classes: TextArea, JTextArea

10 Alguns Componentes Gráficos (2/2) Barra de Rolamento Classes: ScrollBar, JScrollBar Caixas de Seleção Classes: JComboBox Barra de Menus Classes: MenuBar, JMenuBar Entre muitos outros componentes gráficos.

11 Tratamento de Eventos (1/3) Como tratar eventos que ocorrem em componentes gráficos em Java !? O programador precisa executar duas tarefas fundamentais: Registrar um ouvinte de evento para o componente gráfico que se espera que vá gerar o evento; Implementar um método de tratamento de evento (ou conjunto de métodos).

12 Tratamento de Eventos (2/3) Os métodos que tratam eventos são chamados tratadores de eventos. O ouvinte de eventos para um evento sobre um componente gráfico é um objeto de uma classe que implementa uma ou mais das interfaces Listeners de eventos dos pacotes java.awt.event e javax.swing.event.

13 Interface ActionListener Classes que implementam esta interface (ActionListener) devem implementar o método actionPerformed(ActionEvent e). Este método é executado SEMPRE que ocorre um evento sobre qualquer um dos componentes presentes no Frame ou Jframe.

14 Diferenças entre pacotes AWT e Swing Informações sobre Vantagens e Desvantagens e Diferenças entre os componentes gráficos oferecidos pelos pacotes AWT e Swing podem ser vistos em http://dn.codegear.com/article/26970


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