Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVítor Barreto Alterado mais de 10 anos atrás
1
Graphical User Interface (GUI) Prof(o): Alexandre Parra
2
Pacote AWT Frame Panel Gerenciadores de Layout FlowLayout BorderLayout GridLayout
3
Frame É uma classe pertencente ao pacote java.awt. Característica: É uma janela de alto-nível com um título e uma borda (botões: minimizar, maximizar/restaurar e fechar).
4
Panel É uma classe que pertence ao pacote java.awt. Característica: É uma classe que representa um container mais simples.
5
Gerenciadores de Layout Flow Layout BorderLayout GridLayout
6
FlowLayout É uma classe do pacote java.lang. Características: É o gerenciador de layout mais simples; Os componentes gráficos são colocados em um container da esquerda para a direita, na ordem em que são adicionados; Permite que os componentes sejam alinhados à esquerda, à direita e centralizados (padrão).
7
BorderLayout É uma classe do pacote java.lang. Características: É o gerenciador de layout padrão para o painel de conteúdo; Organiza os componentes gráficos em 5 regiões: NORTH, SOUTH, EAST, WEST e CENTER (padrão).
8
GridLayout É uma classe do pacote java.lang. Características: Divide o container em uma grade de modo que os componentes gráficos possam ser colocados nas linhas e colunas. Os componentes são adicionados na parte superior esquerdo da grade e vai da esquerda para a direita até a linha estar cheia.
9
Alguns Componentes Gráficos (1/2) Campos TextField, JTextField Rótulos (Labels) Classes: Label, JLabel Botões Classes: Button, JButton Áreas de Texto Classes: TextArea, JTextArea
10
Alguns Componentes Gráficos (2/2) Barra de Rolamento Classes: ScrollBar, JScrollBar Caixas de Seleção Classes: JComboBox Barra de Menus Classes: MenuBar, JMenuBar Entre muitos outros componentes gráficos.
11
Tratamento de Eventos (1/3) Como tratar eventos que ocorrem em componentes gráficos em Java !? O programador precisa executar duas tarefas fundamentais: Registrar um ouvinte de evento para o componente gráfico que se espera que vá gerar o evento; Implementar um método de tratamento de evento (ou conjunto de métodos).
12
Tratamento de Eventos (2/3) Os métodos que tratam eventos são chamados tratadores de eventos. O ouvinte de eventos para um evento sobre um componente gráfico é um objeto de uma classe que implementa uma ou mais das interfaces Listeners de eventos dos pacotes java.awt.event e javax.swing.event.
13
Interface ActionListener Classes que implementam esta interface (ActionListener) devem implementar o método actionPerformed(ActionEvent e). Este método é executado SEMPRE que ocorre um evento sobre qualquer um dos componentes presentes no Frame ou Jframe.
14
Diferenças entre pacotes AWT e Swing Informações sobre Vantagens e Desvantagens e Diferenças entre os componentes gráficos oferecidos pelos pacotes AWT e Swing podem ser vistos em http://dn.codegear.com/article/26970
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.