Aulas 1, 2 e 3 de 8 aulas A República no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não se constrói uma reputação com base no que ainda será feito.
Advertisements

CORONELISMO, UM TIPO PARTICULAR DE CLIENTELISMO.
Primeiros passos do período republicano
Segundo Reinado: o declínio do Império.
Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média (padres, militares, profissionais liberais,
1 - Diferentes projetos republicanos:
Crise da República velha e Revolução de 1930
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
República Velha.
A República Velha Brasileira ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
BRASIL REPÚBLICA (1889 – ) REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) 3 - República Oligárquica (1894 – 1930): OLIGARQUIA = Governo de poucos. Período em que o Brasil.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
Proclamação da República
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
Primeira República.
Trabalho de historia da Politica café com leite 9ano `b`
2 - A república no Brasil.
A Proclamação da República
A Proclamação da República
Causas da Proclamação da República Brasileira
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Como o segundo reinado estabilizou o país?
Nome:Amanda de Souza;Camila Ribeiro; Núbia Karoline;Victor Hugo
Segundo Reinado no Brasil ( )
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Aspectos políticos, sociais e econômicos
O Processo de Formação da Primeira República
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
M U L T I M Í D I A Período de CRISE DA REPÚBLICA.
Resumo Em 1930, por meio da “Revolução de 1930”, Getúlio Vargas chega ao poder, e coloca fim à República Velha (ou política do café-com-leite), e consequentemente.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL
Prof. Daniela Reis.
Sociologia Por quê?.
IMPERIALISMO. IMPERIALISMO -Dever Moral de levar a civilização e o Desenvolvimento aos povos atrasados.
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
República Oligárquica
República Velha 1889 – 1930.
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
República da Espada e República Oligárquica
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
A FORMAÇÃO DAS ALMAS O imaginário da república no brasil
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
História do Brasil republicano
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
A República das Oligarquias
Transcrição da apresentação:

Aulas 1, 2 e 3 de 8 aulas A República no Brasil O conceito de república e a história do nascimento do regime republicano no Brasil

Objetivos Trabalhar o conceito de República, e discutir suas experiências no Brasil. Analisar e pensar o momento de formação da República brasileira. Fazer uma análise do desenvolvimento da república na virada do séc. XIX para o séc. XX.

O conceito de República Coisa pública; governo do interesse de todos (independentemente da forma de governo) Forma de governo em que o povo exerce soberania, por intermédio de delegados eleitos por ele e por um certo tempo Estado que adotou essa forma de governo Comunidade de estudantes República de bananas (pejorativo): país ou região em que há corrupção e desrespeito pela legalidade e interesse público (expressão originalmente aplicada a países latino-americanos)

A adoção do modelo republicano no Brasil A república é uma forma de governo relativamente nova no Brasil Proclamação da república em 1889. A participação do brasileiro no voto é recente. O voto universal foi proclamado por Getúlio Vargas em seu primeiro governo (1930 - 1945) Durante a história do Brasil republicano houve muitos momentos de limitação do direito do voto

As limitações e incoerências do Brasil republicano: uma crítica de José Murilo de Carvalho José Murilo de Carvalho é um dos mais importantes historiadores em atividade no Brasil. O historiador faz uma análise crítica da distância entre as premissas teóricas do republicanismo e as práticas republicanas no mundo atual http://www.youtube.com/watch?v=OYLsBVaTAF4

Para refletir Questões para atentar sobre a entrevista de José Murilo de Carvalho. Você concorda com a “apatia dos movimentos sociais” colocada pelo historiador? Você concorda que os brasileiros esperam que o Estado resolva todos os problemas do país? Porque, atualmente, as pessoas colocam todos os problemas do país como “culpa da Dilma”?

Lição de Casa Leia o texto das páginas 630 e 631 do Livro Didático e elabore uma linha do tempo sobre o regime republicano no Brasil.

A proclamação da República no Brasil As próximas aulas terão como tema a implementação e o desenvolvimento do regime republicano no país. Vamos discutir quais são as premissas do republicanismo, quem proclamou a república no Brasil, qual o desenvolvimento da república no nosso país e qual é a real dimensão de nossa república, suas conquistas e limitações.

Política no final do séc. XIX: monarquia ameaçada No último quarto do séc. XIX, Dom Pedro II perdeu prestígio entre diversos segmentos da elite nacional: Conservadores: desaprovaram a “questão religiosa” e a abolição da escravidão sem indenização aos proprietários Progressistas: defendiam que a abolição da escravidão foi feita tardiamente, e criticavam o atraso econômico do país, o voto censitário, etc. Militares: reclamavam da subordinação do exército a um governo civil e da falta de prestígio e reconhecimento da carreira militar. O crescente descontentamento das elites, a crise econômica, entre outros fatores, colocaram o regime monárquico em descrédito (mas, importante, não desprestigiava a figura de D. Pedro).

A proclamação de República: domínio oligárquico e (não)participação popular Os grupos descontentes acabaram por se unir, sob a liderança do exército, para a mudança do regime político. Em 15 de novembro de 1889 o exército sai às ruas do Rio de Janeiro e a República é proclamada. Golpe é efetivado sob a liderança do marechal do exército e monarquista Manuel Deodoro da Fonseca. Os líderes republicanos que insistiram para que Deodoro assumisse a liderança do evento. D. Pedro, que estava em Petrópolis, soube da agitação política, mas não do golpe de Estado, e voltou para o Rio para tentar organizar um novo Ministério.

Para refletir Tendo em vista a exposição, a leitura do texto de lição de casa (Livro Didático, p. 631), podemos pensar algumas questões: Que grupos tinham interesse na proclamação da república no Brasil? Seus objetivos eram homogêneos? “O movimento ficou restrito ao exército e contou com a participação de alguns civis. A maior parte dos moradores do Rio de Janeiro só ficou sabendo do ocorrido pelos jornais do dia seguinte”.

Leitura e discussão Leitura dos trechos de notícias referentes à proclamação da república (Livro Didático, seção “recortes de história”, p. 632), para pensar nas seguintes questões A diferença entre o modelo proclamado e a realidade republicana O papel do exército e sua “nova missão” A aplicação do modelo republicano federativo. Quem eram os interessados?

República da espada e república oligárquica República da espada (1889 - 1894): período de governo ditatorial, com uma junta militar comanada por Deodoro da Fonseca. Deodoro é eleito pela assembleia como presidente em 1889, mas renuncia no mesmo ano. Seu vice, Floriano Peixoto, assume Período de insatisfação popular, problemas políticos, atritos com a elite cafeeira. Depois deste período de exceção, a oligarquia cafeeira de São Paulo e Minas Gerais se organizam, cooptam a máquina pública e fazem articulações para tomar o poder.

O conceito de oligarquia Para entendermos melhor o período, é preciso saber a noção de oligarquia, uma vez que essa expressão define a elite política do período. Definição de oligarquia: o termo tem origem na palavra grega “oligarkhia” que significa “governo dos poucos”. Designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido ou grupo econômico.

Lição de Casa Leitura da seção “Disseram a Respeito – O mito fundador da República” (Livro Didático, p. 632)

Leitura em sala Leitura e análise do texto de Benjamin Abdala e Isabel Alexandre, entre em sala de aula. O objetivo é reconhecer as condições sociais existentes no início do período republicano, que foram mobilizadoras de insatisfações e geradoras dos conflitos a serem estudados.

A república oligárquica O fim da República da Espada (1889 - 1894) deu origem a um modelo de república conhecido como República Oligárquica. PARA REFLETIR: Por que o período é denominado desta maneira? Quais estratégias utilizadas para a manutenção do poder?

Mecanismos de controle político na República Oligárquica Coronelismo: termo que designa certos hábitos políticos brasileiros próprios do meio rural, onde os grandes proprietários rurais (“coronéis”) exerciam poder absoluto sobre seus dependentes. Voto de cabresto e curral eleitoral: sistemas de controle eleitoral efetuados pelos coronéis. Consistem, sucessivamente, na manipulação do voto e na troca de favores por votos. Política dos governadores: o presidente apoiava os governadores estaduais em troca de apoio político para a eleição federal, garantido a continuidade tanto dos governadores quanto do presidente.

A política do café-com-leite As elites cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais, que controlavam a máquina pública na República Oligárquica, usavam os mecanismos anteriormente descritos para manter-se no poder. Houve um revezamento entre políticos paulistas e mineiros na presidência, o que ficou conhecido como República do Café-com-leite. Para saber mais, leia o subtítulo “A República Oligárquica” (1894 - 1930)”, páginas 535 a 653 do L.D.

Lição de Casa Questão 1 do C.A. (p. 145) Leitura da entrevista “Bolsa Família enfraquece o coronelismo e rompe a cultura da resignação, diz socióloga” e de “Coronelismo” (seção Disseram a respeito, p.. 637 do L.D.) para responder à questão 2 do C.A. (p. 145 e 146)