CONHECENDO A BÍBLIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
A Bíblia é uma biblioteca de livros
Bíblia.
O CÂNON DAS ESCRITURAS.
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Como um grão de areia, parece nossa vida!
Palavra de Deus em palavras humanas
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
A BÍBLIA A Bíblia é a colecção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo, que contêm a “Palavra de Deus”. Trata-se.
Livros Proféticos Introdução
Jogo das PERGUNTAS.
O livro é uma antologia de cânticos e poemas sagrados dos hebreus.
A Doutrina da Palavra de Deus
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
Introdução à Sagrada Escritura
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
A NATUREZA DA BÍBLIA.
Introdução à Sagrada Escritura
O Livro do Eclesiástico
A Bíblia e São Jerônimo.
Theotókos – Mãe de Deus.
O LIVRO.
A Revelação de Deus à humanidade:
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Ensino nº 05 A – Conhecendo a Bíblia - Revelação da Vontade
No mês de Setembro comemoramos o
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem.
Jörg Garbers, Ms. de Teologia
Existe erro na Bíblia ?.
Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
São Jose Operário Introdução a Bíblia.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
Interpretando as Escrituras Sagradas
O livro mais importante do mundo
As Epístolas Católicas
A Hermenêutica na Idade Média
Fala com Autoridade.
Introdução à Bíblia Facilitador: Manoel Lima de Oliveira.
Catequese 2.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
As Quatro Grandes Comissões
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
As Epístolas Católicas
O Concílio de Jâmnia.
CURSO BÍBLICO.
Livros Apócrifos.
Como a Bíblia chegou até nós? Quem a escreveu? Posso confiar no que ela me diz?
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Traduções da bíblia. Continuação....
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Nossa Senhora de La Salete, intercedei por nós!
Bíblia Sagrada.
Introdução Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização Interna da Bíblia
Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013.
Organização interna da Bíblia
Organização interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO A BÍBLIA

MUITO IMPORTANTE!!! Quando pensamos em conhecer a Bíblia é fundamental que tenhamos sempre em mente que o seu conhecimento é importante para a vida. A Palavra de Deus é para ser assimilada e vivida conforme se vai aprendendo e não para se acumular um grande conhecimento, desligado da vida. 

O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é uma coleção de livros que foram escritos por homens movidos pela ação direta de Deus, de forma a prevenir erros, fazendo que aceitemos Deus como autor principal e o homem como autor secundário. Assim, o homem é instrumento de Deus e é movido e dirigido por Ele.  "É a ação de Deus, movendo e dirigindo o autor na produção do livro, preservando-o de erros, de forma que é Deus o autor e o homem mero instrumento usado para escrever" São Tomás de Aquino(2Quodlibetales, VII,14,5) 

REVELAÇÃO X INSPIRAÇÃO Não devemos confundir inspiração com revelação: a revelação ocorre quando Deus mostra ou descobre ao homem verdades de fé; a inspiração, como vimos, é o ato de Deus mover o homem a escrever verdades de fé, assistindo e preservando seus escritos do erro.  O fato de Deus de ter inspirado homens, não significa, contudo, que tenha anulado a inteligência e a liberdade do ser humano. Sobre isso, ensina-nos o Magistério da Igreja: "Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (Dei Verbum, 11). 

A Bíblia começou a ser escrita por volta do ano 1250 a. C A Bíblia começou a ser escrita por volta do ano 1250 a.C. e terminou em torno do ano 100 d.C. Ela foi escrita em três línguas: hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento foi escrito, em sua maior parte, em hebraico.

FORMAS LITERÁRIAS DA BÍBLIA Dividem-se assim os diversos gêneros literários encontrados na Bíblia: a) Narrativo: histórico e didático b) Legislativo c) Sapiencial d) Profético e) Cânticos

DIFERENTES TRADUÇÕES DA BÍBLIA Depois do cativeiro babilônico, muitos judeus emigraram da Palestina para o Egito e outros lugares e foram esquecendo a língua materna, pois o grego é que era a língua internacional na época da dominação grega. Por isso no século III a.C. um grupo de sábios (72?) fez a tradução que é chamada de SEPTUAGINTA. Essa tradução foi feita em Alexandria para a comunidade judaica dessa cidade, e dificilmente pode ser anterior a 250 a.C.

Essa tradução foi muito usada pelos primeiros cristãos Essa tradução foi muito usada pelos primeiros cristãos. Ela se tornou a Bíblia da Igreja na primeira geração de cristãos, e 300 das 350 citações do AT no NT são tiradas das septuaginta. Pelo fato de os cristãos usarem muito essa tradução, os judeus a rejeitaram e foram feitas novas traduções, como a de Áquila, Símaco, Teodocião, todas do século II d.C.

Além da tradução grega, houve traduções latinas da Bíblia, por causa da necessidade dos cristãos que falavam o latim e não mais o grego. A mais importante delas, porém, é a VULGATA, nome dado desde o século XIII à versão latina feita por São Jerônimo (347 – 420). Na época em que foi feita a tradução grega dos SETENTA, a lista (cânon) dos livros sagrados ainda não estava concluída. E assim aconteceu que a lista dos livros desta tradução grega ficou mais comprida do que a lista dos livros da Bíblia hebraica.

CATÓLICOS X PROTESTANTES Ora a diferença entre a Bíblia dos protestantes e a Bíblia dos católicos vem desta diferença entre a Bíblia hebraica da Palestina e a Bíblia grega do Egito. Os protestantes preferiram a lista mais curta e mais antiga da Bíblia hebraica, e os católicos, seguindo o exemplo dos apóstolos, ficaram com a lista mais comprida.

Os livros que existem na Bíblia católica e não na protestante são sete e são chamados deuterocanônicos: Tobias, Judite, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, Baruc, Eclesiástico Capítulos 10, 4 – 16, 24 de Éster e Capítulos 3, 24 – 90; 13; 14 de Daniel.

COMO ESTÁ DIVIDIDA A BÍBLIA A Bíblia se compõe de 73 livros divididos em duas grandes partes: 46 NO ANTIGO TESTAMENTO 27 NO NOVO TESTAMENTO

O termo testamento (latim testamentum) traduz o grego  e o hebraico berît, “aliança”, significando o fato central da salvação, a antiga Aliança do Sinai e a nova Aliança de Jesus Cristo.

O ANTIGO TESTAMENTO São todos os livros escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo.

Livros da Lei: também chamados de Pentateuco, isto é, os "cinco livros" de Moisés, que abrem a Bíblia, e falam da Criação de Deus e da formação de seu Povo Eleito: Israel.  Livros Históricos: são os livros que descrevem as guerras de Israel, bem como a história de seus reinos.  Livros Didáticos: ou sapienciais, apresentam a sabedoria e poesia dos hebreus.  Livros Proféticos: foram escritos por profetas que pregavam o arrependimento e preparavam o povo eleito para a chegada do Messias Salvador.

Em algumas traduções, o livro das Lamentações é considerado um só com o livro do profeta Jeremias. Nesse caso o AT fica com 45. Outras vezes o livro de Baruc também é considerado parte do livro de Jeremias. Nesse caso o AT fica com 44.

O NOVO TESTAMENTO São todos os livros escritos após a vinda de Jesus até o final do séc. I d.C.. Traz a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além de documentos de formação do povo cristão.

Livros do Evangelho: narram a vida, os ensinamentos, os milagres e a obras do Messias Jesus Cristo.  Livro Histórico: apresenta a instituição e expansão da Igreja Cristã, primeiro na Palestina e, a seguir, no mundo até então conhecido.  Epístolas: são as doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos.  Livro Profético: traz a vitória de Cristo e sua Igreja sobre as forças do mal e o juízo final.

A Bíblia hebraica foi dividida em capítulos e seções para a leitura na sinagoga, antes da era cristã. A divisão moderna e a numeração em capítulos são atribuídas a Estevão Langton, professor em Paris e mais tarde Arcebispo de Canterbury; talvez ele tenha utilizado uma divisão já existente. A divisão moderna do Antigo Testamento em versículos foi realizada por Sante Pagnini O. P., em sua Bíblia latina de 1528; o redator parisiense Robert Etienne adotou a numeração de Pagnini e numerou os versículos do Novo Testamento em sua edição de 1555. A Bíblia foi impressa pela primeira vez em latim por Gutemberg (Mogúncia, 1450); antes de 1500, já haviam sido publicadas mais de cem edições.

BÍBLIA, TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO A Igreja Católica, desde os tempos apostólicos ensina que além da Sagrada Escritura, também é necessário para a formação doutrinal e moral da Igreja, a Sagrada Tradição (compreendendo aí os ensinamentos dos apóstolos e dos primeiros cristãos) e o Sagrado Magistério ( compreendendo o que os Concílios, o Bispo de Roma em particular, e em comunhão com ele todos os Bispos definem e ensinam como verdades de fé e moral ).

BIBLIOGRAFIA: Bíblia de Jerusalém Catecismo da Igreja Católica Constituição dogmática Dei Verbum sobre a revelação divina Curso Bíblico – Mater Ecclesiae LINKS ÚTEIS: Vaticano - http://www.vatican.va/phome_po.htm Bíblia Católica - http://www.bibliacatolica.com.br/ Presbíteros - http://www.presbiteros.com.br/site/ Editora Cléofas - http://www.cleofas.com.br/