Animação Missionária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Cooperação entre Irmãs e leigos(as). Oportunidades e desafios.
Pastoral Vocacional e a Paróquia
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Animação Missionária Significado: Comunicar vida Espírito Alegria
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Diocese de São José dos Campos
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Paróquia, rede missionária de comunidades
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
O Conselho Pastoral Paroquial
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
PLANO DE FORMAÇÃO INICIAL
Conselhos Missionários
Objetivos da “conversa”
CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL
SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL REGIONAL OESTE 1 Rua Abílio Barbosa, 169, Bairro São Francisco Campo Grande MS Telefones: (67) / (67)
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
7º Pano Diocesano de Pastoral
Em cada diocese, vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero, o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente.
Diocese de Amargosa.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Conselho Missionário Diocesano
PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2.
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
Pontifícias Obras Missionárias
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
Execução - Pistas de ação
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio
Evangelização da Juventude Desafios e Perspectivas Pastorais
Documento Final de APARECIDA.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Conselho Missionário Diocesano
100 anos: Boa nova em novos tempos! CENTENÁRIO
COORDENADORES DE COMUNIDADE
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
VOCAÇÃO E MISSÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS NUMA PARÓQUIA MISSIONÁRIA
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO DA CNBB
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
A AÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA
Conselho Missionário de Seminaristas
Dias 9 a 12 de julho 2015 PUC Minas -Belo Horizonte – MG Hospedagem nas famílias em três paróquias e algumas casas religiosas Tema: O missionário presbítero.
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
*** C ONCLUSÕES DOS GRUPOS *** 1ª URGÊNCIA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO Ministério da Visitação; COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) e COMIDI.
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
Assembleia Geral Extraordinária de Reforma Estatutária Exposição de motivos Sobre a necessidade de se fazer a alteração estatutária da FFB Ir. Maria Tereza.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL C APÍTULO VI O Sacramento da Ordem.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

Animação Missionária

Documento de Aparecida 551: “Esse despertar missionário, na forma de Missão Continental, cujas linhas fundamentais foram examinadas por nossa Conferência e que esperamos sejam portadoras de sua riqueza de ensinamentos, orientações e prioridades, será ainda mais concretamente considerado durante a próxima Assembléia Plenária do CELAM em Havana. Exigirá a decidida colaboração das Conferências Episcopais e de cada diocese em particular. Procurará colocar a Igreja em estado permanente de missão. ...”

Animação: sf (animar+ção) Ação de animar. Alegria, entusiasmo. Movimento. Calor, vivacidade. (Dic. Michaelis) Missionária: Entusiasmo em fazer chegar o Anúncio de Cristo à todas as pessoas do Mundo.

Sujeitos da AM: Os Pastores e Educadores da fé da comunidade cristã As Lideranças da Comunidade As Famílias Os meios de Comunicação

Animação Missionária no Brasil ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Animação Missionária no Brasil Organização Aplicação Pistas de Ação A apresentação tem por objetivo dar ao publico uma visão do processo de organização da animação missionária da Igreja do Brasil, sua aplicação e algumas pistas de como realizá-la a partir da base. No título “Animação Missionária no Brasil” vale comentar o seu conceito. Animação: sf (animar+ção) 1 Ação de animar. 2 Alegria, entusiasmo. 3 Movimento. 4 Calor, vivacidade. Missionária: Continuação da Missão de Cristo / Instauração do Reino de Deus.

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Como está organizada Basicamente na maioria dos países a Animação Missionária é organizada e articulada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), sendo este seu papel específico desde sua origem, em ???????(verificar dados da fundação). Porém no Brasil, sua organização acontece de forma peculiar, devido todo o processo organizacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sendo assim o processo organizacional da Animação Missionária no Brasil inicia-se por meio do diálogo e cooperação das principais entidades da Igreja Católica no país: CNBB, CRB e POM.

Organograma da DM no Brasil ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 POM CNBB CRB Institutos Missionários e Fidei Donum CCM – Centro Cultural Missionário Comissão Episcopal para Ação Intereclesial e Cooperação Missionária Missões Populares e outros... CIMI – Conselho Indigenista Missionário COMINA Programa Igrejas-Irmãs Imprensa Missionária COMIREs Organograma da DM no Brasil Vale observar que neste organograma as setas conduzem para um único destino: “COMIPAs e/ou GAMs”. Isto nos diz que todas as forças missionárias aqui apresentadas, e outras não citadas, devem canalizar seus esforços e dons para o desenvolvimento da AM na base, pois é lá, que encontraremos “terra fértil”, ou não, para os novos agentes irradiadores da Missão, pois no Batismo nasce um Missionário, e o Batizado nasce na Comunidade. Missão na Amazônia COMIDIs Projetos Ad Gentes COMIPAs - GAMs Missionários Leigos PBE – Pastoral dos Brasileiros no Exterior Organograma da DM no Brasil

O COMIDI Formado pelas forças missionárias da Diocese (Paróquias, Realidades Eclesiais, Seminários, Congregações e Institutos Religiosos, IAM, etc...).

O COMIDI tem como finalidade: ANIMAR a missionariedade da Igreja Local. INFORMAR sobre a situação da Igreja no Mundo. FORMAR agentes missionários. COOPERAR com as necessidades de outras Igrejas. ARTICULAR a dimensão missionária com as forças da Igreja Local.

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 SUA APLICAÇÃO Visto como a Animação Missionária está organizada no Brasil, possivelmente poderemos perguntar sobre como este esquema organizacional pode realmente ser eficaz no seu propósito. Na seqüência poderemos analisar e avaliar um método de aplicação deste esquema.

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 BASE: Comunidade Paroquial Missionária FORMAÇÃO MISSIONÁRIA INFORMAÇÃO MISSIONÁRIA AÇÃO E COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA ARTICULAÇÃO Principais Elementos E Modo de Atuação FORMAÇÃO INFORMAÇÃO AÇÃO ARTICULAÇÃO No processo de AM o foco principal é a BASE: Comunidade Paroquial, Rede de Comunidades, etc...; vale lembrar que a Dimensão Missionária perpassa toda realidade eclesial, sendo assim do interesse de toda comunidade cristã. Este processo será composto por 4 elementos fundamentais para o seu êxito, são eles: Formação Missionária; Informação Missionária; Ação ou Cooperação Missionária; Articulação. Estes elementos devem atuar de forma sincronizada e planejada, evitando assim improvisos e perda das forças e dons disponíveis, por isso o melhor modelo de ilustração são as “engrenagens”. Desta forma espera-se, assim, criar na comunidade a “Mentalidade Missionária”, o que nos proporcionará um “estado permanente de Missão”. Assim o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) exerce papel fundamental para que todo o processo de Animação Missionária aconteça na Comunidade Diocesana.

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 SUJEITOS NO PROCESSO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA FORMAÇÃO Institutos Missionários Centros de Formação Missionária CCM POM INFORMAÇÃO Imprensa Missionária AÇÃO/ COOPERAÇÃO Projetos “Ad Gentes” / Programa Igrejas-Irmãs / Missão na Amazônia Missões Populares Fidei Donum / Institutos / Congregações Missionárias Missionários Leigos ARTICULAÇÃO Conselhos Missionários (COMINA / COMIRE / COMIDI / COMIPA) CIMI / PBE / CRB / OSIB ...

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Pistas de ação 7 passos da animação missionária na comunidade

2 – Trabalhar com as Pastorais 3 – Educar à Mundialidade 1 - Constituir um GAM Grupo de Animação Missionária Rezar / Discutir / Refletir / Planejar / Trabalhar / Avaliar 2 – Trabalhar com as Pastorais A DM está inserida na Pastoral Orgânica da Igreja Particular. 3 – Educar à Mundialidade “A missão é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo a todos os confins do mundo”. (DA, 145)

“A Igreja é morada de povos irmãos e casa dos pobres”. DA 8 4 – Inserir-se no mundo dos Pobres “A Igreja é morada de povos irmãos e casa dos pobres”. DA 8 5 – Cooperar com a Missão Universal Três são as dimensões da cooperação missionária: ESPIRITUAL / ECONÔMICA / DOAÇÃO PESSOAL 6 – Favorecer o desenv. Da espiritualidade Missionária “O discípulo e missionário, movido pelo estímulo e ardor que provêm do Espírito, aprendem a expressá-lo no trabalho, no diálogo, no serviço e na missão cotidiana.” DA 284 7 – Articulação Articular-se com os organismos de Animação Missionária (COMIDI / COMIRE / COMINA / PNE)

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação 24/5/2009 Contatos Conselho Missionário Regional Sul 1 comire@cnbbsul1.org.br Twitter: comiresul1