Capacitação da ferramenta:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Elementos do Jornalismo On-line
COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Prof. João Victor Oliveira
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.

Plano Básico de Comunicação Interna
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Usando blogs para educar
Ferramentas de Mediação no Moodle
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Blog e Educação.
O uso da internet nas escolas
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Aula 7: Portais de Noticias
R.B. Informação com opinião
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Actividade 3 Análise de uma ferramenta ou recurso.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Introdução INTRODUÇÃO
O Uso Pedagógico do Blog
Museu Memórias de Alfabetização
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Treinamento para Professores
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Blog como ferramenta pedagógica Web, primeira fase -Reproduz o modelo das mídias de massa -Poucos produzem conteúdo, muitos consomem.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Aluna:Ivoneide Pereira da Costa Professoras: Elsa Guimaräes Gilca Vilarinho Março de 2006.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma.
 A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
E.M.E.F. Presidente Vargas
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Blogando Blog como ferramenta de inclusão digital Porto Real – Junho/2009.
Pesquisar e elaborar Informática e Tecnologias em Comunicação Ciências da Comunicação Universidade do Algarve.
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Componentes do Jornalismo Online
Escola Santiago Dantas 7º Vídeoconferência Formadora: Sandra Lima.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Transcrição da apresentação:

Capacitação da ferramenta: Educando e Interagindo ainda mais. Capacitação da ferramenta:

Sobre a apresentação “blog” Noção geral: O que é? Características Suas vantagens e funções “Recheada” com exemplos práticos Blog para educadores?

Significado / Origem Blog = Web Log = Diário da Web. Mídia onde uma pessoa expressa sua opinião ou simplesmente discorre sobre um assunto qualquer. Atualização rápida Anos 90 Popular desde 2000

Permite Interação autor(es) x leitor(es) (comentários) Criação bidirecional de conteúdo (público é co-autor) Texto, audio, imagem estática, imagem animada, vídeo, simuladores

http://blog.educacional.com.br/taosimples/

Diferenças em relação aos websites Atualização fácil e rápida Organizado cronológicamente Pode ser individual ou coletivo

Tipos de Blogs Blogs pessoais Os mais populares Acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs. Blogs corporativos e organizacionais Ferramentas de divulgação Contato com clientes Blogs de gênero específico Tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Blogs com o maior número de acessos. humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. Flog vlog

Blogs dos jornalistas UOL Folha O Globo

RESUMO Ferramenta de divulgação de informações na internet sob o formato de diário e de fácil e rápida utilização. Permite interatividade com leitores e publicação não só de textos e fotos mas também de vídeos e animações, interativas ou não.

“Acréscimo da informática na educação não substituiria a pedagogia tradicional, mas ao contrario, apenas acrescentaria novas possibilidades à mesma.” http://www.rota83.com Blog dos professores

Canal de comuncação com pais e alunos Compartilhar aulas Compartilhar trabalhos, fotos e vídeos de dentro da escola (pais de alunos) - Webfólio Compartilhar artigos, vídeos educativos Registro de aulas, lição de casa Comunicação – Troca de dúvidas

Algumas Possibilidades Blog do professor Blog da turma Blog do projeto Blog do grupo Vida útil finita ou não

Estreitando a relação Aproximação professor x alunos em um plano mais descontraído (alunos sentem-se mais seguros em expressar-se em relação à sala de aula) Conhecer melhor os assuntos de interesse dos alunos Comunicação é direta quase sem hierarquia e formalidades Aluno vê professor como um aliado Pais podem acompanhar educação dos filhos

E também relações com outros educadores Possibilidade de troca de informações com outros professores que possuem blog, de outras culturas Troca de experiências e práticas pedagógicas

Para o mundo (divulgação e marketing pessoal) Além de publicar tarefas, atividades dos alunos podem ser expostas no blog – Gera maior empenho e capricho. (público maior = incentivo maior).

Para dar certo Precisa ser atualizado com boa frequência e com regularidade (diáriamente, semanalmente, quinzenalmente...) Informações relevantes Conectado com acontecimentos do mundo

Para dar certo Precisa ser atraente e interessante Ter a cara do dono Prazeroso: “Você teria prazer em ler o seu próprio blog?” Ter a cara do dono Ter organização Ter boa aparência Linguagem Acadêmica – Linguagem que o aluno fala

Medo de blog? E-mail Formação Superior deficitária Gastar algum tempo para ganhar muito depois Trabalhar muito x trabalhar com eficiência: “quem trabalha mais: quem derruba uma árvore com um martelo ou quem a derruba com uma serra elétrica?” É preciso gastar um tempo para aprender a usar a serra elétrica Uma serra elétrica corta sozinha uma árvore?

Obrigado E Boa blogagem! Ferramenta a favor do professor e dos alunos. Obrigado E Boa blogagem!