Capacitação da ferramenta: Educando e Interagindo ainda mais. Capacitação da ferramenta:
Sobre a apresentação “blog” Noção geral: O que é? Características Suas vantagens e funções “Recheada” com exemplos práticos Blog para educadores?
Significado / Origem Blog = Web Log = Diário da Web. Mídia onde uma pessoa expressa sua opinião ou simplesmente discorre sobre um assunto qualquer. Atualização rápida Anos 90 Popular desde 2000
Permite Interação autor(es) x leitor(es) (comentários) Criação bidirecional de conteúdo (público é co-autor) Texto, audio, imagem estática, imagem animada, vídeo, simuladores
http://blog.educacional.com.br/taosimples/
Diferenças em relação aos websites Atualização fácil e rápida Organizado cronológicamente Pode ser individual ou coletivo
Tipos de Blogs Blogs pessoais Os mais populares Acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs. Blogs corporativos e organizacionais Ferramentas de divulgação Contato com clientes Blogs de gênero específico Tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Blogs com o maior número de acessos. humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. Flog vlog
Blogs dos jornalistas UOL Folha O Globo
RESUMO Ferramenta de divulgação de informações na internet sob o formato de diário e de fácil e rápida utilização. Permite interatividade com leitores e publicação não só de textos e fotos mas também de vídeos e animações, interativas ou não.
“Acréscimo da informática na educação não substituiria a pedagogia tradicional, mas ao contrario, apenas acrescentaria novas possibilidades à mesma.” http://www.rota83.com Blog dos professores
Canal de comuncação com pais e alunos Compartilhar aulas Compartilhar trabalhos, fotos e vídeos de dentro da escola (pais de alunos) - Webfólio Compartilhar artigos, vídeos educativos Registro de aulas, lição de casa Comunicação – Troca de dúvidas
Algumas Possibilidades Blog do professor Blog da turma Blog do projeto Blog do grupo Vida útil finita ou não
Estreitando a relação Aproximação professor x alunos em um plano mais descontraído (alunos sentem-se mais seguros em expressar-se em relação à sala de aula) Conhecer melhor os assuntos de interesse dos alunos Comunicação é direta quase sem hierarquia e formalidades Aluno vê professor como um aliado Pais podem acompanhar educação dos filhos
E também relações com outros educadores Possibilidade de troca de informações com outros professores que possuem blog, de outras culturas Troca de experiências e práticas pedagógicas
Para o mundo (divulgação e marketing pessoal) Além de publicar tarefas, atividades dos alunos podem ser expostas no blog – Gera maior empenho e capricho. (público maior = incentivo maior).
Para dar certo Precisa ser atualizado com boa frequência e com regularidade (diáriamente, semanalmente, quinzenalmente...) Informações relevantes Conectado com acontecimentos do mundo
Para dar certo Precisa ser atraente e interessante Ter a cara do dono Prazeroso: “Você teria prazer em ler o seu próprio blog?” Ter a cara do dono Ter organização Ter boa aparência Linguagem Acadêmica – Linguagem que o aluno fala
Medo de blog? E-mail Formação Superior deficitária Gastar algum tempo para ganhar muito depois Trabalhar muito x trabalhar com eficiência: “quem trabalha mais: quem derruba uma árvore com um martelo ou quem a derruba com uma serra elétrica?” É preciso gastar um tempo para aprender a usar a serra elétrica Uma serra elétrica corta sozinha uma árvore?
Obrigado E Boa blogagem! Ferramenta a favor do professor e dos alunos. Obrigado E Boa blogagem!