A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso da internet nas escolas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso da internet nas escolas"— Transcrição da apresentação:

1 O uso da internet nas escolas
Nina Garcia Borba – Disciplina EDU3051(Mídias, Tecnologias Digitais e Educação) PEDAGOGIA 2009/2 - UFRGS

2 Introdução Houve uma época em que se devia justificar o uso da internet na educação escolar. Hoje em dia sabemos que a escola deve se adaptar às mudanças tecnológicas da sociedade. O sistema educacional deveria ser tão transitório quanto a tecnologia pois a educação não conseguiu acompanhar o ritmo acelerado da informatização dos outros setores. As empresas públicas e privadas, as universidades e até individualmente em casa: tudo ficou mais fácil e rápido com a entrada do computador tantos nas lidas simples diárias quanto no uso mais específico dentro de uma empresa, por exemplo.

3

4 Modo de aprendizagem O modo de aprendizagem com o uso da tecnologia, com certeza supera o jeito tradicional de ensinar e aprender. Antes da informatização, o professor ensinava aquilo que o aluno deveria saber; o aluno apenas captava o conhecimento do mestre. Com o uso do computador e, mais especificamente, da internet, os alunos têm liberdade para explorar os campos de conhecimento muito além da sabedoria do seu professor. Os aprendizes podem ficar cientes de outras opiniões, outras formas de ensino e têm a possibilidade de discordar e de argumentar com o seu professor, possibilitando aprender muito mais e criando uma personalidade crítica e possibilitada à argumentação.

5

6 O professor e a informatização escolar
Para que ocorra a informatização nas escolas, o professor deve entender que essa mudança é necessária e impossível de conter. Cedo ou tarde, acontecerá, quer o professor concorde ou não. O professor deve refletir sobre esse assunto e não só lidar com essa nova tecnologia, mas construí-la e adaptá-la para a sua aula. Além disso, para a aula ser interessante, transportadora de conhecimento, e construtora de ideias e críticas, o professor deve acompanhar a turma ao laboratório de informática, não autorizar uma terceira pessoa substituí-lo; apenas acompanhá-lo para também aprender com o próprio professor e auxiliá-lo na lida com os alunos.

7

8 Internet na escola Nas escolas, a internet é usada, principalmente para a pesquisa de informação(sua principal ferramenta), mas deveria ser utilizado também para a comunicação, que é o seu grande potencial. O problema é que muitas vezes, a internet não é de boa qualidade, principalmente nas escolas públicas que não dispõe de verba para muita qualidade. Bibliografia

9


Carregar ppt "O uso da internet nas escolas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google