A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de."— Transcrição da apresentação:

1 Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro [veramonteiro1@gmail.com] Aveiro, 6 de Setembro 2012

2 Possibilidades pedagógicas do blogue http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf

3 Serviços de blogue grátis! Comparação entre os 3 serviçosComparação entre os 3 serviços, mas atenção, do ponto de vista do edublogs!... Estes só se esqueceram de dizer que muitas das funcionalidades que indicam são pagas!

4 Algumas funcionalidades… Textos escritos pelo autor(es) do blogue. São o conteúdo do blog, a sua razão de ser. Post / artigos / entradas Impressões, questões, dicas, deixadas pelos leitores. Podem ser sujeitos a aprovação prévia ou não. Moderação de comentários Funcionalidades adicionais para o blog. No Edublogs estão aqui e no WPress aqui No Edublogs podem adicionar fóruns e wikis ao blog e dar-lhe nova dimensão!aqui Extensões / Plugins No WPress apenas podemos convidar. No Edublogs podemos acrescentar directamente. e criar os seus blogs, assim como o seu papel nos vários blogs. Adicionar utilizadores Páginas usadas para informação que queremos partilhar e que não actualizamos com frequência. Links e páginas Softwares que permitem aos leitores subscritos acompanharem as novidades do blog sem terem de o consultar. Feeds

5 Ensinar a escrever um post Muitas vezes este é o resultado de pesquisas na internet. Importa antes de mais orientar e acompanhar este trabalho (antes, durante e depois) Estrutura de um post título: deve chamar e prender a atenção do leitor para seu conteúdo; introdução: apresenta em poucas palavras o assunto que será tratado no post; corpo: parte mais extensa do post, seja, um artigo de opinião, um relato de experiência, uma notícia, uma entrevista, uma reportagem etc.. Linguagem clara e simples. conclusão: o último parágrafo do post. Pode incluir um resumo do conteúdo e a opinião do(s) autor(es); links: podem incluir-se links para outros materiais que tragam informações complementares sobre o que está a ser tratado no post. Rever e publicar o post

6 Ensinar a comentar Grande oportunidade de aprendizagem Para ir além do “Parabéns!” ou “Gostei deste post!” e ter observações com qualidade e pertinência cientifica é preciso prática recorrente, apoio e feedback do professor. Introduzir o trabalho de blogue pelo comentário até esta actividade estar bem integrada Fazer um poster ou um post com o essencial para um bom comentário: Incluir saudação, conteúdo e fecho Escrita cuidada quanto a erros, pontuação e construção frases Cumprimentar o escritor, colocar uma questão ou adicionar nova informação ao post Escrever um comentário relevante que seja relacionado com o post Não revelar informação pessoal no comentário Reler o comentário antes de publicar

7 E agora, voltemos ao nosso blogue… [para continuarmos a experimentar esta forma de trabalhar, interagir e aprender]


Carregar ppt "Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google