ORAÇÃO E CONVERSÃO Livro da Vida, 9 Santa Teresa de Jesus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Advertisements

Pressione “Enter” para mudar de página
SÓ CHECANDO. Música: Sarah Brightman – La Califfa
o acordar da consciência
São Francisco Homem livre, servo de Deus
DOMINGO XXI Ciclo B.
Deus.
A Rocha.
O ESPÍRITO SANTO VOS RECORDARÁ TUDO O QUE
O ESPELHO Uma história de Amor.
Visita De Jesus
CLIQUE PARA MUDAR O SLIDE
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A LIÇÃO DA BORBOLETA.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Mães e filhos.
Pensamentos de Santa Teresa de Jesus
SANTA TERESA D'ÁVILA Texto – Obras Completas – Teresa de Jesus
Pensamentos de Santo Afonso de Ligório
Santa Teresa de Jesus.
APREDENDO A ORAR.
O que é Oração.
Maria a Bem-Aventurada
Perceber como o Santuário nos revela um Deus Santo e Glorioso. Aprender a desejar estar no Santuário.
Compreender que o sucesso de um discípulo não depende de títulos nem de símbolos de autoridade. Aceitar que o Espírito Santo colocará nos discípulos.
Aprender que servir a Jesus significa servir os outros. Perceber que o serviço a Cristo, servindo os marginalizados, requer um “Discipulado Radical”.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM...
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual.
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Quanto desejei ardentemente cear convosco
Um homem foi a uma barbearia com a pessoa que o atendeu.
Vossa Sou para Vós Nasci
A BORBOLETA E O CAVALINHO
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Querido(a)s: "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
Deixar o Cântaro.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
ORAÇÃO, TRATO DE AMIZADE
Oração Faça esta oração mesmo que não sinta vontade!!
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
Certamente, naquelas tribulações que nos podem causar aproveito ou dano não sabemos como devemos orar; pois como estas tribulações acabam.
A Rocha.
A vida havia sido dura para Ananias naqueles últimos tempos. Já havia perdido dois empregos, havia ficado doente. No aniversário do filho não tinha.
Oração maravilhosa.
Oração de concordância
Refletir no estilo de vida pessoal e nos ensinos de Jesus. Compreender que o amor de Cristo é expresso através de ações práticas.
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
Viva o melhor da sua vida
Oração do Poder Gotas de Crystal Oração do Poder Gotas de Crystal
04/01/2015 A Igreja celebra a Epifania, isto é, a manifestação do Senhor ao mundo inteiro. Os Magos representam os povos de todas as línguas e nações.
A Pérola de Grande Valor
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
FOI DIFÍCIL DE ENTENDER AQUELE GESTO INESPERADO
MEU FILHO, CONFIA-TE AO SENHOR PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XLIX EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO.
CAMINHO PARA INTIMIDADE COM DEUS
Venha conhecer a felicidade
JESUS: O AMOR DE DEUS 9 Bem conheceis a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza.
Quando morrer... Quando a hora chegar estarei preparado? Creio que ninguém está preparado para a morte. Para o desconhecido poucas pessoas estão prontas.
Lição da Escola Sabatina 14 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2016.
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
As parábolas constituem a melhor mostra da linguagem de Jesus, mas não somente da sua linguagem, como também da sua maneira de ser; próximo da gente humilde,
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

ORAÇÃO E CONVERSÃO Livro da Vida, 9 Santa Teresa de Jesus

ORAÇÃO E CONVERSÃO CONTÍNUA   MODELOS IMAGENS LEITURAS A VIDA NOVA, ORAÇÃO NOVA

Aos 39 anos, Teresa muda de vida. Mudança radical, total, que afecta toda a sua pessoa em seus estractos mais profundos. Muda o seu sistema de relações com Deus. Põe fim à luta agónica dos capítulos anteriores e marca o alvorecer de um novo e longo itinerário que durará até à morte.

Este capítulo assinala: o início da vida mística de Teresa. o fim da vida ascética e o início da vida mística de Teresa. À luta travada até aqui, faltava-lhe uma coisa muito importante e decisiva: PASSAR DO ESFORÇO PESSOAL, À CONFIANÇA EM DEUS! Assim o indica no capítulo 8: «Suplicava ao Senhor que me ajudasse, mas devia faltar o não pôr eu, de todo, a confiança em Sua Majestade, nem perder de todo a que punha em mim. Buscava remédio, fazia diligências; mas não devia compreender que tudo aproveita pouco se, perdida totalmente a confiança em nós mesmos, não a pomos em Deus.» (Vida 8, 13)

Ao iniciar o capítulo 9, Teresa repete-o: «Andava já a minha alma cansada e, embora quisesse….» não podia. (Vida 9, 1 Até que o pôde e quis o Senhor quando Teresa se abriu à Sua presença e iniciativa.

Por isso, ao resumir o tema no título do capítulo, muda o sujeito da acção: não é Teresa quem decide a mudança de vida O actor é Ele, o Senhor. O capítulo 9 intitula-se: «Trata por que meios começou o Senhor a despertar sua alma e a iluminá-la…». Comparando este título com o título do capítulo 1, vemos que há aqui um decalque, «Trata como o Senhor lhe começou a despertar a alma para a virtude na sua infância» mas com uma diferença abismal: essa mudança do sujeito de acção acontece em 2 episódios simples e intensos, capazes de remover até os estractos mais profundos da alma de Teresa.

encontro com uma imagem de Jesus (1-3) ESQUEMA: 1º episódio: encontro com uma imagem de Jesus (1-3) Orientação cristológica da sua oração (4-6) 2º episódio: leitura das Confissões de Sto Agostinho (7-8) mudança interior de Teresa (9) Epílogo: Início de vida nova: crescem as mercês do Senhor (9)

CRONOLOGIA: Finais de 1554. Teresa conta 39 anos. «Tinha eu este modo de oração: como não podia discorrer com o entendimento, procurava representar-me a Cristo dentro de mim e sentia-me melhor nos passos onde O encontrava mais só. Parecia-me que, estando só e aflito, como pessoa necessitada, me havia de admitir a mim. Destas simplicidades tinha eu muitas.» (V 9, 4)

«Em especial achava-me muito bem na oração do Horto, ali era o fazer-Lhe eu companhia… Pensava naquele suor e aflição que ali tinha tido. Se pudesse limpar-Lhe aquele tão penoso suor….» (V 9, 4)

oração: «Oh! O que sofre uma alma - valha-me Deus - por perder a liberdade que havia de ter de ser senhora, e que tormentos padece! Eu me admiro agora como podia viver em tanto tormento. Seja Deus louvado, que me deu vida para sair de morte tão mortal!» (V 9, 8)

LIÇÃO DE ORAÇÃO TERESIANA para nós, hoje Mudança no interior da pessoa, mudança de amizade. A luta resolve-se em perder a confiança excessiva em si própria e colocá-la totalmente em Deus. Mudar o protagonista da história, da vida. Já não sou eu, é Ele…

O encontro com Cristo muito chagado A luta preparou estes 2 episódios: O encontro com Cristo muito chagado Leitura das Confissões de Santo Agostinho

Da oração expressa com o corpo, passa a falar-nos do seu interior: «Foi tanto o que senti por tão mal Lhe ter agradecido aquelas chagas, que o coração, me parece, se me partia e arrojei-me junto d’Ele com grandíssimo derramamento de lágrimas.» (V 9, 1) Este encontro com Cristo tão chagado fá-la expressar o seu arrependimento, a sua mudança: «…suplicando-Lhe me fortalecesse de uma vez para sempre para não mais O ofender» (V 9, 1)

ama, mais do que discorre A cena da Madalena serve-lhe para narrar o seu estilo de oração: ama, mais do que discorre inteligência intuitiva (atender, mais do que entender) recurso mental ora com imaginação, afecto, sensibilidade descreve a orientação cristológica da sua oração só podia pensar em Cristo como homem pensava, acompanhava, limpava, estava ali com Ele.  

ELEMENTOS DA ORAÇÃO TERESIANA: Aproveita muito este modo de proceder: AMAR. O livro é recurso defensivo para fixar a mente na verdade. O fim da leitura é suscitar o amor, a fé, a vida. O amor consciencializa-se na oração e expressa-se na vida de cada dia, no olhar contemplativo da criação, das pessoas. Conhecimento próprio da sua ingratidão Percepção de uma Presença (subjectiva) Amiga de imagens porque não pode representar com a inteligência. Estas movem a vontade e suscitam o amor. Utiliza sempre a mediação do sacramental, do sensível. Apresenta cenas do Getsémani. Do oratório externo de Teresa, conduz-nos ao seu próprio oratório. ELEMENTOS DA ORAÇÃO TERESIANA:

AMIZADE-CONVERSÃO-ORAÇÃO Se a oração é amizade, a conversão é colocar o coração no centro, em Cristo. Colocar a amizade de Cristo no centro da vida. A oração não se reduz a um momento do dia, mas engloba toda a vida. Se o coração muda, tudo muda também na pessoa, porque a confiança recai em Cristo. Esta mudança não se resolve de uma vez para sempre, mas ao longo de toda a vida. É processo de toda a vida.

A amizade-conversão influi na pessoa na relação nos compromissos nas opções A amizade-conversão iguala, intensifica-se. Converter-se à oração é converter-se à amizade. Oração e confiança Oração e amizade teologal

FIM Oração e confiança Oração e amizade teologal Todas as capacidades do amor humano são transferidas ao amor de Deus. «Começou a crescer em mim a disposição de estar mais tempo com Ele e a tirarem-se-me dos olhos as ocasiões, porque uma vez afastadas estas, voltava a amar Sua Majestade..» (V 9, 9) FIM