A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As parábolas constituem a melhor mostra da linguagem de Jesus, mas não somente da sua linguagem, como também da sua maneira de ser; próximo da gente humilde,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As parábolas constituem a melhor mostra da linguagem de Jesus, mas não somente da sua linguagem, como também da sua maneira de ser; próximo da gente humilde,"— Transcrição da apresentação:

1

2 As parábolas constituem a melhor mostra da linguagem de Jesus, mas não somente da sua linguagem, como também da sua maneira de ser; próximo da gente humilde, atento aos seus ouvintes, solidário com os pequenos, admirador da natureza, bom conhecedor da vida do campo, observador astuto da vida quotidiana, de um coração sensível, de uma rica imaginação, de fino humor. Os acontecimentos de cada dia convertem-se em boa notícia nas parábolas. José Arregi Texto: Mc 4, 26-34. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Beethoven. Triple concerto em Dó. Largo.

3 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. A parábola, exclusiva de Marcos, mostra que o crescimento do Reino depende mais da iniciativa de Deus que dos esforços humanos. A parábola revela, a toda a gente, a forma de actuar de Deus no meio da nossa realidade, transformando-a. O que nos compete é semear, regar e cuidar com esperança, interesse e generosidade, sabendo que só Deus faz amadurecer os frutos e assegura a colheita. A semente – como as pessoas - pode germinar e crescer pela força de vida que há no seu interior. Que sementes semeio nos ambientes em que me movo?

4 Escutamos uma clara mensagem: a acção de Deus não se reduz só ao que vês. Caminha na fé ainda que não vejas o que esperas. Tu, semeia! Tudo o resto é Deus que o faz. Não meças com a tua medida. Tem confiança. Ainda que não o pareça, a colheita abundante será segura

5 E quando o trigo o permite, logo mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita. Estas parábolas ensinam-nos a ver o mundo com os olhos de Deus. Transmitem esperança, optimismo, alento e ânimo. Falam de presente e de futuro. Nenhuma termina em fracasso. A vida triunfa sobre a morte, a semente dá fruto. Depois da sementeira e da ceifa haverá colheita em abundância.

6 Jesus dizia ainda: - A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra. Jesus está a falar do Reino de Deus. Da mudança do coração, da fé na força da semente, da confiança na acção de Deus e na força transformadora dos que vivem as atitudes e valores do Evangelho. Jesus não compara o Reino com grandes manifestações externas, nem diz que se torna presente com poder e prestígio nem de maneira espectacular nem grandiosa. O Reino cresce e vai-se construindo com as obras simples e quotidianas a favor das pessoas mais necessitadas. As parábolas interrogam, esperam a nossa resposta e o nosso compromisso pessoal. A que comparo o Reino de Deus? Que parábola uso para o construir e o mostrar?

7 A gente simples entende sempre a forma de falar e de actuar de Jesus. Ele volta a explicar aos que lhes custa mais entender. Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.

8 Tu és, Jesus, a primeira semente do reino de Deus. Tu és a primeira árvore, o primeiro fermento. O reino de Deus vem contigo. Se confio em Ti, eu também serei reino de Deus. E crescerei. E terei lugar para todos os que vierem. E levedarei. E farei levedar a todos os que encontrar. Crescerá na escuridão a tua semente dentro de mim, com toda a segurança! E crescerá nos meus companheiros. E semearemos, todos juntos, contigo, uma semente, uma semente com teu nome, no campo do mundo. E será a terra, por nós, um pouco mais que antes o reino de Deus. (Patxi Loidi)


Carregar ppt "As parábolas constituem a melhor mostra da linguagem de Jesus, mas não somente da sua linguagem, como também da sua maneira de ser; próximo da gente humilde,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google