Miguel Torga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Antes que tu nascesses Te conhecia e te consagrei ...
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
JESUS O HOMEM.
Deus Nunca Erra..
CAMINHA NA MINHA PRESENÇA
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
HARPA CRISTÃ 056 – TUDO EM CRISTO Assembléia de Deus em Curitiba.
GRUPO FRATERNIDADE Passamos metade da vida à espera daqueles que amamos e a outra metade a deixar os que amamos. Victor.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
Quando tudo parece P E R D I O.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
DEUS NUNCA ERRA RECEBI ESTA HISTÓRIA DE FRANCISCO E MARLI.
Tema: Aprendendo com as tempestades da vida.
Como é grande o meu amor por Você
LENDA CHINESA.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
“Para os homens, que eram cegos, Tu querias, Profeta, dizer a Verdade.
o Bom Humor, a Tristeza, o Saber...
Quando tudo parece P E R D I O.
DEUS... Nunca Erra!.
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Quatro velas estavam queimando calmamente.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
AS QUATRO VELAS.
Estudo para reunião de célula
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
TER A CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO
Ninguém gostava de mim, e eu me sentia profundamente deprimido, a tal ponto que eu pensava que o melhor que tinha a fazer era eliminar o meu pai e as.
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
“Aquele que pergunta, pode ser um tolo por cinco minutos
DEUS NUNCA ERRA  !!!!.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE ELISEU
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
“Que Farol guia e ilumina tua preciosa vida. Serei eu. Faço parte dela
Texto Bíblico Mc a 52. Texto Bíblico Mc a 52.
O PODER DA ORAÇÃO -Meu testemunho- Maria Ely Blank
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
VOU CANTAR TEU AMOR SER NO MUNDO UM FAROL EIS ME AQUI, SENHOR
Tu anseias, eu bem sei, a salvação,. tens desejo de banir a escuridão
Meu Milagre.
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Domingo de Pentecostes
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
Duas Maneiras Texto :Paulo R.Gaefke.
1.
QUE LIVRO VOU ABRIR PRA TE ENCONTRAR
PALAVRA DO TEU PROTETOR.
E ATÉ QUANDO TU QUISERES
Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
Ministério da Catequese - Missão
POR QUE TE AMO ?? Amo porque te amo !! Teu olhar de ternura A poesia magistral Tua pele, teu cheiro Meu desejo carnal Amo porque te amo !! Teu jeito calmo.
XXVI Domingo do Tempo Comum
Um certo dia, um homem esteve aqui.
DEUS Alguma vez sentiste o desejo de fazer algo especial por alguém que amas?
Receita de um Sonhador.
TEIMOSIA (Pe. Irala sj) Grupo OPA
Angústia,Culpa,Medo! A DESCOBERTA DO SER – ROLLO MAY.
Transcrição da apresentação:

Miguel Torga

Miguel Torga Miguel Torga nasceu em 1907 e morreu em 1995. Nasceu em Trás os Montes, onde teve um infância rural que o marcou para toda a vida. Foi para o Brasil com 13 anos para casa de um tio, onde exerceu todo o tipo de trabalhos. Quanto o tio se apercebeu das suas capacidades mandou-o para Portugal em 1925, e pagou-lhe todos os seus estudos. Quando entrou para a faculdade de Medicina, em 1928 (época Salazarista) , publica o seu primeiro livro de poesia. Miguel Torga apresenta-se como um Orfeu Rebelde, pois nos seus poemas apresenta criticas á liberdade, o lado negativo daquela época, e as injustiças. Por tudo isso os seus poemas foram proibidos de apresentar ao público, e Miguel Torga foi preso pela PIDE.

Estilo- Estrutura e Linguagem Simplicidade do discurso Métrica irregular Metáforas Antíteses Estrofes irregulares Comparações

Temáticas A problemática religiosa- Torga não acredita em Deus mas desejaria acreditar. Deus não é um elemento morto na sua poesia. Sente-se cada vez mais próximo de Deus e menos solitário Poemas- “ Desfecho”- “Fosse qual fosse o chão da caminhada,\Era certa a meu lado \A divina presença impertinente \Do teu vulto calado \E paciente...” “Liberdade”- “Liberdade, que estais no céu…\Rezava o padre-nosso que sabia, \A pedir-te, humildemente, \O pão de cada dia. \Mas a tua bondade omnipotente \Nem me ouvia.”

O sentimento telúrico- O elemento terra é uma constante na poesia de Miguel Torga. Isso reflete-se na escolha do seu pseudónimo Torga, a urze que nasce e cresce nos montes trasmontanos. Miguel Torga exprime constantemente o seu apego à terra pois usa muitas vezes palavras como: “Semear”, “Lavrar”, “Semente”, “Germinar”, “Terra”… Poemas- ”A terra”- “Também eu quero abrir-te e semear\Um grão de poesia no teu seio! \Anda tudo a lavrar, \Tudo a enterrar centeio, \E são horas de eu pôr a germinar \A semente dos versos que granjeio.” “Bucólica”- “A vida é feita de nadas:\De grandes serras paradas\À espera de movimento; \De searas onduladas \Pelo vento;

Desespero humanista- Miguel Torga como médico sentia-se por vezes impotente por não poder salvar os seus pacientes. O seu desespero é humanista porque se sente limitado nas suas capacidades humanas. Rebeldia contra os limites do homem e busca do caminho da esperança e da liberdade, critica á sociedade, Poemas- “Esperança”- “Tantas formas revestes, e nenhuma \Me satisfaz! \Vens às vezes no amor, e quase te acredito. \Mas todo o amor é um grito \Desesperado \Que apenas ouve o eco... \Peco \Por absurdo humano:” “Situação”- “Não há refugio e o terror aumenta (…) Morrer e apodrecer num cemitério\ onde fantasmas como eu protestam” “Dies Irae”- “Apetece matar, mas ninguém mata\ Apetece fugir, mas ninguém foge\ Um fantasma limita\ Todo o futuro a este dia de hoje”

O drama da criação poética – Torga sentia-se triste por não conseguir iluminar a sua poesia. Poemas- “Majestade” – “O ceptro, a pena-a lançadeira cega\ Do seu tear de versos\ O manto, a pele arminho onde se pega\ A lama dos caminhos mais diversos” – Associa o poeta a um rei. “Maceração”- “Denuncia estas sílabas contadas,\Vestígios digitais do evadido \Que deixa atrás de si as impressões marcadas. \E corta-me de vez as asas que me deste”

Viagem Aparelhei o barco da ilusão E reforcei a fé de marinheiro. Era longe o meu sonho, e traiçoeiro O mar... (Só nos é concedida Esta vida Que temos; E é nela que é preciso Procurar O velho paraíso Que perdemos). Prestes, larguei a vela E disse adeus ao cais, à paz tolhida. Desmedida, A revolta imensidão Transforma dia a dia a embarcação Numa errante e alada sepultura... Mas corto as ondas sem desanimar. Em qualquer aventura, O que importa é partir, não é chegar.

Este poema representa a viagem da vida do Homem, não fala de uma viagem concreta. Não importa o destino, apenas importa partir, ir à procura do “velho paraíso” perdido. No verso “Mas corto as ondas sem desanimar”, transmite aqui um sinal de esperança, porque a vida é uma aventura em que o importante “é partir, não é chegar”. A “viagem” representa em forma de metáfora a vida do homem que passa por dois momentos: Os preparativos para a viagem, onde o poeta preparou o barco para partir e tomou a decisão de enfrentar a viagem. O decorrer da viagem, onde o poeta enfrenta “as ondas”(que representam os obstáculos da vida), e vai lutando com determinação para a concretização dos seus objetivos.