Obras de Mobilidade Urbana

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Transcrição da apresentação:

Obras de Mobilidade Urbana Julho/2012

Duplicação da Av. Tronco, Mais Do Que Um Projeto Viário, Uma Obra Social. Descrição do Projeto Viário Duplicação de 5,3 km de via (largura média 42 m) Implantação de ciclovia Implantação de corredor de ônibus Tratamento paisagístico Investimento: R$ 156 milhões.

Cronograma de Implantação: em dois lotes Duplicação da Av. Tronco, Mais Do Que Um Projeto Viário, Uma Obra Social. Cronograma de Implantação: em dois lotes Lote nº1 Rótula da Icaraí até 100m da Gastão Mazzeron – Contratada. Obras (Maio/2012 a Nov/2013) Lote nº 2 Rótula da Gastão Mazzeron até a Av. Terceira Perimetral e até a Rótula do Papa – Em licitação. Obras (Ago/2012 a Abr/2014)

Duplicação da Av. Tronco, Mais Do Que Um Projeto Viário, Uma Obra Social.

Duplicação da Av. Tronco Antes

Duplicação da Av. Tronco Depois

Duplicação da Av. Tronco PERSPECTIVA - PROJETO PERSPECTIVA - ATUAL RÓTULA DA AV. ICARAÍ COM A AV. TRONCO MAQUETE ELETRÔNICA PROJETO –PLANTA BAIXA 8

Duplicação da Av. Tronco PERSPECTIVA - PROJETO PERSPECTIVA - ATUAL RÓTULA DA AV. GASTÃO MAZERON COM A AV. TRONCO MAQUETE ELETRÔNICA PROJETO –PLANTA BAIXA

Levantamento Sócioeconômico: Duplicação da Av. Tronco, Mais Do Que Um Projeto Viário, Uma Obra Social. A Obra Social. Levantamento Sócioeconômico: População Total: 3.923 Edificações: 1.107 Famílias: 1.459 Comércios: 121 Solicitam Bônus: 332 Valor do Bônus: R$ 52.340,00

OCUPAÇÕES IRREGULARES ATINGIDAS PELO PROJETO DA AV. TRONCO Duplicação da Av. Tronco, Mais Do Que Um Projeto Viário, Uma Obra Social. OCUPAÇÕES IRREGULARES ATINGIDAS PELO PROJETO DA AV. TRONCO VILA CRISTAL VILA CRUZEIRO DO SUL VILA TRONCO VILA MARIA VILA GASTÃO MAZERON VILA SILVA PAES VILA DOS COMERCIÁRIOS

Duplicação da Av. Tronco / Cruzeiro do Sul Duplicação da Av. Tronco, Mais Do Que Um Projeto Viário, Uma Obra Social. Duplicação da Av. Tronco / Cruzeiro do Sul LEVANTAMENTO SOCIOECONÔMICO Início do Trabalho de Campo em 12 de abril de 2011 Conclusão em dezembro de 2011 PROCESSO DE TRABALHO • Reuniões com grupos de famílias para apresentação da metodologia e estabelecimento de parceria • Selagem dos domicílios • Visitas domiciliares para aplicação do instrumento de pesquisa

Duplicação da Av. Tronco Duplicação da Av. Tronco / Cruzeiro do Sul Atividades Realizadas com as Famílias • Formação do Comitê COPA 2014 (Lideranças Locais) • Instalação do Escritório da Tronco com atendimento permanente junto a comunidade.

Duplicação da Av. Tronco, Mais Do Que Um Projeto Viário, Uma Obra Social. Plano Habitacional Adquiridas 43 áreas por R$22.112.528,09 Suficiente para acomodar todas as famílias a serem removidas na própria região da intervenção. Lançado chamamento público para construção de 1.000 habitações através do programam Minha Casa Minha Vida e aprovada Lei Municipal que permite complementar o valor do programa em até seis CUBs.

Perspectiva Apartamentos 15

Duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva e Corredor da Padre Cacique- BRT Descrição do projeto: Extensão: 5,8km (Gasômetro até o Viaduto da Pinheiro Borda) Ciclovia Estacionamento junto ao trecho 4 Ponte sobre o Arroio Dilúvio Implantação de viaduto estaiado junto a Pinheiro Borda Corredor de ônibus (padrão BRT) –do Viaduto junto Pinheiro Borda até a José de Alencar. Investimento: R$ 119,2 milhões.

Cronograma de Implantação: Duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva e Corredor da Padre Cacique- BRT Cronograma de Implantação: Trecho 1 - Ipiranga em direção ao Beira Rio (650m) em obras. Trecho 2 - Ipiranga até a Rótula das Cuias (730m) em obras. Trecho 3 – Velódromo até o Viaduto da Pinheiro Borda (2,2 Km), Em obras.(Março/12 a Março/13) Trecho 4 - Rótula das Cuias até o Gasômetro (2,4Km). Em prazo de recurso das propostas de preços. Obras:(Ago/12 a Nov/13) Ponte sobre o Arroio Dilúvio – Em Obras- 8 meses. Início em maio/2012. Viaduto com estrutura estaiada junto ao cruzamento da Pinheiro Borda com a Av. Padre Cacique. Contratado. Obras (Ago/2012 a abril/2014). Corredor da Padre Cacique- Padrão BRT. Projeto pronto em fase de orçamentação. Obras (Out/2012 a Mai/2014- em funcionamento)

Duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva/Corredor da Padre Cacique

Duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva e Corredor da Padre Cacique- BRT

Duplicação da Rua Voluntários da Patria Descrição do projeto: 3,50km de duplicação(Rua da Conceição até a Sertório) em dois lotes: Lote nº1: Rua da Conceição até a Ramiro Barcelos. Contratada. Obras: Jul/2012 a jun/2013. Lote nº 2: Ramiro Barcelos até a Sertório. Projeto em Elaboração. Implantação de ciclovia Tratamento paisagístico do canteiro central Investimento: R$ 95,3 milhões.

Duplicação da Rua Voluntários da Pátria Desapropriações Imóveis Atingidos : 100 (estimativa) No primeiro trecho: 10 imóveis, sendo 1 posto de gasolina e 4 prédios cuja fachada (tombada) deverá ser mantida. Destaca-se uma gráfica com equipamento pesado de difícil remoção. Três igrejas: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus (prédio pequeno e bastante deteriorado) e Igreja Pentecostal Deus é Amor (recuo de jardim) Atinge parte do imóvel das Secretarias de Segurança Pública e da Cultura (Centro Cenotécnico)

Duplicação da Rua Voluntários da Pátria

Duplicação da Rua Voluntários da Pátria Antes

Duplicação da Rua Voluntários da Pátria Depois

Implantação de 5 Obras de Arte Especiais na III Perimetral Descrição do projeto: Passagem Subterrânea Viária rua Anita Garibaldi sob a Av. Carlos Gomes Passagem Subterrânea Viária Av. Cristóvão Colombo sob Rua Dom Pedro II Passagem Subterrânea Viária Av. Ceará sob Av. Farrapos Viaduto Rua Salvador França / Av. Aparício Borges x Av. Bento Gonçalves Passagem Subterrânea Viária / Av. Carlos Gomes x Av. Plínio Brasil Milano Investimento: R$ 194,1 milhões.

Trincheira da Rua Anita Garibaldi Cronograma de Implantação Obra contratada. 12 meses. Desapropriações Serão atingidos parcialmente pelo projeto 17 áreas privadas, sendo oito com edificações, além de próprios municipais. Um imóvel comercial será tingido na sua totalidade (Pizza Hut) A maior parte das áreas necessárias a desapropriação é composta por recuos de jardins de edifícios.

Trincheira da Rua Anita Garibaldi Plano de Desvio de Tráfego SEQUÊNCIA CONSTRUTIVA Todas as fases da obra terão início do leste para oeste, no sentido bairro – centro, ao longo da radial. 1º Desvio de Tráfego: Reposicionar as faixas, liberando ¼ da pista da III Perimetral para a obra, no lado leste. 2º Desvio de Tráfego: Reposicionar pistas, liberando ¼ da parte central da pista para a obra, sendo que as pistas sul – norte já passam sobre o ¼ da obra executada. 3º Desvio de Tráfego: Reposicionar pistas, liberando ¼ da pista para a obra, lado oeste, sendo que o tráfego passa sobre os 2/4 da obra executada. 4º Desvio de Tráfego: Reposicionar pistas Duração da obra: 12 meses

Trincheira da Rua Anita Garibaldi Plano de Desvio de Tráfego (Pontualmente-Finais de Semana) Trincheira da Anita Garibaldi Abertura necessária ao desvio Desvio proposto

Trincheira da Rua Anita Garibaldi

Trincheira da Rua Anita Garibaldi

Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo Cronograma de Implantação Prazo de recurso das propostas de preços. Obras 12 meses. Jul/2012 a junho/2013 Desapropriações Serão atingidas pelo projeto 20 áreas privadas. Somente 2 edificações (imóveis comerciais, destaca-se o da Bellenzier Pneus). Quase em sua totalidade, as áreas a serem desapropriadas constituem-se de recuos de jardins. Ex. Hotel Swan Tower, Comando o III Exercito, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

Trincheira Cristóvão Colombo Plano de Desvio de Tráfego SEQUÊNCIA CONSTRUTIVA Todas as fases da obra terão início do leste para oeste, no sentido bairro – centro, ao longo da radial, seguindo os mesmos critérios adotados para a Trincheira da Anita Garibaldi (¼ da pista é fechado). Duração da obra: 12 meses

Trincheira Cristóvão Colombo Plano de Desvio de Tráfego Pontualmente- em finais de semana. Trincheira da Cristóvão Colombo Abertura necessária ao desvio Desvio proposto

Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo

Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo Situação Atual

Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo

Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo

Trincheira da Avenida Ceará Cronograma de Implantação Prazo de recursos das propostas de preços. Obras 12 meses. Jul/2012 a dez/2013 Desapropriações Serão atingidas pelo projeto 20 áreas privadas, sendo três com edificações. As demais áreas a serem desapropriadas constituem-se de recuos de jardins. Desvios de Tráfego Pelas ruas Sarmento Barata e Dona Margarida

Trincheira da Avenida Ceará Plano de Desvio de Tráfego Desvio proposto Trincheira da Ceará

Trincheira da Avenida Ceará

Trincheira da Avenida Ceará

Trincheira da Avenida Ceará

Trincheira da Avenida Ceará

Viaduto sobre a Avenida Bento Gonçalves Cronograma de Implantação Prazo de recurso das propostas de preço. Obras 24 meses. Ago/2012 a Maio/2014 Desapropriações Dez imóveis são atingidos. Destacam-se o Regimento General Osório(exército) e áreas pertencentes ao Estado do RS.

Viaduto da Avenida Bento Gonçalves

Viaduto da Avenida Bento Gonçalves

Trincheira da Avenida Plínio Brasil Milano Cronograma de Implantação Projeto em fase de orçamentação. Obras out/2012 a maio/2014 Desapropriações Identificados 10 imóveis particulares atingidos, além de áreas já de propriedade do Município de Porto Alegre.

Trincheira da Avenida Plínio Brasil Milano

Trincheira da Avenida Plínio Brasil Milano Situação Atual

Trincheira da Avenida Plínio Brasil Milano

Complexo da Rodoviária Descrição do projeto: Viaduto entre a Júlio de Castilhos e a Castelo Branco- Contratado. Obras 12 meses (julho/2012 a junho/2013) Estação Especial-BRT c/ acesso subterrâneo- Projeto entregue na CAIXA. Licitação em julho/2012. Obras 6 meses Desapropriações Na avenida Mauá e Julio de Castilhos será atingido um imóvel pertencente à CEEE e o imóvel lindeiro de propriedade particular. Desapropriações avaliadas em R$1.103.198,21 Investimento: R$ 31,5 milhões.

Complexo da Rodoviária Antes

Complexo da Rodoviária Depois

Prolongamento da Av. Severo Dullius Descrição do projeto: Prolongamento duplicado: 2,4km Implantação de pontes Canalização de esgoto pluvial Investimento: R$ 83 milhões.

Prolongamento da Av. Severo Dullius Cronograma de Implantação: Lote I – Substituição do solo. Contratado. Obras 3 meses. Lote II – Execução da Via. Projeto pronto,entregue na CAIXA. Obras 18 meses. Julho/2012 a Maio/2014 Desapropriações: 9 imóveis de particulares, mas nenhuma edificação. Observações: Remoção de 120 mil metros cúbicos de lixo. Área alagada que exige muito aterro.

Prolongamento da Av. Severo Dullius Croqui da proposta

Prolongamento da Av. Severo Dullius

Prolongamento da Av. Severo Dullius Croqui da proposta

Prolongamento da Av. Severo Dullius

Bus Rapid Transit (BRT) BRT Corredor da Avenida Padre Cacique BRT Corredor da Avenida Protásio Alves BRT Corredor da Avenida Bento Gonçalves BRT Corredor da Avenida João Pessoa

BRT –Bus Rapid Transit Descrição do projeto: É um sistema de ônibus de alta capacidade, rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Pavimento do corredor em placas de concreto. Estações de Corredor-Padrão BRT Fechadas, com acesso universal, bilheteria, controle de acesso, monitoramento, informação ao usuário e sistema de segurança. Forma e funcionalidade modernas induzindo a reurbanização e revitalização dos atuais corredores de ônibus. Ambientalmente sustentáveis.  Monitoramento: instalação de câmeras nas vias, infraestrutura de fibra óptica e painéis de mensagens variáveis sendo complementado futuramente com os outros elementos de ITS embarcados e em estações por concessão e com a implantação da priorização semafórica automática. Terminais de Integração no início e no final do sistema.

BRT Corredor da Avenida Padre Cacique Descrição do projeto: 2,1 km de corredor duplo em pavimento de placa de concreto, da José de Alencar até o Viaduto da Pinheiro Borda e 2,6 Km de corredor simples do Viaduto da Pinheiro Borda até a Av. Chuí. Implantação de 13 Estações de Corredor-Padrão BRT. Monitoramento de todo o corredor com instalação de fibra ótica e de câmaras de vídeo- monitoramento.  Implantação de Terminal de Integração Cristal. Cronograma de Implantação: Troca de pavimento: Projeto pronto em orçamentação. Obras Out/12 a set/13. Investimento: R$ 51,6 milhões.

BRT Corredor da Av. João Pessoa Descrição do projeto: 3,2 km de corredor em pavimento de placa de concreto, desde oTerminal de Integração Azenha, passando pela Estação Especial Salgado Filho, seguindo até a Borges de Medeiros e nesta via ate o Viaduto dos Açorianos. Implantação de 29 Estações de Corredor-Padrão BRT Monitoramento de todo o corredor com instalação de fibra ótica e de câmaras de vídeo- monitoramento.  Implantação de Terminal de Integração Azenha. Investimento: R$ 64,5 milhões. Cronograma de Implantação: Prazo de recurso da habilitação das interessadas (5 empresas). Obras 12 meses.set/2012 a maio/2014

BRT Corredor da Avenida João Pessoa

BRT Corredor da Avenida Bento Gonçalves Descrição do projeto: 6,5 km de corredor em pavimento de placa de concreto desde a Estação de Integração Antônio de Carvalho até a Estação de Integração Azenha. Implantação de 24 Estações de Corredor-Padrão BRT Monitoramento de todo o corredor com instalação de fibra ótica e de câmaras de video- monitoramento.  Implantação de Terminal de Integração Antônio de Carvalho. Cronograma de Implantação: Troca de pavimento em obras. Mar/2012 a Nov/2013 Desapropriações: Um imóvel junto a Manoel Elias para o Terminal de Integração. Investimento: R$ 52,7 milhões.

BRT Corredor da Avenida Bento Gonçalves

BRT Corredor da Avenida Protásio Alves Descrição do projeto: 7 km de corredor em pavimento de placa de concreto, da Saturnino de Brito até o túnel da Conceição Implantação de 40 Estações de Corredor-Padrão BRT Monitoramento de todo o corredor com instalação de fibra ótica e de câmaras de video- monitoramento.  Implantação de Terminal de Integração Manoel Elias. Cronograma de Implantação: Troca de pavimento em obras. Mar/2012 a Nov/2013 Desapropriações: Um imóvel junto a Manoel Elias para o Terminal de Integração. Investimento: R$ 77,9 milhões.

BRT Corredor da Avenida Protásio Alves

Monitoramento Operacional de corredores BRT Descrição do projeto: Implantação do Centro de Controle Operacional junto a EPTC Monitoramento do corredor da III Perimetral Monitoramento do corredor da Av. Tronco/Cruzeiro do Sul Monitoramento do corredor da Av. Padre Cacique. Investimento: R$ 14,4 milhões. Cronograma de Implantação: Projetos prontos aguardando manifestação da CAIXA.

Monitoramento Operacional de corredores BRT

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