O Selo Verde Europeu para Papéis Celso Foelkel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
Advertisements

ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Reações causadas.
POLUIÇÃO do solo.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Biotecnologia Prof.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Ciclo de vida do produto
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Ambiente e sociedade.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
SIDNEY VALEIJE Diretor de Descartáveis ABRALIMP
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
QUÍMICA VERDE.
Agrupamento de Escolas de Alijó
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Visita  estudos sobre disposição + tratamento  resíduos sólidos na Europa. Holanda + Bélgica, de 21 a 24/02/2011.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
MEIO AMBIENTE.
Professor: José Maria Inácio
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
NR 26 - Sinalização de Segurança
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Diretoria de Economia e Meio Ambiente.
A COR DA KIP é verde A KIP tem um compromisso com o desenvolvimento de projetos de produtos que promovam a saúde e a sustentabilidade ambiental. A nossa.
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Certificação. Dificuldade de se obter informações ambientais Conseqüentemente em analisar os impactos.
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Tudo sobre a reciclagem de papel Luis b,Rafael e Eduardo
Bem-vindo(a).
Tratamento dos Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde
Carina Schumann, Flávia Rodrigues de Souza, 13184
Introdução à Certificação Florestal
Reciclagem Separação dos resíduos
Área de projecto Resíduos
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
MATERIAIS e PROCESSOS MAIS CORRECTOS ECOLOGICAMENTE Design Sustentável.
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Água – fundamental para vida.
Design Sustentável Os Problemas Sociais e Ecológicos Contemporâneos.
15 anos.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL: ENTENDENDO O CONCEITO. O QUE É CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?  Processo voluntário  Baseado em auditoria de terceira parte  Objetivo:
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

O Selo Verde Europeu para Papéis Celso Foelkel www.celso-foelkel.com.br 1

Critérios para Selos Verdes Como são eles definidos? - Critérios numéricos - Critérios de conformidade 2

Cada critério terá sua distribuição Desenvolver inventários Ex: 15 ppm Ex: 1 ppm 3

O grau de rigor deve aumentar com o tempo Progressão do rigor 4

Base para seleção dos critérios Impactos Relevantes Florest. Polpaç. Branq. Distrib Uso Dispos. Água Recup. X Matéria-prima Energia X Resíduos sólidos Poluição do ar Poluição do solo Chuva ácida Efeito estufa Camada ozônio Pessoas 5

Tipos de papéis aptos para rotulagem Papel gráfico e para copias - papel em resmas ou bobinas utilizados para impressão; papel para copiar, escrever ou desenhar (excluindo papel jornal, papel termo-sensitivo e papel sem carbono) e que contenham fibras de celulose virgem de florestas de manejo sustentável (parte delas certificada), fibras secundárias de papel reciclado ou outros tipos de fibras. Papéis “tissue” – dos tipos papel higiênico, papel toalha para cozinha, lenços, guardanapos etc… que tenham predominância de fibras de celulose de madeira (de manejo sustentável e certificadas), fibras recicladas ou outras fibras. Papel impresso - do tipo livros, revistas, impressos gráficos gerais, (critérios e procedimentos em desenvolvimento)

Alguns exemplos de produtos de papel rotulados com o selo Flor Cartiera Verde Romanello S.p.A (Itália) Cartiera Lucchese S.p.A (Itália) Wepa Papierfabrik P. Krengel (Alemanha) Dalum Papir A/S (Dinamarca)

O que significa a Flor em produtos de papel Uso limitado de substâncias perigosas ao meio ambiente; Uso limitado de substâncias nocivas à saúde das pessoas; Emissão reduzida de gases de enxofre, nitrogênio e de efeito estufa para a atmosfera durante a produção; Uso de fibras recicladas e/ou de fibras virgens provenientes de florestas de manejo sustentável e parte delas certificada; Redução da poluição da água durante a produção mediante a redução de emissão de compostos de cloro e resíduos orgânicos... Adequado manejo dos resíduos sólidos gerados no processo.

Os grupos de produtos de papel 26 produtores de papel tissue e 12 de papel para cópias já receberam o selo FLOR 9

A Situação Atual do Rótulo Flor na Europa About 230 new companies received the Eco-label in 2008: 45% increase from 2007 and about 70% since 2004

Empresas detentoras do Rótulo Ecológico por Estado-Membro da UE A Itália é a detentora do maior número de empresas de papel com o Rótulo Ecológico Contatar o Órgão Competente da Itália poderá ser muito útil

Para encontrar o detalhamento dos critérios para o papel para cópia e gráficas Detalhamento dos critérios podem ser encontrados em: http://ec.europa.eu/environment/ecolabel/ecolabelled_products/categories/copying_paper_en.htm

Para encontrar o detalhamento dos critérios para papéis para fins sanitários - “tissue” Detalhamento dos critérios podem ser encontrados em: http://ec.europa.eu/environment/ecolabel/ecolabelled_products/categories/tissue_paper_en.htm

Revisão e desenvolvimento dos critérios Os critérios antigos para o papel para cópias foram renovados até maio de 2010 - novos critérios em processo final de revisão sob liderança do Organismo Competente da Itália. Critérios antigos para o papel tissue foram renovados até janeiro de 2010 e os novos critérios estão em desenvolvimento sob liderança do Organismo Competente da Suécia. Já finalizados e publicados. Critérios para o papel impresso estão em desenvolvimento.

Panorama geral sobre os critérios para os produtos de papel Os Critérios para o Rótulo Ecológico para papel incluem: O tipo de fibra que pode ser usada; A limitação do uso de substâncias nocivas ou perigosas ao meio ambiente e à saúde; A redução da poluição do ar durante o processo de produção; A redução da poluição da água durante o processo de produção; A limitação do consumo de energia durante a produção; Redução dos impactos causados pelos resíduos sólidos.

Manual do usuário - “User’s manual” Um manual para o usuário está disponível para cada grupo de produtos. Ele descreve em detalhes: O grupo do produto; O procedimento para candidatura; Os critérios. Dá exemplos de aplicação dos critérios. Mostra as declarações e formulários a serem apresentados. Kit de informações para papel gráfico e para cópias

Os tipos de fibras a serem usadas Para produtos do tipo papel cópia/gráfico: Fibras podem ser de celulose de madeira, fibras recicladas de produtos de papel usado ou sobras / aparas ou outras fibras que não de madeira. As fibras de aparas das fábricas de papel não são consideradas como fibras recicladas. A origem das fibras virgens usadas deve ser indicada e as florestas em parte devem ser certificadas (10% atualmente, mas deve ser mudado para 50%). Não se aceitam florestas cortadas ilegalmente, de áreas de conservação ou contendo árvores geneticamente modificadas. Aceitam-se as certificações FSC ou algum sistema com reconhecimento pelo PEFC.

Os tipos de fibras a serem usadas Para produtos do tipo papel “tissue’: Fibras podem ser de celulose virgem de madeira, fibras recicladas de produtos de papel usado ou sobras / aparas ou outras fibras que não de madeira. As fibras de aparas internas das fábricas de papel não são consideradas como fibras recicladas. A origem das fibras virgens usadas deve ser indicada e documentada como sendo proveniente de florestas com manejo florestal sustentável. Ainda nos critérios antigos não se solicitava certificação das florestas, mas isso deve mudar para 50% de certificação nos novos critérios já publicados. Para o caso das aparas de papel não se solicita documentação da origem.

Produtos para papel para cópias: Requisitos para substâncias químicas perigosas - a ler com atenção o manual e referências Produtos para papel para cópias: Ausência de cloro elementar no branqueamento; Etoxilatos de alquilfenol ou outros derivados de alquilfenol (APEOs); Monômeros residuais que ofereçam riscos; Químicos para revestimento, retentores, fortalecedores de resistência úmido, repelentes a base d'água ou produtos químicos utilizados para tratamento de água; Surfactantes usados na reciclagem do papel; Biocidas; Corantes com base em certos princípios; Idem para alvejantes.

Requisitos para substâncias químicas perigosas Produtos para papel “tissue”: Ausência de cloro elementar no branqueamento; Etoxilatos de alquilfenol ou outros derivados de alquilfenol (APEO); Substâncias organo-cloradas específicas; Azo-substâncias específicas; Corantes e alvejantes óticos; Biocidas; Amaciantes, perfumes, etc.

Requisitos para sistemas de gestão de resíduos (Ciclo de produção) Implantação de sistemas de gestão de resíduos em toda as etapas dos locais de produção de celulose e papel, bem como nas plantas convertedoras para a produção de rolos, guardanapos, etc. Separação e uso de material reciclável; Recuperação de materiais para outros usos; Gestão de resíduos perigosos; Conformidade legal.

Exemplos de critérios sobre poluição Poluição da água AOX (compostos de cloro) DQO Fósforo (novo) Poluição atmosférica: Enxofre e óxido de nitrogênio Dióxido de carbono - CO2 de origem fóssil Uso de energia (consumo de eletricidade e de combustível): Consumo de combustível total Consumo de eletricidade total

Comprovações das adequação aos critérios de utilização Papel para cópia: Informações sobre os produtos químicos utilizados na produção das polpas básicas e do papel em si: Lista de produtos químicos de produção; Fichas de material e de segurança para todos os produtos químicos utilizados; Declaração de que o gás cloro não foi utilizado; Declarações dos fornecedores de produtos químicos; Resultados referenciados para os dados de poluição hídrica, aérea e consumo de energia válidos por um certo período de tempo.

Comprovações das adequação aos critérios de utilização Finalmente: Comprovação de que o papel possui “fitness for use”, ou seja, qualidade para ser vendido na função dessa categoria de produto.

Obrigado e sucessos...