Wireless Personal Area Network IEEE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Wi-Fi – IEEE Curso de Rede de Computadores WI-FI Prof. Rafael Sales.
Advertisements

Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
WiFi Daniel Filippi Gustavo Rodrigues Kassyus de Souza Rafael Fares
Apresentação Turma: 2IA Período: Matutino Tempo previsto: 15 minutos
Placas de Rede Wireless
Análise e desenvolvimento de Comunicação e Computação móvel em Sistemas de Automação. Aluno: Gustavo Fernandes Orientador: Adriano Carvalho.
Projeto Físico de uma Rede Local
Wireless Mesh Networks: A Survey
USB Wireless e Tecnologias 3G
Diego Martins e Felipe Lima
Quiz.
Meios sem fio Prof. Vital P. Santos Jr..
Modelo de Referência OSI
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Prof. Moisés Vidal Ribeiro
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
PAULO A. FERREIRA PEDRO R. M. FILHO YURI F. G. DIAS ADOLFO BAUCHSPIESS
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio
WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira
Implementation and Performance Evaluation of Network Coding for Cooperative Mobile Devices Morten V. Pedersen, Frank H.P. Fitzek and Torben Larsen Implementação.
CCNA 1 – Meios de Comunicação
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
Universal Description, Discovery and Integration (UDDI) Rafael Andrade
Apresentador: Felipe Muniz. Missão Tornar-se referência em inovação e eficácia na automação de processos e atividades empresariais.
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
ZigBee Por: Thiago Soares de Carvalho
Redes Domiciliares Alunos: Thales de Assis Carvalho
EEL878 – Redes de Computadores I
Site Survey para implantação de redes wireless internas
Padrão de Segurança de Rede Sem Fio
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Switch.
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
Juliano Maia Letícia Conte.  Surgiu para unir tecnologias como celular, headsets,...  1994: a empresa Ericson busca por uma tecnologia de transmissão.
Noções de WLAN Disciplina de Redes de Computadores II
Domingos Sávio João Lima José Francisco Raphael Barros.
Introdução a redes Wireless
Técnico em Informática
Redes Locais Sem Fio Wellington Wagner F. Sarmento Disciplina de Redes de Compoutadores.
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
ALCANCE E ROBUSTEZ EM UMA REDE DE SENSORES SEM FIO ZIGBEE SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE OBSTÁCULOS PREDIAIS HELGER A. A. MUÑOZ FILLIPE L. COUTO ADOLFO.
TRANSMISSÃO DE DADOS NA TECNOLOGIA WiMAX
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
SENAC - Faculdade de Tecnologia - Pelotas Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Introdução a Informática Interfaces – SCSI Acadêmico: William.
Redes de Sensores e Atuadores Wireless para Automação Predial
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Resilient Packet Ring Eudes Raphael de Sá Santana.
Aula 05.
 E. E. Padre Piccinini PRONATEC – TURMA 2 ALUNOS: Lytssa Pereira, Mirela Mancini, João Flávio, Pedro e Alexandro Professor: João Flávio.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
REDE DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS INTEGRADOS E FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO Objetivo O objetivo principal deste trabalho constitui-se na apresentação do estudo,
2 Integrantes André Schäffer Breno Neil (Gerente) Caio Lira Eduardo Cavalcanti Felipe Bartolomeu Felipe Maia Filipe Luiz Monteiro Hugo Calazans João Victor.
Redes Wireless Prof. Deivson de Freitas Objetivos Apresentar características e funcionalidades de redes wireless e pontos de acesso (Access Point)
Características, protocolos e funcionamento
CCNA Exploration Camada Física OSI
Hardware de Rede Aula 2 Willamys Araújo.
Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William
R EDES W IRELESS Prof. Fabio E. Santos. INTRODUÇÃO A REDE WIRELESS rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos por meio de equipamentos que.
Low Power Wifi vs. Bluetooth Low Energy
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Uma solução de baixo custo para captura,compressão, envio e visualização de imagens em um sistema embarcado Blackfin Trabalho de Conclusão de Curso PUC-Campinas.
Power Line Comunication Aspectos técnicos e a algumas informações sobre esta nova Tecnologia.
IPv6 Redes de Comunicação de Dados Prof. Cristiano José Cecanho.
Manutenção e Configuração de Micros 14 - Acesso Remoto Prof. Fabrício Azor é 117.
Transcrição da apresentação:

Wireless Personal Area Network IEEE 802.15 Cristiano Campos João Rodrigo Coutinho {ccc2, jrtsc}@cin.ufpe.br Prof.: Djamel Sadok 23 de Maio de 2005

Roteiro Introdução Projeto 802.15 ZigBee Conclusão Referências Task Groups ZigBee Aplicações Conclusão Referências

Introdução WPAN’s: Padrão 802.15.1 baseado em Bluetooh™ Menores taxas de transmissão Cobrem distâncias menores São utilizadas principalmente para substituir os cabos de conexão entre equipamentos pessoais portáteis: Celulares, Pagers, Laptops, PDAs ... Tecnologia ainda em fase inicial, porém com desenvolvimento rápido

Projeto 802.15 Objetivo: publicar padrões, recomendações, ou guias que tenham ampla aceitação e que tratem eficientemente de questões de coexistência e interoperabilidade com outras soluções existentes; Conceito chave: plugging in 2 situações onde pode haver comunicação: Apenas 2 dispositivos a poucos metros um do outro. A poucos quilômetros, caso haja um servidor central nessa distância. Habilidade de lock out Um conceito chave na tecnologia de WPAN é conhecido como plugging in. No scenario ideal, quando quaisquer dois dispositivos equipados com WPAN chegam perto o suficiente (dentro de poucos metros um do outro) ou dentro de alguns quilômetros de um servidor central, podem comunicar-se como se estivessem conectados por um cabo. Uma outra característica importante é a habilidade de cada dispositivo de lock out seletivamente outros dispositivos, impedindo a interferência needless do interfer ou acesso desautorizado à informação

Task Groups 802.15.1 802.15.2 802.15.3 802.15.4 WPAN/BlueTooth Coexistence 802.15.3 WPAN High Rate 802.15.4 WPAN Low Rate 802.15.1  padrão baseado na especificação bluetooh (14jun2002) 802.15.2  desenvolve um guia de práticas recomendadas para a coexistencia das tecnologia wpan (2 wireless networks negotiate to minimize mutual interference) 802.15.3  'ultra wideband‘(UWB) ~100Mbps limitados pela distância 802.15.4  ZigBee

ZigBee Desenvolvido pela ZigBee Alliance Tecnologia Recente Conhecido como HomeRF Lite Corresponde ao IEEE 802.15.4 Controle seguro, de baixo custo e baixa potência de diversos equipamentos automação predial, aplicações em telemedicina e entretenimento ZigBee Alliance conta com 45 empresas e trabalha em conjunto com o IEEE

Aplicações

ZigBee Dispositivos operam em faixas que não requerem licença para funcionamento. Como funciona Os dispositivos baseados na tecnologia ZigBee operam na faixa ISM que não requer licença para funcionamento, incluindo as faixas de 2,4GHz (Global), 915Mhz (América) e 868Mhz (Europa) e com taxas de transferência de dados de 250kbps em 2,4GHz, 40kbps em 915Mhz e 20kbps em 868Mhz. O padrão oferece atualmente interfaces com velocidades de conexão compreendidas entre 10Kbps e 115Kbps e com um alcance de transmissão entre 10m e 100m, dependendo diretamente da potência dos equipamentos e de características ambientais (obstáculos físicos, interferência eletromagnética, etc). Quanto ao problema de alimentação dos dispositivos, os módulos de controle dotados com esta nova tecnologia podem ser alimentados até mesmo por baterias (pilhas) comuns, sendo que sua vida útil está relacionada diretamente com a capacidade da bateria e a aplicação a que se destina. Nesse aspecto, o protocolo ZigBee foi projetado para suportar aplicações com o mínimo de consumo (com pilhas comuns, um dispositivo pode funcionar até 6 meses).

Conclusão As redes sem fio atuais são particularmente interessantes em recintos, tais como prédios, fábricas, etc. Entretanto, para muitas aplicações, a falta de uma infra-estrutura adequada, ou de recursos para investimento devido aos altos custos envolvidos, oferecem dificuldades para sua implementação. As redes sem fio atuais, apesar de serem adequadas para uso ao ar livre ou em ambientes fechados, são particularmente interessantes em recintos delimitados, tais como residências, prédios de escritórios, hospitais, universidades, fábricas e armazéns. Entretanto, para muitas aplicações, a falta de uma infra-estrutura adequada ou de recursos para investimento devido aos altos custos envolvidos, oferecem dificuldades para sua implementação no controle de algumas atividades cotidianas. Os custos dos acessos baseados em redes sem fio que utilizam o padrão IEEE 802.11, por exemplo, ainda são proibitivos para muitos usuários de redes e de sistemas de automação. A tecnologia ZigBee surge nesse cenário como uma alternativa viável que possibilita a utilização dos sistemas de controle sem fio para esse tipo de aplicação em dispositivos mais simples

Conclusão ZigBee surge como uma alternativa viável possibilitando o uso dos sistemas de controle sem fio para esse tipo de aplicação em dispositivos mais simples.

Referências http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwlan/pagina_1.asp http://searchmobilecomputing.techtarget.com/sDefinition/0,,sid40_gci837444,00.html http://ieee802.org/15/index.html http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_zigbee.php http://www.zigbee.org/en/index.asp