Método sistêmico para abordar questões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Terra, Fogo, Água e Ar - apelo para a vida do planeta preservar”
Advertisements

Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
O Mundo em nossas mãos!.
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Características gerais dos seres vivos
Ecologia.
ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
Ciclos Biogeoquímicos
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Gestão Ambiental Aplicada
BIOLOGIA PROFª SIRLENE
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Palestrante: José Eustáquio Viola
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
Balanço de Emergia na Biosfera
Transformações de energia na Biosfera
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Profª Lucia Helena Amim
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Mudanças climáticas e evolução do Homem
QUESTÕES ENEM REGRA DE TRÊS
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
Material para análise dos fluxos de base 21/01/2009 Materiais de Referência: Folios #1 e #2 Apresentação PPT de Matt Cohen ? ?
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
Segunda parte: Análise sistêmica
UNICAMP - FEA - DEA - LEIA ANÁLISE EMERGÉTICA METODOLOGIA EMERGÉTICA Discutir a interação entre a economia e os ecossistemas Mostrar a dependência do.
Contabilidade Emergética dos Sistemas
Como funciona a natureza?
Efeito Estufa.
CONCEITOS IMPORTANTES CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Características dos seres vivos
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
Professor: Cícero Matos
Economia dos Serviços Ecossistêmicos
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Constituição do planeta Terra:
Problemas Ambientais.
Atividade dos seres vivos
Ecologia.
Economia Ecológica e a Natureza dos Recursos Naturais Joshua Farley, PhD Universidade de Vermont Desenvolvimento de Comunidade e Economia Aplicada Instituto.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 1º bimestre: 6º ano.
Adaptado do Curso de Economia Ecológica e Desenvolvimento Sustentável - VII ECOECO. Fortaleza, Nov – ministrado pelo Prof. Manuel-OSÓRIO de Lima.
A Natureza dos Recursos Naturais
Ciências Naturais – 8.º ano
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
Ecologia geral.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Ciências Naturais – 8.º ano
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Características gerais dos seres vivos
O Efeito Estufa.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Conjunto de elementos ou componentes que se relacionam entre si
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Método sistêmico para abordar questões. Temas extra-classe Método sistêmico para abordar questões.

Temas de interesse da coletividade Análise crítica dos sistemas Mapas das diversas realidades Análise crítica do sistema global Percepção sistêmica da realidade global

Análise crítica dos sistemas Análise e síntese da atuação humana nas diversas realidades ou sistemas. Sistema O produto das interações de energias, materiais e informações que compõem um ambiente, entre si e com o ambiente externo.

Sistemas SERES VIVOS Átomos Moléculas Células Organismos Sistemas funcionais Seres Vivos SISTEMA SOCIAL Ser humano individual Famílias e Comunidades Organizações Sociais Governos Regionais Comunidades do Mundo CIÊNCIA Experiência individual Modelo de interpretação Teorias & Métodos Epistemologias Cultura Científica Sistemas BIOSFERA Minerais, Gases, Água Seres vivos Interações das partes abiótica e biótica Ecossistemas Interações de Ecossistemas Biosfera COSMOS Matéria Cósmica Planetas, asteróides, luas, sol Sistema Solar Galáxia Sistemas Intergalácticos Buraco Negro

Organismos Órgãos Tecidos Células Moléculas

Todo o que existe Omniversos Universos Galáxias Sistemas solares Planetas Sociedades Grupos Relações Indivíduos

Biosfera Formas de vida Espécies Famílias Indivíduos Simbiontes

Análise crítica dos sistemas A análise deve incluir o tempo Os sistemas evoluem: eles mudam de composição, estrutura e organização com o tempo. Limitações A evolução dos sistemas segue regras de caráter universal, entre elas: as leis da termodinâmica dos sistemas abertos.

Diagrama do sistema da Biosfera (Odum, 2007)

Análise da biosfera Forças externas Existem três forças externas: energia da radiação solar, energia gravitacional do sol e da lua, calor interno da Terra.

Forças internas ou estoques A fotossíntese ocorre nos ecossistemas naturais remanescentes e no espaço agrícola. O estoque de energia fóssil fornece materiais e energia a indústria e as cidades.

Interações As matérias primas são beneficiadas na industria e no comercio e daí vão para as cidades. As cidades fornecem serviços. Existe um fluxo de dinheiro em contra-corrente aos fluxos de bens e serviços.

O sistema muda continuamente e em pulsos Um serviço importante é a informação (conhecimento) que regula o sistema inteiro. Trata-se de um laço de retro-alimentação. A informação muda com o tempo.

A natureza recicla os materiais na biosfera. Ela tem uma capacidade limitada de absorver e transformar os resíduos do sistema.

O sistema da Biosfera completo Soerguimento geológico Energia das marés Fluxo duplo de Informação Fluxo de Informação Materiais e serviços ambientais Produtos Industriais Ciclagem

Estoques valiosos que interagem com o sistema econômico Alguns estoques importantes de recursos naturais não foram considerados no diagrama de Odum (2007): Gelo polar, geleiras, glaciares, atmosfera; Estruturas que seqüestram C: recifes, permafrost, clatratos; Ecossistemas e biodiversidade; Minerais.

Estoques valiosos que interagem com o sistema econômico Folio #1: “Em 2000 a contribuição emergética da civilização humana para a geobiosfera através recursos lentamente renováveis foi maior do que todos os inputs antes da Revolução Industrial. Um sintoma do surgimento de fluxos emergéticos temporários é a acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, que causa efeitos que mudam os padrões e a intensidade do clima.” “Se esses inputs temporários de emergia devem ser incluídos nas tabelas de avaliação da geobiosfera ,depende da escala a ser considerada e se esses inputs se tornaram ligados aos processos estudados.”

Esses estoques levaram milhões de anos para se formar. Primeiro a vida anaeróbica. Perdas Intensas Energia das Marés Soerguimento geológico Biosfera: 0 – 500 000 anos

Depois de muito tempo as estruturas de seqüestro de enxofre e carbono, surgiu a vida aeróbica e em decorrência dela a atmosfera oxidante atual. Soerguimento geológico Energia das Marés Biosfera: 500 000 – 4 000 000 anos

Finalmente nos últimos 500 milhões de anos surgiu a vida aeróbica mais complexa e os estoques de recursos fósseis. Energia das Marés Soerguimento geológico Biosfera: 4 000 000 – 4 500 000 anos

Um resumo de tudo

O que desapareceria primeiro: os sistemas humanos ou naturais? A situação atual: perda de estruturas vitais Soerguimento geológico Energia das marés O que desapareceria primeiro: os sistemas humanos ou naturais? Fluxo duplo de Informação Fluxo de Informação ? Materiais e serviços ambientais Produtos Industriais ? Ciclagem Desafio: o que fazer?

Análise crítica da biosfera Em relação ao o tempo O uso da energia fóssil degrada os ecossistemas e coloca em risco as estruturas que seqüestram carbono. Se essas estruturas colapsam vão liberar CO2 e CH4 em grandes volumes aumentando o aquecimento global e os desastres climáticos.

Análise crítica da biosfera Limitação do crescimento A abundância de recursos (renováveis e não renováveis) permitiu o crescimento da população acima da capacidade de suporte sustentável. O esgotamento desses recursos vai cortar o subsídio energético que grande parte da população recebe.

Depois do crescimento: o ajuste Temos que aprender a viver com recursos renováveis, em outras palavras: sustentavelmente. Como avaliar a capacidade de produção e a capacidade de absorção de resíduos dos ecossistemas e da biosfera? Quantas pessoas o sistema suporta? Como produzir? Que modelos de vida?

Questões gerais para qualquer tema: O que se deseja conhecer? Quais os limites desse sistema? Pode se fazer um diagrama para mostrar como funciona? Quais as forças externas e internas? Como interagem os fluxos e os estoques de energia? Para onde evolui o sistema? Como pode mudar de rumo?

A parte humana: O que se disputa? Quais os interesses em jogo? Qual é o esclarecimento das partes envolvidas? Como se articulam os grupos, as comunidades e a população? Onde colocam seus esforços de controle? Como entram em jogo a educação, a mídia e outras vias de comunicação? Qual o papel dos diversos setores da população e das elites?