Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

Conceituando Fluxograma
ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO Ambiente Novos concorrentes Novas Tecnologias
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Cadeia e Teia Alimentar
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
GERADORES ELÉTRICOS.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
Os fluxos energéticos da Biosfera e a evolução da cultura humana.
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
Introdução à Metodologia Emergética.
O que é necessário para que ocorra uma transformação?
Balanço de Emergia na Biosfera
Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
Qual é a situação atual e qual o futuro?
Transformações de energia na Biosfera
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PRODUTOS RURAIS USANDO EMERGIA. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO SÍTIO “DUAS CACHOEIRAS”. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp,
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
Análise Emergética de um Assentamento de Reforma Agrária
Como funciona a natureza? A visão da Metodologia Emergética
Impactos ambientais da produção de biodiesel de soja
AVALIAÇÃO EMERGÉTICA Laboratório Engenharia Ecológica.
Álcool Etanol Combustível
Segunda parte: Análise sistêmica
Introdução à Metodologia Emergética.
Evironmental Accounting Emergy and Environmental Decision Making
UNICAMP - FEA - DEA - LEIA ANÁLISE EMERGÉTICA METODOLOGIA EMERGÉTICA Discutir a interação entre a economia e os ecossistemas Mostrar a dependência do.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Símbolos prontos para usar, em fundo escuro.
Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade.
Environmental Accounting Emergy and Environmental Decision Making
Consumidor Diagramas □ Biosfera □ Funcionamento da Unicamp □ Agenda 21 universitária.
Símbolos prontos para usar, em fundo escuro.
1 Serviços e produtos das florestas Março 2005 Enrique Ortega Departamento de Engenharia de Alimentos Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática.
Diagramas sistêmicos de Barão Geraldo
Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,
Consumidor Diagramas (a) Funcionamento da biosfera (b) Agro-ecossistema (c) Biomas da Terra.
319. População Mundial (PEOPLE). O número de pessoas no mundo é o balanço entre reprodução e mortalidade. A reprodução por pessoa é afetada pelo produto.
Análise emergética da sustentabilidade da produção agrícola e pecuária
Contabilidade Emergética dos Sistemas
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
A contribuição da visão sistêmica de Howard T. Odum
302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)
206. Oscilação e Presa-Predador
Fatores Limitantes Internos (RECYCLE)
Fatores Limitantes Externos (FACTORS)
317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)
Como funciona a natureza?
315. Macro-economia (MACROEC)
213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)
306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)
301. Vendas com preços inversamente proporcionais à oferta (SALES)
305. Uso econômico de reservas (TANKSALE). TANKSALE é um modelo (Figura IV-5a) de minerar e usar de uma fonte não-renovável (Q), como carvão, petróleo.
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
1 Consumidor Diagrama (a) Formação do petróleo 2 Howard T. Odum ( )
207. Produção Líquida (NETPROD)
Modelagem e Simulação de Sistemas.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Adaptado do Curso de Economia Ecológica e Desenvolvimento Sustentável - VII ECOECO. Fortaleza, Nov – ministrado pelo Prof. Manuel-OSÓRIO de Lima.
Professora: Narah Vitarelli
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Cadeia e Teia Alimentar
Modelagem e Simulação de Sistemas.
Administração de Materiais
Professora: Carla Bertechini Faria
COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
Transcrição da apresentação:

Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética. Enrique Ortega, Elmer Coopa Ribera Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada Faculdade de Engenharia de Alimentos Unicamp, Fevereiro 2005 www.unicamp.br/fea/ortega

Símbolos com conexões Fonte de energia externa ilimitada Fluxo de Energia Fonte de energia limitada Sumidouro de Energia Sistema ou subsistema Estoque interno Produtor preço Transação Interruptor Interação Consumidor

Tela pronta para fazer seu diagrama (fundo branco) Fonte de energia externa ilimitada Fluxos de Energia Fonte de energia externa limitada Sistema ou subsistema Também deposito ou estoque interno (limitado) Produtor Sumidouro de Energia Consumidor preço Transação Interação Interruptor Tela pronta para fazer seu diagrama (fundo branco)

Símbolos prontos para usar, em fundo escuro. Fonte de energia externa ilimitada Fluxos de Energia Sistema ou subsistema Fonte de energia externa limitada Deposito ou estoque interno (limitado) Sumidouro de Energia Consumidor Produtor preço Transação Interruptor Interação Símbolos prontos para usar, em fundo escuro.

Significado dos símbolos da Análise Emergética Fonte continua ilimitada: Um recurso externo que fornece energia de acordo a um programa controlado externamente (força constante). Fonte continua limitada: Um recurso externo que fornece energia de acordo a uma certa interação regulada pela estrutura interna do sistema (função força decrescente). Fonte temporária limitada: Uma reserva energética fora do sistema, que guarda uma certa quantidade de energia potencial. Fluxo de Energia: Um fluxo cuja vazão depende de uma interação ou da fonte que o produz e do estoque energético produzido.

Significado dos símbolos da Análise Emergética Interação: processo de transformação de energia potencial que exige a participação de varias formas de energia. O conceito de energia potencial se estende a matéria e a informação. Entradas de Energia Potencial Saída de uma ou várias energias de maior qualidade (trabalho do sistema) Energia = Trabalho + Calor Energia dispersada Energia potencial = Energia de maior qualidade + Energia dispersada

Significado dos símbolos da Análise Emergética Produtor: Unidade auto-catalítica que coleta e transforma energia de baixa qualidade (intensidade) sob a ação de fluxo de energia de alta qualidade. Sumidouro de Energia: Degradação e dispersão da energia potencial empregada no processo. Consumidor: Unidade auto-catalítica que aproveita a biomassa produzida em etapas anteriores da cadeia trófica e gera um fluxo de energia de alta qualidade para fins de controle geral.

Unidades auto-catalíticas P Q Produtor Consumidor R Q Parte do trabalho produzido permanece no sistema como energia estrutural que reforça a interação. Esse estoque interno denomina-se Q pois indica Quantidade e Qualidade.

Reciclagem de nutrientes Produtores Reciclagem de nutrientes Cadeia de vários estágios de consumidores Fontes renováveis externas Resíduos Energia dispersada Aproveitamento da energia disponível em uma área

Consumidores de biomassa Fontes externas Nutrientes Consumidores de biomassa 1 000 000 J 1 000 J 100 J 10 J 1 J 0 J Produtores de biomassa Resíduos Energia dispersada Decompositores

Significado dos símbolos da Análise Emergética Depósito: Uma reserva energética dentro do sistema, que guarda uma quantidade de energia de acordo com o balanço de entradas e saídas (variáveis de estado). Caixa: Símbolo de uso múltiplo que pode ser usado para representar uma unidade de consumo e produção dentro de um sistema. Representa um sub-sistema.

Significado dos símbolos da Análise Emergética sensores on off Interruptor: um controlador que permite que ocorra um fluxo ou um processo a partir de uma combinação de sinais obtidas por sensores. preço Transação: ação de venda de bens ou serviços (linha continua) em troca de pagamento em dinheiro (linha tracejada). O preço é mostrado na figura como uma fonte de energia externa. O processo pode ser também de escambo.

Diagrama resumido F R2 N R1 E1 E2 E3 N = fontes não- renováveis da natureza R2 = recursos renováveis da biosfera e da região F= materiais e serviços comprados da economia (em geral não-renováveis) F R2 N Compras R1 = recursos renováveis diretos Erosão bens humanos Controle Infra- estrutura Produtos Vendidos Subsídios E1 R1 Perdas (sem taxar) Externalidades E2 Fotosíntesse Albedo Serviços ambientais (sem subsídio) E3 Unidade de produção Diagrama resumido Energia degradada

Diagrama resumido tradicional Materiais Serviços Deposito ou estoque interno (limitado) M S F = M+S N Y = I+F Emergia total Consumo interno I = R+N Produtos R Produtor Ep = Energia dos produtos Fonte de energia externa limitada Transformidade: Tr = Emergia/Energia dos produtos Sumidouro de Energia

Diagrama resumido considerando renovabilidade parcial Materiais e serviços renováveis Materiais e serviços não-renováveis Deposito ou estoque interno (limitado) F = Fr+Fn Mr+Sr Mn+Sn N Y = I+F Emergia total Consumo interno I = R+N R Produtos Produtor Ep = Energia dos produtos Fonte de energia externa limitada Transformidade: Tr = Emergia/Energia dos produtos Sumidouro de Energia