308. Ciclo do rendimento florestal (FORYIELD). O modelo FORYIELD na Figura IV-8a tem a essência de uma plantação florestal e sua interface com a economia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Advertisements

Elasticidade e Suas Aplicações
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
2003 – Ano Internacional da Água Doce Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa URUAÇU – GOIÁS - BRASIL.
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
03. Cadeia alimentar do bosque de pinheiros
09. SISTEMAS OSCILATÓRIOS
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
07. MAIS MODELOS OBJETIVOS:
CAPÍTULO 19. PLANTAÇÕES FLORESTAIS
04. Níveis tróficos e qualidade de energia
CAPÍTULO 28. POPULAÇÃO E CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Álcool Etanol Combustível
Environmental Accounting Emergy and Environmental Decision Making
1 Serviços e produtos das florestas Março 2005 Enrique Ortega Departamento de Engenharia de Alimentos Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática.
309. Uso genérico do ambiente (ENVUSE). O sistema ENVUSE na Figura IV-9a é um modelo geral para examinar o uso econômico de recursos ambientais. Como.
102. Crescimento com uma Fonte Renovável como o Sol (RENEW)
319. População Mundial (PEOPLE). O número de pessoas no mundo é o balanço entre reprodução e mortalidade. A reprodução por pessoa é afetada pelo produto.
214. Sucessão e clímax (CLIMAX)
Produção e Consumo durante o dia (DAYPR)
215. Especialização em uma ilha e dispersão (SPECIES)
212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento.
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
209. Pulso e Reciclagem (PULSE)
310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em (IRELAND)
A contribuição da visão sistêmica de Howard T. Odum
302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)
206. Oscilação e Presa-Predador
Modelo 101. Crescimento Exponencial (EXPO)
314. Crescimento controlado pelo comércio na Nova Zelândia (NZ)
303. Empréstimos, juros e bancos financeiros (BANK)
Fatores Limitantes Internos (RECYCLE)
Fatores Limitantes Externos (FACTORS)
103. Crescimento com uma Fonte Não Renovável (NONRENEW)
304. Uso econômico de recursos renováveis (PRODSALE)
317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)
202. Crescimento Logístico (LOGISTIC)
315. Macro-economia (MACROEC)
216. Espécies e áreas de recursos disponíveis (SPECAREA)
213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)
306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)
313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)
312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)
301. Vendas com preços inversamente proporcionais à oferta (SALES)
201. Tanque de Drenagem (DRAIN)
Duas populações com interações competitivas (INTERACT)
305. Uso econômico de reservas (TANKSALE). TANKSALE é um modelo (Figura IV-5a) de minerar e usar de uma fonte não-renovável (Q), como carvão, petróleo.
Competição entre duas populações em crescimento exponencial (COMPETE)
316. Crescimento de uma economia regional controlada pelo mundo externo (STWORLD)
318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)
Competição por fontes limitadas (EXCLUS)
Pradaria (PRAIRIE). 2 Uma pastagem molhada natural na Florida é chamada de pradaria. O capim realiza a fotossíntese consumindo os nutrientes rapidamente.
208. Aquário Aberto (OPENAQ)
4. Crescimento com duas Fontes, Renovável e Não Renovável (TWO-SOURCE)
307. Rendimento agrícola baseado em preços relativos (AGRPRICE)
311. Economia agrária baseada em rotação de terra de cultivo (ROTATION)
207. Produção Líquida (NETPROD)
Modelagem e Simulação de Sistemas.
210. Marisma de água salgada (SALTMRSH)
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
Oficina de Compostagem
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Transcrição da apresentação:

308. Ciclo do rendimento florestal (FORYIELD)

O modelo FORYIELD na Figura IV-8a tem a essência de uma plantação florestal e sua interface com a economia, que compra os produtos de madeira. Operando em luz solar disponível (J0) e usando os nutrientes do solo para fertilidade (SW), matéria orgânica (W) é produzida incluindo madeira de troncos, membros, e raízes. Um pouco da matéria orgânica é usada continuamente para respiração dos tecidos das plantas e outros consumidores como microrganismos e animais.

Quando a madeira alcança o ponto inicial de estoque (TW), a madeira é cortada e vendida por dinheiro a preços prevalecedores (P1). Este processo de cortar, transportar, e vender, requer investimentos de trabalho, maquinário, e outro bens e serviços.

Estes investimentos custam dinheiro que é pago do dinheiro disponível (M) a um preço (P2). Quando o processo de corte diminui o estoque de madeira abaixo do ponto inicial (TC), o corte e a venda são interrompidos. No programa, X é usado para iniciar e para o corte: se X é 0, não é cortada; se X é 1, o corte é iniciado.

Mi.xls

Depois do corte da floresta, o dinheiro que foi ganho a partir das vendas tem que durar até o próximo ciclo de corte. Durante o tempo de crescimento, dinheiro é oago a um preço (P3) para fertilizar o solo e desenvolver práticas gerenciais relacionadas.

Os gráficos de simulação de estoque de dinheiro no gráfico mais alto (M), é o estoque de biomassa madeireira (W) e nutrientes do solo (SW) no gráfico mais baixo. Os nutrientes no solo aumentam depois do corte devido a fertilização e diminui novamente conforme as árvores ficam maiores e ligam nutrientes a biomassa.

Exemplos do ciclo do rendimento florestal Florestas de plantação são encontradas ao redor do mundo, usando diferentes espécies em lugares diferentes dependendo do solo e do clima. As espécies plantadas são selecionadas por rápido crescimento líquido.

Eles são normalmente as espécies encontradas originalmente como espécies sucessivas que foram dominantes após o cobrimento inicial do espalhamento de sementes pelo vento, pequenas plantas foram estabelecidas, e antes da diversidade da longa vida, alta qualidade, o crescimento lento e maturação das espécies que se tornam dominantes.

As espécies de plantação raramente desenvolvem tanta produção bruta como uma floresta madura completamente desenvolvida, mas quanto maior a produção líquida de madeira encontra as necessidades da economia humana para madeira para casas, papel, cozinha, e muitos outros usos. Para manter plantações de serem mudadas de lugar por espécies selvagens, requer gerenciamento incluindo a replantação após o corte, semeamento, e frequentemente fertilizar o solo.

Floresta de plantação é uma forma de agricultura, mas uma que possui um longo ciclo de 20 a 50 anos para conseguir um safra. No geral, conforme os recursos da floresta se tornem raros, preço de vendas aumentam, o que causa a economia nas plantações. Por outro lado, se o preço dos investimentos em combustível, bens, e serviços aumentam, mais dinheiro é necessário para pagar pelos custos.

Preços de investimentos pode aumentar mais rápido que o preço de produtos de madeira vendidos. A quantidade de investimentos comprados, do diagrama a direita, que podem ser comprados, diminui, e o rendimento é menor.

Apesar deste modelo ser calibrado para florestas de plantações, modelos similares se aplicam para cultura de peixes. Assim, o trabalho do meio ambiente, a esquerda, se torna proporcionalmente maior, favorecendo as florestas naturais como fonte de madeira.

Problemas experimentais "E se" 1. O que acontece com o rendimento e dinheiro ganho se o investimento ambiental que suporta a plantação aumenta (dobre J0)? 2. O que ocorre com a economia da plantação se o preço da madeira nos mercados cai a um valor baixo? Mude P1 para um valor 1/10 do valor inicial. o que ocorre se o preço da madeira aumentar 1.5 vezes o valor inicial? Mude P1 para e observe o efeito no rendimento.

3. Se a condição inicial do solo é fértil (SW = 2), e aqui não há muita fertilização, o que acontece com o rendimento? Reduza K8 a Para alguns propósitos como produção de papel, as árvores não tem que ser grandes, entretanto árvores maiores são necessárias para postes de telefone e construção. O que ocorre neste modelo quando o ponto inicial do corte (TW) é aumentado? Aumente TW para 3000.

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007