4. Crescimento com duas Fontes, Renovável e Não Renovável (TWO-SOURCE)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBI/JI Pe. Joaquim Flores
Advertisements

Fontes de Energia e o Meio Ambiente
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas para Modelagem e Simulação.
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
Estações do ano Sair Iniciar.
AM020-Temas de atualidade Para entender o funcionamento da economia humana: o uso combinado das análises de K. Marx e de H. Odum Prof. Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp.
06. MODELOS DE CRESCIMENTO
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
05. MÁXIMA POTÊNCIA OBJETIVOS:
09. SISTEMAS OSCILATÓRIOS
TA 159A Tópicos Especiais em Engenharia de Alimentos Ari Nelson Rodrigues Costa 23/07/2006 Odum, H. T. Odum, E. C. University Press.
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
07. MAIS MODELOS OBJETIVOS:
CAPÍTULO 28. POPULAÇÃO E CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO.
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Álcool Etanol Combustível
Símbolos prontos para usar, em fundo escuro.
1 Serviços e produtos das florestas Março 2005 Enrique Ortega Departamento de Engenharia de Alimentos Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática.
309. Uso genérico do ambiente (ENVUSE). O sistema ENVUSE na Figura IV-9a é um modelo geral para examinar o uso econômico de recursos ambientais. Como.
102. Crescimento com uma Fonte Renovável como o Sol (RENEW)
319. População Mundial (PEOPLE). O número de pessoas no mundo é o balanço entre reprodução e mortalidade. A reprodução por pessoa é afetada pelo produto.
214. Sucessão e clímax (CLIMAX)
Produção e Consumo durante o dia (DAYPR)
215. Especialização em uma ilha e dispersão (SPECIES)
212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento.
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
209. Pulso e Reciclagem (PULSE)
310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em (IRELAND)
308. Ciclo do rendimento florestal (FORYIELD). O modelo FORYIELD na Figura IV-8a tem a essência de uma plantação florestal e sua interface com a economia,
A contribuição da visão sistêmica de Howard T. Odum
302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)
206. Oscilação e Presa-Predador
Modelo 101. Crescimento Exponencial (EXPO)
314. Crescimento controlado pelo comércio na Nova Zelândia (NZ)
303. Empréstimos, juros e bancos financeiros (BANK)
Fatores Limitantes Internos (RECYCLE)
Fatores Limitantes Externos (FACTORS)
103. Crescimento com uma Fonte Não Renovável (NONRENEW)
304. Uso econômico de recursos renováveis (PRODSALE)
317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)
202. Crescimento Logístico (LOGISTIC)
315. Macro-economia (MACROEC)
216. Espécies e áreas de recursos disponíveis (SPECAREA)
213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)
306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)
313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)
312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)
301. Vendas com preços inversamente proporcionais à oferta (SALES)
201. Tanque de Drenagem (DRAIN)
Duas populações com interações competitivas (INTERACT)
305. Uso econômico de reservas (TANKSALE). TANKSALE é um modelo (Figura IV-5a) de minerar e usar de uma fonte não-renovável (Q), como carvão, petróleo.
Competição entre duas populações em crescimento exponencial (COMPETE)
316. Crescimento de uma economia regional controlada pelo mundo externo (STWORLD)
318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)
Competição por fontes limitadas (EXCLUS)
Pradaria (PRAIRIE). 2 Uma pastagem molhada natural na Florida é chamada de pradaria. O capim realiza a fotossíntese consumindo os nutrientes rapidamente.
208. Aquário Aberto (OPENAQ)
307. Rendimento agrícola baseado em preços relativos (AGRPRICE)
311. Economia agrária baseada em rotação de terra de cultivo (ROTATION)
207. Produção Líquida (NETPROD)
Modelagem e Simulação de Sistemas.
210. Marisma de água salgada (SALTMRSH)
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
AM020: Crise, Desafios e Universidade Agosto de 2013 Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica Necessidades humanas:
PROBLEMAS AMBIENTAIS Turma CIESC Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
Modelagem e Simulação de Sistemas.
Eis a vida novamente diante de você... pronta para ser vivida! Você pode se angustiar com o sol escaldante ou pode se deliciar com o calor divino que.
Energia solar. . As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo.
A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA O MUNDO VIVO
Transcrição da apresentação:

4. Crescimento com duas Fontes, Renovável e Não Renovável (TWO-SOURCE)

A energia para o crescimento deste sistema vem de duas fontes, uma fonte é de fluxo contínuo e renovável, como por exemplo o fluxo de nutrientes que chega a um tanque ou viveiro através de um córrego (J). A outra fonte é temporária e não renovável, como uma única aplicação de fertilizante no viveiro (N).

Este modelo (Figura II-4a) é a combinação dos dois últimos modelos vistos. Renovável e Não Renovável. No início as duas fontes de nutrientes estimulam um surto de crescimento das plantas (Q).

Quando a fonte não renovável é consumida, o crescimento declina de volta para o regime permanente com base na fonte renovável (Figura II-4b). As equações são uma combinação dos modelos de fonte renovável e não renovável: DN = - K4*N*Q N = N + DN JR = J/(1 + K*Q) DQ = K7*N*Q + K3*JR*Q - K8*Q Q = Q + DQ

Exemplos de Modelos com Duas Fontes Um outro exemplo é o crescimento de uma população de micróbios que decompõem folhas. Neste outono as folhas da floresta caem ao mesmo tempo em que uma dona de casa passa o ancinho no gramado e coloca uma pilha de folhas na floresta.

Os micróbios crescem rapidamente com ambas as fontes de alimento, mas quando a pilha de folhas acaba, sua população diminui até atingir o número que pode viver com as folhas que caem constantemente das árvores. Este modelo é às vezes denominado de “modelo do futuro” porque ele representa uma visão do passado e a predição do futuro da sociedade.

A economia mundial cresceu com base em combustíveis fósseis e fontes renováveis. Assim que os combustíveis fósseis não renováveis se extinguirem, a economia vai regredir para um nível que se utilize apenas dos recursos renováveis. Quando você acha que o mundo estará iniciando esta rota? E os Estados Unidos?

Experimentos do Tipo “O que aconteceria se...” 1. Se forem encontrados mais combustíveis, fazendo N maior, a nossa sociedade industrial teria um pico maior ou duraria mais? Tente fazer N = 160. 2. Se a poluição crescesse fazendo com que tivéssemos menos energia do sol disponível e menos chuva limpa (J), como isto afetaria o crescimento e o futuro da economia (Q)? Diminua J para 70 e veja.

COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, 32611 Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Campinas, SP, 20 de julho de 2007