Pag. 1 PROJETO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS JUNHO/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

COMPROMISO CON TU APRENDIZAJE
CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DA VACINA ANTI-RÁBICA HUMANA
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
SANTA CEIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
Catedral das Assembléias de Deus Ministério de Madureira
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MAÇÃ
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
Robótica Industrial (ENE109) Apresentação do Curso
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
TEORIA DO CINEMA E DOCUMENTÁRIO
Xadrez Equipe – Regional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Relatório dos Municípios com Pendências no Sisprenatal de 2009
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
VILA SOLANGE
Programação Cabeças Automáticas 3M
Auditoria de Segurança da Informação
Métodos Anticoncepcionais
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
Pag. 1 PROJETO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS MAIO/2009.
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
PRINCÍPIOS DE VIDA I.
PROTOCOLO E RITUAL LEONÍSTICO.
Programação 2 Semestre 2011 Rio Branco/Adulto.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Feriados Legendas Contato na CORED Sair AMGOUVEIA
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
Caso 1. DNot: 08/02/12, 6 meses, IS: 04/02/12, sem doenças pré- existentes. Sinais e Sintomas: febre, vômito.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Os estudantes se inscreverão num ambiente especial, dentro da subeditoria Megazine no site do Globo. Ele responderá a perguntas sobre a profissão escolhida,
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
Projetistas Construção e Incorporação: Living Construtora
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
Seja bem vindo a Campestre! Venha concretizar seu sonho!
IF696 - Integração de Dados e DW
Componente Curricular
Pag. 1 PROJETO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS HISTÓRICO.
Cronograma de Atividades
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CHECK-LIST NR 17.
Pergunta 01 Estou com o peso ideal? Sim – 20 pontos Não – 0 (zero)
FICHA TÉCNICA TIPO DE PRODUTO: Comercial ENDEREÇO: Av. T-2 com Av. T-9, Setor Bueno ÁREA DO TERRENO: 2.067,50 m² NÚMERO DE PAVIMENTOS: 1 térreo + 2 mezaninos.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
Projeto de Arquitetura V 6. semestre
1. Guardião das Doutrinas
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
01. Conceitos Básicos e definições
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
EMPRESA JR 2013.
A reciclagem de papel no Brasil
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
GI Escritório Técnico- LEAN OFFICE
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO HIDROTRANSFER (TRANSFER BASE ÁGUA)
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
1º Semestre 104 dias letivos
Transcrição da apresentação:

Pag. 1 PROJETO DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS JUNHO/2009

Pag. 2 Relatório de Acompanhamento Equipe do Projeto: Coordenador: André Andrade Supervisor:Marcio Mundim Período: 01/06/2009 à 30/06/2009

Pag. 3 O Projeto de Gestão Sustentável de Resíduos tem como objetivo auxiliar na limpeza do espelho d`água, contribuindo junto a COMLURB com o trabalho de coleta de resíduos sólidos e algas e propor alternativas sustentáveis para a gestão de resíduos, de acordo com a premissa “Reduzir – Reutilizar – Reciclar – Responsabilizar”. A AR – Ambiente Responsável foi contratada para o planejamento, execução e controle deste projeto e apresenta neste documento o acompanhamento das atividades realizadas no período de 01 a 30 de Junho de Objetivo do Projeto

Pag. 4 - Com a proximidade do inverno e a chegada de algumas frentes frias, o crescimento de algas, que deveria acontecer em menor escala, continuou praticamente estável, com a aparição de alguns pontos de grande concentração. - A coleta de resíduos flutuantes manteve o mesmo volume do mês anterior e houve ligeira diminuição no volume de micro lixo. - Foi detectada uma mancha branca um pouco mais densa e sem odor, que aparentava ser de material arenoso e sedimentar, próxima a Av. Borges de Medeiros com Rua Carlos Esmeraldino. A Rio Águas foi informada sobre o assunto. - Houve melhoria da qualidade da água em alguns pontos, conforme foto. - A embarcação C-2 Golfinho, da Comlurb, foi içado para manutenção e reforma. Observações

Pag. 5 Observações - Conforme ilustração apresentada a seguir, foi detectada uma mancha de coloração marrom, próxima às margens da Pista de Esqui e Clube dos Caiçaras, com possível presença de material orgânico. A Rio Águas foi alertada sobre o problema. - Foi detectada uma mancha de cor marrom claro próxima às margens do Remo do Flamengo, bem como grande concentração de algas. - Foi verificado crescimento de vegetação herbácea próxima às margens das taboas, em frente aos clubes AABB e Clube Monte Líbano. - Houve continuidade no trabalho de coleta seletiva de algas, resíduos orgânicos e dos não orgânicos realizado em cooperação com a Comlurb. - Durante o mês de Junho, foram detectados alguns pontos de baixa qualidade da água com coloração escura e forte odor, nas seguintes regiões: Fonte da Saudade, Região dos Pedalinhos e Corte de Cantagalo, A Rio Águas foi alertada sobre o problema.

Pag. 6 Diário das Atividades OBSERVAÇÕESPESO Poucos resíduos400 Kg Algumas algas presas e poucos resíduos300Kg Algas e resíduos sólidos500 Kg Algas e bastante resíduos500 Kg Concentração de macroalgas400 Kg Algas e bastante micro lixo500 Kg Algas de fácil retirada600Kg Algas e muitos resíduos sólidos400Kg Concentração de algas e resíduos400 Kg Poucos resíduos sólidos500Kg Concentração de macroalgas e poucos resíduos600Kg Muito microlixo e resíduos sólidos600Kg Algas e resíduos sólidos600kG Bastante algas e alguns resíduos sólidos700 Kg Algas de fácil retirada500 Kg Concentração de algas e alguns resíduos sólidos600 Kg Algas um pouco presas700 Kg Algas presas e resíduos sólidos600 Kg Algas e poucos resíduos sólidos700 Kg Algas e resíduos sólidos600 Kg Algas de fácil retirada700Kg Concent. de macroalgas 500 Kg Concentração de macgoalgas 600 Kg Algas de fácil retirada 600 Kg Algas e alguns resíduos próximos às margens700 Kg CARACTERÍSTICAS DA COLETA Algas nas margens Algas no cais Concentração de macroalgas Algas próximas às margens Algas próximas às Taboas Concentração de lixo no paredão e no cais Grande concentração de algas Algas soltas próximas às margens Algas próximas ao manguezal Algas próximas às margens e ao capinzal Concentração de algas próximas às margens Algas no cais e nas margens Algas presas às margens Concentração de algas nas margens e no cais Algas próximas às margens Algas no cais Algas nas margens e presas ao fundo Colônias de algas de fácil retirada Algas próximas ao cais Concentração de algas e alguns resíduos Concentração de algas Algas nas taboas Algas próximas às margens Algas próximas às Taboas Colônias de macroalgas nas Taboas DATA 01/06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /05/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/2009

Pag. 7 Galeria de Fotos

Pag. 8 Galeria de Fotos

Pag. 9 Galeria de Fotos

Pag. 10 Galeria de Fotos