NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Acentuação gráfica e trema
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Acentuação Gráfica.
O que propõe a reforma ortográfica
Reforma Ortográfica.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
ACORDO ORTOGRÁFICO NOVAS REGRAS.
REFORMA ORTOGRÁFICA.
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
Em janeiro de 2009 entra em vigor o novo acordo ortográfico
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Alunas: Fabiane Gomes Suzane Bittencourt
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa Profª. Valéria ACENTUAÇÃO
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVA ORTOGRAFIA Orientações sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a Nova Ortografia.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Simplificando as diretrizes do novo acordo ortográfico da língua portuguesa José Geraldo Pereira Baião (Mestre em linguística pela UnB)
Nova ortografia da língua portuguesa
Acentuação Gráfica.
Colégio Santa Dorotéia Professora Fernanda Mello Ferrary
Sistema de Informação – Português Instrumental
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Pré-vestibular Quilombo Ilha
By Professor Christiano
Acentuação Gráfica.
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Acentuação Gráfica.
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
REGRAS BÁSICAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
MINICURSO Noções da nova gramática Profª. Msc. Rejane Marques.
Reforma Ortográfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
ACORDO ORTOGRÁFICO Prof. Gilson Donato.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa PROF- OLAVO MARTINS ARI DE SÁ.
Rio sem discurso Um poema heraclitiano.
Novo Acordo Ortográfico Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Regras especiais: Os ditongos de pronúncia aberta "ei", "oi", que antes eram acentuados, perderam o acento de acordo com a nova regra. Antes Agora assembléia.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Tipos de Acentos e Acentuação Gráfica
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. OBJETIVOS DO ACORDO 1)Fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua; 2)Criar uma comunidade com.
NOVOACORDOORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antes era assim Agora... k, w e y não eram consideradas letras do alfabeto. Foram acrescentados ao idioma.
1ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Alan Franco Ramos Álvaro Franco Ramos Thaiane Pinheiro Bastos Verena Gonçalves Pereira Feira de Santana 2010

Histórico Até o início do séc. XX, tanto em Portugal como no Brasil, a ortografia era unificada; Com a implantação da República em Portugal houve uma profunda reforma ortográfica (1911); A Reforma Ortográfica de 1911 foi feita sem qualquer acordo com o Brasil, ficando os dois países com ortografias diferentes; Com o passar dos anos a Academia das Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras protagonizaram sucessivas tentativas de estabelecer uma grafia comum a ambos os países;

A duplicidade ortográfica permaneceu depois do fracasso do Acordo unificador assinado em 1945: Portugal adotou, mas o Brasil voltou ao Acordo de 1943; Nos anos seguintes, ocorre a assinatura do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.

Quem assinou o acordo? Angola; Brasil; Cabo Verde; Guiné-Bissau; Moçambique; Portugal; São Tomé e Príncipe; Timor-Leste (depois de sua independência em 2004).

Argumentos a favor do acordo Insustentabilidade da situação presente; Assegurar a unidade da língua; Simplificação da escrita; Difusão internacional do português; Inevitabilidade de sua aplicação.

Argumentos contra o acordo Necessidade e custo da proposta; Falsa ideia de fortalecimento da língua portuguesa; Possibilidade de múltiplas grafias (facultatividades); Interesses políticos.

Período de adaptação no Brasil DECRETO Nº 6.583, DE 29 DE SETEMBRO DE 2008. Art. 2º O referido Acordo produzirá efeitos somente a partir de 1º de janeiro de 2009. Parágrafo único. A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual o existirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.

Resumo:

Hífen Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Ante-sala; Auto-retrato; Auto-regulamentação; Contra-regra; Não se emprega o hífen nos compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com r ou s, devendo essas consoantes se duplicarem. Antessala; Autorretrato; Autorregulamentação; Contrarregra; O uso do hífen permanece nos compostos em que os prefixos super, hiper, inter, terminados em r apareçam combinados com elementos também iniciados por r: hiper-rancoroso, inter-racial, super-resistente.

Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Auto-afirmação; Auto-ajuda; Extra-oficial. Não se emprega o hífen nos compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente. Autoafirmação; Autoajuda; Extraoficial. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa por h: anti-hemorrágico.

Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Antiinflamatório; Microondas; Aquiinimigo. Emprega-se o hífen nos compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente. Anti-inflamatório; Micro-ondas; Aqui-inimigo. No caso do prefixo co, em geral, não se usa o hífen, mesmo que o segundo elemento comece pela vogal o: cooperação, coordenador.

O trema é eliminado em palavras portuguesas e aportuguesadas. Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Agüentar; Conseqüência; Cinqüenta. O trema é eliminado em palavras portuguesas e aportuguesadas. Aguentar; Consequência; Cinquenta. O trema permanece em nomes próprios estrangeiros e seus derivados: Müller.

Não se acentua os ditongos abertos ei e oi nas palavras paroxitonas. Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Assembléia; Idéia; Bóia; Heróico. Não se acentua os ditongos abertos ei e oi nas palavras paroxitonas. Assembleia; Ideia; Boia; Heroico. O acento nos ditongos ei e oi permanece nas palavras oxítonas e monossílabos tônicas de som aberto: herói, dói, constrói, anéis. O acento no ditongo eu permanece: chapéu, véu.

Não se acentua o hiato oo Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Enjôo; Vôo. Não se acentua o hiato oo Enjoo; Voo. Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Crêem; Dêem; Lêem. Não se acentua o hiato ee dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados (3ª pessoa do plural) Creem; Deem; Leem;

Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Sábia = sabedora Sabia = verbo saber Não se acentuam as palavras paroxítonas que são homógrafas ( palavras que têm grafia igual e significação diferente) Sabia = sabedora Sabia = verbo saber O acento diferencial permanece nos homógrafos: pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo poder) e pôde (3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo). O acento diferencial permanece em pôr (verbo) em oposição a por (preposição). N Ex.: Ela é muito sabia! Ela não sabia do ocorrido na noite anterior.

Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: Baiúca; Feiúra; Não se acentuam o i e u tônicos das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo. Baiuca; Feiura.

Alfabeto Antes da Mudança: Nova Regra: Depois da Mudança: O alfabeto era formado por 23 letras, mais as letras chamadas de “especiais”: k, w, y. O alfabeto é formado por 26 letras. As letras k, w, y fazem parte do alfabeto. Adotou-se a convenção internacional: o k vem depois do j, o w depois do v e o y depois do x.

Pela Regra Antiga Sua Resposta Pela Regra Nova Freqüência Hebréia Papéis Perdôo Supra-renal Müller Microônibus Semi-árido

Pela Regra Antiga Sua Resposta Pela Regra Nova Freqüência Frequência Hebréia Hebreia Papéis Perdôo Perdoo Supra-renal Suprarrenal Müller Microônibus Micro-ônibus Semi-árido Semiárido

Referências BECHARA, Evanildo. Introdução ao Novo Acordo Ortográfico. Disponível em: <http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_not icia=6812>. Acesso em: 09 out. 2010. BRASIL. Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008. Dispõe sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. FARACO, Carlos. Novo acordo Ortográfico. Disponível em: <http://marcosbagno.com.br/site2/conteudo/arquivos/for_novoacordo.p df>. Acesso em: 09 out. 2010. TEXTO ADAPTADO DO MANUAL UERGS. Novo acordo ortográfico-histórico. Disponível em: http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_notic ia=6831. Acesso em: 09 out. 2010. TUFANO, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008.