Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Advertisements

RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÕNICAS INTRAESPECÍFICAS COLÕNIAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Factores bióticos.
Há benefício para um ser e prejuízo para o outro (+, -) ... Competição Duas espécies diferentes competem de modo a obterem alimento, espaço, luz.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
DESARMÔNICA INTRAESPECÍFICA.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Acesso 2013 p. 49
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
PROF. PANTHERA RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
ECOLOGIA.
INTERAÇÕES ENTRE SERES VIVOS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Na natureza, as diversas populações que formam uma comunidade estabelecem entre si relações menos ou mais íntimas, como por exemplo:
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Profº Fernando milhorança.
Ecologia das comunidades.
ECOLOGIA I.
INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS
Relações Ecológicas entre os Seres Vivos
RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTRAESPECÍFICAS Harmônicas Desarmônicas
Profª Lucia Helena Amim
Prof. M.Sc. André Matassoli Disciplina: Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Terra, Planeta Vida: Ecologia Relações Ecológicas.
ECOLOGIA DAS COMUNIDADES
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS.
Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professor Toscano
Relações interespecíficas - Comensalismo
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Relações Desarmônicas
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS luta pela vida
ECOLOGIA.
Ecologia: Relações Ecológicas
Os seres vivos mantêm relações entre si na luta pela sobrevivência
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.
Interacções entre os seres vivos
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
Harmônicas (+/+) ou (+/0) Desarmônicas (+/-), (0/-) ou (-/-)
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS.
Cap. 20: Ecologia das comunidades Os seres vivos relacionando-se entre si Equipe de Biologia.
Interações Ecológicas
TIPOS DE RELAÇÕES Harmônica ou positiva (+) – um ou ambos organismos são beneficiados. Desarmônica ou negativa (- ) – um organismo é beneficiado e outro.
Conceitos Básicos e Relações Ecológicas
Ecologia de Populações
RELAÇÕES ECOLÓGICAS Prof. Simone.
Ecologia de Populações
Ronnielle Cabral Rolim
Colégio Maria Imaculada CIÊNCIAS 6º S anos Profª. Celi.
Biologia RELAÇÕES ECOLÓGICAS Móds. 61 e 62 Setor 1403 Prof. Rafa.
Cadeias e Teias Alimentares
INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS 3º ano- Ensino Médio - Biologia Professora Vanesca
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS
ECOLOGIA.
Ecologia. xx/xx2 O que é ecologia? Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos com o ambiente e com os outros seres vivos. Ecologia é o estudo.
Paula Costallat Cantão
Como os seres vivos se relacionam?
RELAÇÕES ECOLÓGICAS PROF. HELOISA.
Transcrição da apresentação:

Ciências Relações entre os seres vivos – cap. 3 (6ª série) Emanuelle Grace

Introdução Na natureza existem vários tipos de relação entre os seres vivos, além da relação de caçar (ou capturar alimento) e de ser caçado (ou servir de alimento).

Tipos de relações ecológicas Harmônicas – não há prejuízo para os envolvidos. Ex: sociedade, colônia INTRAESPECÍFICA Desarmônicas – há prejuízo para, pelo menos, um dos envolvidos. Ex: competição. Ocorre entre seres da MESMA espécie. RELAÇÕES ECOLÓGICAS Harmônicas – não há prejuízo para os envolvidos. Ex: mutualismo, comensalismo, protocooperação. INTERESPECÍFICA Desarmônicas – há prejuízo para, pelo menos, um dos envolvidos. Ex: parasitismo, predatismo, competição. Ocorre entre seres de espécies DIFERENTES

Relações intraespecíficas HARMÔNICAS: Sociedade: Envolve seres da mesma espécie, porém HÁ divisão de tarefas (castas) entre os envolvidos. Só há benefício para os envolvidos. Exemplos: formigas, abelhas, cupins.

Relações intraespecíficas HARMÔNICAS: Colônia: Envolve seres da mesma espécie, porém NÃO HÁ divisão de tarefas (castas) entre os envolvidos. Só há benefício para os envolvidos. Exemplos: bactérias, algas, esponjas, corais, etc.

Relações intraespecíficas DESARMÔNICAS: Competição: Envolve seres da mesma espécie disputando por alimento, “fêmea” ou território. Só há benefício para um dos envolvidos. Exemplo: a luta de dois machos da mesma espécie disputando uma fêmea.

Relações interespecíficas HARMÔNICAS: Mutualismo: Envolve seres de espécies diferentes que vivem juntos de forma OBRIGATÓRIA. Há benefício mútuo para os envolvidos. Exemplo: os liquens – são associações entre certas algas e fungos; a alga realiza fotossíntese e fornece oxigênio e alimento para o fungo; o fungo fornece à alga sais minerais e água para que ela faça fotossíntese.

Relações interespecíficas HARMÔNICAS: Protocooperação: Envolve seres de espécies diferentes que NÃO vivem juntos de forma OBRIGATÓRIA. Há benefício mútuo para os envolvidos. Exemplo: relação entre o caranguejo paguro (que vive dentro de conchas vazias de caramujos) e anêmonas(que ele coloca sobre a concha); as anêmonas servem de camuflagem, aumentando a capacidade predatória do desajeitado paguro e recebem, em troca,os restos da alimentação dos caranguejos.

Relações interespecíficas HARMÔNICAS: Comensalismo: Envolve seres de espécies diferentes. Há benefício apenas para uma das partes, porém o outro não é beneficiado e nem prejudicado. Exemplo: o peixe rêmora prende-se a tubarões e aproveitam os restos da alimentação destes, para os quais não há nenhum tipo de prejuízo.

Relações interespecíficas Comensalismo: Tipos de comensalismo: Epifitismo: Ocorre entre orquídeas e bromélias que se apóiam sobre outras plantas no sentido de obter luz solar para a fotossíntese. As árvores não são nem beneficiadas nem prejudicadas, não há parasitismo.

Relações interespecíficas Comensalismo: Tipos de comensalismo: Inquilinismo: O comensal (aquele que se alimenta) costuma viver dentro do corpo do hospedeiro, sem prejudicá-lo nem beneficiá-lo. É o caso de algumas bactérias que vivem no interior do intestino delgado humano.

Relações interespecíficas DESARMÔNICAS: Predatismo: Ocorre entre seres de espécies diferentes. Uma espécie (o predador) usa outra (a presa) como fonte de alimento, provocando a sua morte. É o tipo predominante de relação na teia alimentar, garantindo a transferência de matéria orgânica para os níveis tróficos mais elevados. Exemplo: leão que mata a zebra para se alimentar.

Relações interespecíficas DESARMÔNICAS: Parasitismo: Ocorre entre seres de espécies diferentes. Uma espécie (o parasita) explora a outra (o hospedeiro) enquanto esta permanece viva. As lesões causadas pelo parasita, no entanto, podem levar o hospedeiro à morte, causando ou não também a morte do parasita. Exemplo: vermes que vivem no interior do intestino humano.

Relações interespecíficas DESARMÔNICAS: Competição: Ocorre entre seres de espécies diferentes. Essas espécies disputam por alimento, luz para a fotossíntese, espaço, fêmeas, etc. Exemplo: Coruja e cobra disputando um rato.