Comunicação Gráfica e Audiovisual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
INGRID BERGMAN UMA MUSA DO CINEMA.
Sétima Arte.
SÉCULO XIX ATÉ 1914 Acontecimentos Políticos com Reflexos na Economia
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
Narratividade no cinema
POP ARTE.
História.
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO.
A Modernidade Arte Moderna.
Blu-Ray Programação de Periféricos Professor: Eduardo Augusto Bezerra
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
Descobre-se a persistência retinia através de algumas experiências em 1826, pelo inglês Peter Make Roger Fenacistoscópio - O físico belga Joseph-Antoine.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
Quadrinhos Capa.
12ºA Grupo nº3 Ano lectivo 2008/2009
AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
DZIGA VERTOV.
Placa seca.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
A VIDA EM CORES Centenário do Autochrome Lumière 1904 – 2004 LYON presta homenagens, de 25 de junho a 5 de novembro de 2004 a dois de seus mais ilustre.
Arte Déco.
FOTOGRAFIA - NIÈPCE CINEMA - IRMÃOS LUMIÈRE PRIMEIRAS EMISSORAS DE TV. (experimentais) TELEVISÃO COMERCIAL VIDEO-CASSETE.
Trabalho de Inglês Walt Disney.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
HISTÓRIA E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
“The old Hollywood is over”
Uma arte voltada para as mudanças sociais?
Resumos das Apresentações
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Cinema Brasileiro Avançar >>.
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
Op-Art.
Mecânica I Alunos: Artur Ciriaco da Silva Leandro Felipe Moreira
Breve história da fotografia
História do Cinema.
DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO.
Louis Comfort Tiffany.
O Ilusionista Issao Imamura.
Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Prof. Edinaldo Ribeiro.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Cinema História do Cinema.
LUZ, CAMERA, AÇÃO..
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Trabalho realizado por: Professora: Luísa Jesus -Gil Almada Nº10 -Jeniffer Lopes Nº12 -Sandro Veiga Nº25.
Os pioneiros: Thomas Edison, que já tinha inventado o fonógrafo e a lâmpada eléctrica, decidiu, em 1888, criar uma série de máquinas para registar e reproduzir.
O problema da clareza narrativa. A partir de 1904 o cinema americano torna-se progressivamente mais orientado para a narrativa. Aparecem as bobines mais.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento:
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS.
“El culto al auteur” em Teorías del cine. De Robert Stam. Barcelona, Buenos Aires e México, Paidós, 2001.pp
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Ascensão do Cinema Mudo Americano Quais os motivos políticos? Quem foram seus principais artistas?
A HISTÓRIA DOS BONECOS DE MARIONETE
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
CineLegis Curso de Capacitação – Módulo II História do Cinema.
Início do Cinema Quem foram os primeiros criadores? Em quais países?
Transcrição da apresentação:

Comunicação Gráfica e Audiovisual Módulo 1 – Introdução à fotografia, cinema e design Comunicação Gráfica e Audiovisual

Técnicas/Equipamento Eadweard J. Muybridge ( 9 de abril de 1830 – 8 de maio de 1904) foi um fotógrafo inglês   Inventor do zoopraxiscópio (dispositivo para projectar os retratos de movimento que seria o precursor da película de celuloide que é usada ainda hoje) Uso de múltiplas câmaras para captar o movimento Câmaras estereoscopias, 21 polegadas

História do cinema Película de celuloide =   Zoopraxiscópio

História do cinema Câmaras estereoscopias, 21polegadas   Múltiplas câmaras para captar o movimento

História do cinema Louis e Auguste Lumière fundaram a primeira sala de cinema comercial. As primeiras fitas projectadas reproduziam cenas do quotidiano: saída de operários de uma fábrica, a hora da refeição, um ferreiro a trabalhar... O cinematógrafo foi uma invenção dos Irmãos Lumière, que combinava as funções de câmara e projector.

História do cinema

História do cinema Na Exposição Universal de Paris em 1900, foram apresentados pela primeira vez filmes com som. Foi montado sob a Torre Eiffel um écran gigante com 15 metros de altura e 21 de largura. Cerca de 25 000 espectadores por dia podiam apreciar imagem e som em simultâneo.

História do cinema A Sétima Arte Georges Méliès utilizou pela primeira vez efeitos especiais e cenários, transformando a fotografia animada numa nova forma de expressão artística. A Sétima Arte

História do cinema Nesta mesma época, um mágico ilusionista chamado Georges Méliès(1861-1938), que comandava um teatro nas vizinhanças do local da primeira exibição mencionada, quis comprar um cinematógrafo, para utilizá-lo em seus números de mágica. No entanto, os Lumière não quiseram vender-lhe, e o pai dos irmãos inventores chegou a dizer a Meliès que o aparelho tinha finalidade científica e que o mágico teria prejuízo, se gastasse dinheiro com a máquina, para fazer entretenimento.

História do cinema Meliès conseguiu um aparelho semelhante, depois, na Inglaterra, e foi o primeiro grande produtor de filmes de ficção, com narrativas, voltados para o entretenimento. Nas suas experiências, o mágico descobriu vários truques que resultaram nos primeiros efeitos especiais da história do cinema. Foi o responsável, portanto, pela inserção da fantasia na realização de filmes. Georges Méliès(1861-1938), diretor, ator, produtor, fotógrafo e figurinista, é considerado o pai da arte do cinema.

História do cinema Pioneiro na utilização de figurinos, atores, cenários e maquiagens, opõe-se ao estilo documentarista. Realiza os primeiros filmes de ficção: -Viagem À Lua (Le Voyage dans la lune - 1902) - A Conquista do Pólo (LaConquête du Pôle – 1912) Desenvolve diversas técnicas: - fusão, - Exposição múltipla, - Uso de maquetes e truques ópticos, - Precursores dos efeitos especiais.

Filme: Viagem à Lua (Le Voyage dans la lune - 1902)

Primeiros atores Sarah Bernhardt Max Linder

História do cinema Charles Pathé cria a primeira grande indústria de filmes. Surgem as primeiras comédias, dramas, séries policiais... Nasce a primeira estrela cómica –Max Linder (antecessor de Chaplin) e Sarah Bernhardt (actriz de teatro que se dedicou ao cinema)

História do cinema Pequenos documentários e ficções são os primeiros géneros do cinema. A linguagem cinematográfica desenvolve-se, criando estruturas narrativas. Na França, na primeira década do século XX, são filmadas peças de teatro, com grandes nomes do palco, como Sarah Bernhardt.

História do cinema David W. Griffith (1875-1948) Nascido nos Estados Unidos, é considerado o criador da linguagem cinematográfica. No cinema, é o primeiro a utilizar dramaticamente o close, a montagem paralela, o suspense e os movimentos de câmara. Em 1915, com Nascimento de Uma Nação (TheBirth of a Nation), realiza a primeira longa-metragem americana, tida como a base da criação da indústria cinematográfica de Hollywood. Com Intolerância (Intolerance), de 1916,faz uma ousada experiência, com montagens e histórias paralelas. Em 1913 surgem, com Max Linder – que mais tarde inspiraria Chaplin–,o primeiro ator cómico e, com o Fantasmas, de Louis Feuillade, as primeiras series policiais.

História do cinema A produção de comédias intensifica-se nos Estados Unidos e chega à Inglaterra e Rússia. Na Itália, Giovanni Pastrone realiza superproduções épicas e históricas, como Cabíria, de 1914.

História do cinema Ascensão de Hollyood Com o recesso do cinema europeu durante a 1ª Guerra Mundial, a produção de filmes concentra-se em Hollywood, na Califórnia, onde surgem os primeiros grandes estúdios. Em 1912, MackSennett, o maior produtor de comédias do cinema mudo, que descobriu Charles Chaplin e Buster Keaton, instala a sua KeystoneCompany. No mesmo ano, surge a Famous Players (futura Paramount) e, em 1915, a Fox Films Corporation

História do cinema Para enfrentar os altos salários e custos de produção, exibidores e distribuidores reúnem-se em conglomerados autonomos, como a UnitedArtists, fundada em 1919. A década de 20 consolida a indústria cinematográfica americana e os grandes generos – western, policial, musical e, principalmente, a comédia –, todos ligados diretamente ao estrelismo. https://www.youtube.com/watch?v=_us6n0SEFlk

Star System O desenvolvimento dos grandes estúdios proporciona o surgimento do star system, o sistema de "fabricação” de estrelas que encantam as plateias. Mary Pickford, a "noivinha da América“, ThedaBara, Tom Mix, Douglas Fairbankse Rodolfo Valentino são alguns dos nomes mais expressivos. ThedaBara Rodolfo Valentino

A História do cinema Sombras, loucura e grotesco. O movimento tenta representar o clima pós-guerra e dura até a ascensão de Hitler, que proibiu as “artes degenaradas” e afugentou grandes artistas. Destacam-se os filmes "Das Cabinetdes Dr. Caligari“ ("O gabinete do doutor Caligari"), de 1920, do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom“ ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnaue Metrópolis de Fritz Lang de 1929.

A era do som Já tinham sido feitas experiências com som,mas com problemas de sincronização e amplificação.  As primeiras experiências de sonorização, feitas por Thomas Edison, em 1889, são seguidas pelo grafonoscópio de Auguste Baron (1896) e pelo cronógrafo de Henri Joly (1900), sistemas ainda falhos desincronização imagem-som.

História do cinema Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) e, em 1927, a lançou o filme "The Jazz Singer" , um musical que pela primeira vez na história do cinema possuía alguns diálogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som. Em 1928 o filme "The Lights of NewYork“, (também da Warner), tornaria-se o primeiro filme com som totalmente sincronizado.

História do cinema https://www.youtube.com/watch?v=BBgghnQF6E4 1928 – Walt Disney realiza o primeiro filme de animação sonoro com o rato Mickey como protagonista: Steamboat Willie (O Barco a Vapor Willie) O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, De Forest Phono filme Photophoneda RCA com sistema de som no próprio filme. O Beijo, lançado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos. SteamboatWillie – 1928 Tempos Modernos - 1936 https://www.youtube.com/watch?v=BBgghnQF6E4

A era do filme colorido As experiências com filme colorido começaram em 1906, mas só como curiosidade. Os sistemas experimentados, como o Technicolor de duas cores, foram decepcionantes e fracassaram na tentativa de entusiasmar o público. Mas por volta de 1933, o Technicolor foi aperfeiçoado com um sistema de três cores comercializável, empregado pela primeira vez no filme Vaidade e beleza (1935), de Rouben Mamoulian. Na década de 1950, o uso da cor generalizou-se tanto que o preto e branco ficou praticamente relegado a"pequenos” filmes.