POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

Segunda Guerra Mundial
A Guerra Fria.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
GUERRA FRIA.
Trabalho de história nome:Kenedy e Janderson Série:9ª ano B Prof°:Roselene Trabalho de história nome:Kenedy e Janderson Série:9ª ano B Prof°:Roselene.
Nomes: Brenda,Tainara Beatriz e Tainara Santana
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Corrida para o Espaço Parte1 : Do início à Lua Por Raphael Moraes.
GUERRA FRIA
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
ORDEM BIPOLAR.
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL
CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Capitalismo.
Guerra Fria Guerra Fria
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
GUERRA FRIA ORDEM BIPOLAR
2ª Guerra Mundial.
Apollo 11 Viagem a Lua.
A chegada do homem A lua!.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
A ESCALADA ARMAMENTISTA E O INICIO DA ERA ESPACIAL
Tema 2 – O Universo e a Terra
O pacto de Varsóvia e OTAN
HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Guerra Fria ( ) Características.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.
União Européia: Sonho ou Realidade
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
Guerra Fria Webster Pinheiro.
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
Gustavo Giuseppe Medeiros
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Capitalismo versus Comunismo
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
Guerra Fria.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
Rússia e Europa Oriental
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE II Natania A S Nogueira
Transcrição da apresentação:

GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”

POLARIZAÇÃO

INFLUENCIANDO PLANO MARSHALL COMECON

TENSÃO

SOCIALISMO

CAPITALISMO

HARRY TRUMANN

JOSEPH STÁLIN

PACTO DE VÁRSOVIA Pacto foi uma aliança militar entre países do Leste Europeu e URSS Aliança militar entre os países do Leste Europeu e a URSS. Firmado na capital da Polônia, em 1955, o pacto estabelecia o compromisso de ajuda mútua em caso de agressão armada de outras nações. Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS, opondo- se à Otan, que reúne o bloco capitalista. Teve grande força até 1989, quando termina a Guerra Fria, e é extinto em 1991.

OTAN Por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte que foi assinado em 04/04/1949. O quartel-general da OTAN está localizado em Bruxelas - Bélgica e a organização constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa.O primeiro secretário geral da OTAN, Lord Ismay, famosamente declarou que a meta da organização era "manter os russos fora, os americanos dentro e os alemães para baixo”.

A FORÇA DA PROPAGANDA Para ridiculizar o inimigo, os dois lados usavam muito a força da propaganda

ESPIONAGEM No bloco capitalista destacou-se a CIA-Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), dos EUA . “Inteligência" tem haver com "informação", que é a coisa mais valiosa para um espião. Os agentes da CIA respondem diretamente ao presidente dos Estados Unidos. Além de espionar seus adversários, os agentes da CIA também participam no organização de golpes de Estado que instalaram ditaduras militares em vários países da América Latina. É por isso que muitos historiadores afirmam que o governo dos Estados Unidos se especializou em defender a democracia apenas "dentro de casa". Do lado do bloco socialista, quem dominava era a KGB - iniciais de Comitê de Segurança do Estado, em russo. Além de espionar os países do bloco capitalista, a KGB era encarregada de reprimir qualquer oposição ao governo de Moscou, tanto na União Soviética quanto nos países sob sua influência.

ESPIONAGEM CONTINUA... Anna Chapman: ruiva, de 28 anos, formada em Economia, agente imobiliária pela internet e com um corpo digno de modelos internacionais. A jovem esbanja boa saúde em fotos sensuais em festas e eventos no seu perfil do Facebook.

ALEMANHA

MURO DE BERLIM

CORRIDA ESPACIAL E A DISPUTA PELO ESPAÇO • A explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 1945; • Em 1949 foi a vez de a União Soviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear; • Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, também em 1949; • Em 1955, a União Soviética construiu sua própria aliança, o Pacto de Varsóvia. • As superpotências passaram a acumular um poder nuclear capaz de aniquilar o planeta em instantes.

Em 1957, os soviéticos colocaram em órbita da Terra o primeiro satélite construído pelo homem, o Sputnik-1. Em 1957, os soviéticos.

O dia 12 de abril de 1961, data da primeira viagem espacial tripulada, é um dos raros casos da história da União Soviética que não provocam discórdias. Há uma unanimidade praticamente absoluta de que foi um dos dias mais felizes daquela era. “Foi dos acontecimentos mais memoráveis da minha vida. Talvez nunca tenha visto, nem antes, nem depois, tanta alegria no rosto das pessoas. Parecia que, depois da viagem de Iúri Gagarin, tudo estava ao nosso alcance”, recorda Mikhail, engenheiro reformado.

Os Estados Unidos não se conformam com os avanços dos soviéticos Os Estados Unidos não se conformam com os avanços dos soviéticos. • Promessa do presidente John Kennedy aos americanos de que um astronauta norte- americano pisaria o solo da Lua. • Em 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong, comandante da missão Apollo-11, e o piloto Edwin Aldrin pisam o solo lunar. • A conquista norte- americana foi transmitida ao vivo pela TV, e acompanhada por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo.

HERÓIS, HERÓIS, HERÓIS...

QUEM MANDA HOJE?

ENTÃO...

Produção Marlei Siqueira 01/09/2011