Lev Vigotsky PENSAMIENTO Y LENGUAJE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dois significados da palavra crer
Advertisements

Deus é infinito e tem tudo
Lucas Seguir a Jesus.
$I$TEMA MONETÁRIO.
O PRONOME.
O valor de uma história.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Verbos – Prova Bimestral
DIVINO AMOR 01.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
O ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Tente ler sem chorar!!!.
OITAVO IV.
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
ROSAS VERMELHAS Por:
Exercício Visual Instruções.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Click para mudar de slide
Quando eu quero falar com Deus
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
A BONECA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Exercícios (soar, dar, bater, silepse)
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 05 Vers. 01 a 43
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
CASADOS...  .
CLIQUE NO BOTÃO INICIAR
UMA CARTA DE AMOR....
INICIAR CLIQUE NO BOTÃO INICIAR e cruze os braços.
Frases Carmesim Especial Extraídas do site:
Vetores continuação.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
CURSOS NO EXTERIOR. 12/04/ :36:36 Amanda para Marcos Shibuta : fico o dia inteiro buscando coisas na internet, falando com outros falando, chego.
OSHO – Esforçar-se ou Deixar Acontecer? – 01/15
A BONECA 002 Colacio.j.
Ria Slides VINTE DICAS PARA O SUCESSO. Clique para avançar.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O MUNDO SEM AS MULHERES som.
O Pai Espiritual Lucas 15:
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Um homem foi a uma barbearia com a pessoa que o atendeu.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
INICIAR CLIQUE NO BOTÃO INICIAR e cruze os braços.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
Encontros Marcados.
Jogo da escolha JOGAR.
“A pessoa que sou faz toda a diferença
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
A menina dos olhos castanhos
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Gramatic game NOME: VITOR E CAMILO TURMA: 172 JOGAR.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Sirope de Savia de Arce Quando eu quero Falar com Deus... Quando eu quero Falar com Deus... Cuando yo quiero Hablar con Dios...
A Boneca e a Rosa Branca.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Transcrição da apresentação:

Lev Vigotsky PENSAMIENTO Y LENGUAJE

Tesis 1 Es un error estudiar el pensamiento y el habla como dos procesos no relacionados entre si. Durante la evolución del pensamiento y del habla se genera una conexión entre ambos, la cual se modifica y se desarrolla. El significado de las palabras es un fenómeno del pensamiento verbal o del habla significante. ¿Cuáles son las fases que recorre el pensamiento antes de encarnarse en palabras? ¿Debemos enseñar LE como habla o como habla y pensamiento? ¿Qué aspectos de la relación pensamiento habla están considerados en los materiales de enseñanza?

Tesis 2 ¿Cómo evoluciona el significado de las palabras en el proceso de aprendizaje de una LE? mesmo |ê|  (latim vulgar *metipsimus)  1. Indica igualdade, semelhança ou identidade (ex.: ele vestiu estas mesmas calças ontem; ela continua a mesma apesar de tudo o que lhe aconteceu). 2. Coisa ou pessoa que já foi mencionada anteriormente (ex.: eu fiz a tarefa, mas a mesma não ficou perfeita). 3. Usa-se após pronome pessoal ou outras formas de tratamento de modo enfático (ex.:eu mesmo farei o trabalho). 4. Usa-se após um substantivo para enfatizar o grau de uma qualidade (ex.: ele é o profissionalismo mesmo). 5. Com exactidão, exactamente (ex.: ele mora mesmo ao lado da escola). 6. Inclusivamente; até (ex.: as crianças chegaram esfomeadas, mesmo as que já tinham lanchado). 7. Realmente, de verdade (ex.: a guerra é mesmo necessária?). El significado de las palabras evoluciona; los significados de las palabras no son inmutables. Si los significados se alteran, entonces su relación con el pensamiento también se modifica. Se habla de evolución en términos cognitivos, no diacrónicos. Todas las escuelas (asociativa, gestaltista, etc.) ignoran la evolución del significado.

Ejemplo 1 Explique qual é a função da palavra mesmo nas diferentes orações   1 Ela quer mesmo mudar-se de casa. 2 O diretor preferiu ele mesmo entregar o relatório ao conselho. 3 Mesmo sabendo que a proposta não seria aceita, ele a enviou. 4 Fui atendido pelo mesmo vendedor que o atendeu anteriormente. 5 Você sabe mesmo falar cinco idiomas fluentemente? 6 Ele ficou tão feliz com a notícia que pensou mesmo em sair correndo. 7 Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar. 8 As mulheres levaram os filhos consigo mesmas. 9 Eles chegaram mesmo a incendiar o ônibus. 10 Eles mesmos constroem as suas casas.

Ejemplo 2 Machuquei-me a mão Gosto muito da mão de vitela com batatas Dê um sinônimo para a palabra mão em cada caso Machuquei-me a mão Gosto muito da mão de vitela com batatas Cozinhe apenas duas mãos de arroz Esta parede vai levar pelo menos três mãos À minha mão direita sentava-se o dono da casa Percebe-se aqui a mão de alguém conhecedor da matéria Entrego-me em tuas mãos Dirigia a família com mão de ferro Ela abriu mão dos bens que lhe tocavam Ele chegou aqui de mãos abanando e hoje já tem até carro

Tesis 3 El lenguaje tiene 2 aspectos: Interno, significante, semántico. Externo, fonético Estos dos aspectos evolucionan en sentido opuesto. Semántico: va del todo a lo particular. Fonético: va de menor a mayor. De la palabra a la frase. ¿Cómo interactúan estos 2 aspectos en el aprendizaje de una LE? ¿Qué representaciones tiene el profesor sobre la interacción de estos dos aspectos? Semántico: flor, margarida, rosa, vitória. Fonético: Amigos Os meus amigos são eles

Tesis 4 La gramática precede a la lógica. Los niños son capaces de emplear subordinadas con “porque” y “aunque” mucho antes de comprender su estructura significante. ¿En qué medida nuestra forma de enseñar fomenta el manejo de formas gramaticales sin referente lógico?

Ejemplo Ejemplo

Tesis 5 El sujeto gramatical no siempre coincide con el sujeto psicológico. Cualquier parte de una frase se puede convertir en el sujeto psicológico. Caso 1: ¿Por qué el reloj no avanza? El reloj se cayó. El sujeto gramatical y el sujeto psicológico coinciden. Caso 2: ¿Qué pasó? Se escuchó un ruido en el cuarto de al lado. El sujeto gramatical y el sujeto psicológico no coinciden.

Ejemplo EXERCÍCIOS Transforme A Voz Ativa em Passiva: 01. Os ladrões invadiram a cidade. 02. Pedro feriu o cachorro. 03. Os meninos admiravam o avião. 04. Os colegas estimavam Alfredo. 05. O homem feriu o ladrão. 06. Carlos plantou uma rosa. 07. Alice buscou as crianças. 08. A multidão aclamava a rainha. 09. Tu o acompanharás. 10. Expulsaram-no. 11. Gutenberg inventou a imprensa. 12. Eu o acompanharei. 13. O exército romano sitiava a cidade. 14. O lenhador derrubou a árvore. 15. Cortaram o cabelo da criança. 16. Praticam-se ações humanitárias. 17. Meu irmão comprou aquela casa. 18. Amanhã eles trarão os discos. 19. O domador havia soltado o tigre.