A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os dois significados da palavra crer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os dois significados da palavra crer"— Transcrição da apresentação:

0 Questões para ateus 03 As expressões “eu creio que” e “sou da opinião que” têm o mesmo significado?

1 Os dois significados da palavra crer
A palavra crer tem dois significados diferentes e quase contrários: 1. Às vezes significa “parece-me”, “a minha opinião”, e expressa uma certa insegurança. 2. Outras vezes significa que estou certo de uma verdade, não porque a possa entender ou confirmar, mas apenas pela confiança e autoridade que merece a pessoa que a afirmou:

2 Os dois significados da palavra crer
●●● 2. Pois, eu creio nele. Tenho fé nele. Sabe do que fala e é de fiar. (Ele é o piloto com que voo sempre. Se diz que o avião ficou sem combustível, e que saltemos de paraquedas, eu levo-o a sério, acredito nele.) Ter fé, crer, significa estar certo duma verdade, pela confiança na fonte de informação. É acre- ditar em alguém, confiar nele. ●●●

3 A fé em pessoas que nos inspiram confiança é razoável e essencial para a nossa vida
Há muitas coisas, e coisas importantes da nossa vida, que conhecemos por uma questão de fé, pela confian- ça que nos merece quem as enunciou e não porque as entendamos ou as possamos confirmar.

4 A fé em pessoas que nos inspiram confiança é razoável e essencial para a nossa vida
É razoável ter fé nas pessoas que sabem e que são de fiar. De outra forma a vida seria impossível. Confio nos que montaram o elevador ou o carro que uso, nos sinais de trânsito, etc. E sei quem é a minha mãe porque ela mo diz.

5 A fé está no que não se vê Ter fé só é possível quando eu não
sei, por mim mesmo, se aquilo em que acredito é verdadeiro. Como aprender uma lição só é possível quando ainda não a sei de cor. Se tenho a casa acabada, não a posso construir. Se já estou em Moscovo, não posso ir a Moscovo. Quando já sei uma coisa, sobre esse tema tema não posso “ter fé”.

6 A fé está no que não se vê Se só aceito o que o outro
diz, quando o confirmo por outra fonte, é porque não acredito nele, não tenho confiança nele. E se notamos que uma pessoa a quem admiramos actua assim connosco, magoa- -nos, porque manifesta desconfiança na nossa honra ou na nossa competência. Pensa que não somos de fiar.

7 Se Deus nos diz coisas, é razoável ter fé nele
Se Deus é Deus, tem de ser infinito, eterno e bom. Se não, não seria Deus. Se Deus existe, não pode enganar-se nem enganar- -nos.

8 Se Deus nos diz coisas, é razoável ter fé nele
Por isso, se Deus fala, é razoável dar-lhe ouvidos, mesmo que eu não consiga entender ou confirmar aquilo que Ele me diz. Ter fé em Deus é razoável, porque Ele sabe do que fala e é de fiar.

9 Ficha técnica Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com 9


Carregar ppt "Os dois significados da palavra crer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google