A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm."— Transcrição da apresentação:

1

2 01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm o mesmo significado? (9 slides) 04.Deus existe: é uma questão de fé ou de razão? (10 slides) 05.A existência de um Interlocutor Absoluto (8 slides) 06. Matéria e casualidade? No mundo há mais…( 8 slides) 07. Porquê meter-se na complicação de criar? ( 11 slides ) 08. Ser (pessoa): amar e ser amado (10 slides) Índice: 09. A entrega total só pode ser mútua (8 slides) 10. É lógico que Deus se revele (10slides) 11. Deus não está fora do mundo (8 slides) 12. Deus não apareceu antes do mundo (8 slides) 13. Criatividade e Criação (9 slides) 14. Deus está no íntimo, e em cada detalhe (10 slides) 15. Se Deus está em cada detalhe, por que há mal? (9 slides) 16.E os males e dores naturais? (10 slides) Índice: Questões para ateus 12 Deus não apareceu antes do mundo

3 1/8 Esquema temporal da relação entre Deus e o Universo Quando pensamos na relação entre Deus e o Universo material e temporal, temos uma imagem na cabeça: Deus, que é eterno, existia antes do Universo. Durante uma parte da sua vida, Deus esteve só. Depois, criou o Universo, e desde aí, ficaram ambos, Deus e o Universo. Identificamos a Criação com o início do mundo, e pensamos que, se Deus é eterno, é porque já existia antes do mundo.

4 2/8 Não há um antes do mundo Esta imagem é um puro engano mental. Na realidade, inclui vários erros mentais. E, segundo a doutrina cristã, inclui um par de heresias. O primeiro erro é pen- sar num antes do mundo. Esta expres- -são não tem nem sentido físico, nem sentido real. O antes e o depois fazem parte do tempo. E o tempo é uma carac- terística específica da matéria real. Se não há matéria, não há tempo. Logo não há um antes do Universo.

5 3/8 O acto criador tem a eternidade de Deus Se consideramos este assunto do ponto de vista de Deus, que é eterno, sem alterações em si mesmo, o acto criador tem a eternidade de Deus. Não há nenhum momento da vi- da de Deus em que Deus não seja Deus criador. Deus, na sua eternidade, é criador. Porque lhe apetece, quer criar outras pessoas que possam ser felizes. E o seu amor dá-lhes substância. A existência das coisas criadas realiza-se na intimidade do acto eterno de amor criador.

6 4/8 O tempo é interior às coisas criadas, e só uma parte delas existe no tempo A maior parte das pessoas criadas são espíritos puros, que não existem no tempo. Ou- tras, que Deus também quer, são de carne e osso, e vivem num Universo material que se vai desenvolvendo de acordo com um processo temporal.

7 5/8 O tempo é interior às coisas criadas, e só uma parte delas existe no tempo Tanto o universo material como os espí- ritos puros subsistem num acto eterno de amor criador. O tempo é uma característi- ca específica do conteúdo de um daque- les actos criadores. A diferença entre o antes e o depois só existe no interior de um acto particular criador: aquele que constitui o Universo material. Fora dele, não existe nem tem sentido.

8 6/8 Criar é dar consistência actual: é presente, e não passado Que o tempo do Universo, fazendo marcha-atrás desde o momento actual, tenha um a história limitada ou ilimitada – isto é que tenha ou não Iní- cio –, é irrelevante para o seu ser criado, que consiste em estar a ser idealizado-amado realmente, num acto que tem a eternidade de Deus.

9 7/8 Criar é dar consistência actual: é presente, e não passado Criar não é dar o início, mas dar consistência actual ao ser. E Deus não está antes do mundo, porque esse antes é pura imaginação. Deus está presente no ser actual da criatura, como eu estou presente em cada detalhe do desenho que inventei e tenho na cabeça.

10 8/8 Ficha técnica Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google