A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Moral especial - Terceiro Mandamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Moral especial - Terceiro Mandamento"— Transcrição da apresentação:

0 Moral especial - Dez Mandamentos
03 Terceiro Mandamento

1 Moral especial - Terceiro Mandamento
Ex 20, 8: “Recorda o dia do sábado, para o santificar. Durante seis dias trabalharás e farás as tuas tarefas. Mas no sétimo dia é sábado, em honra do Senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho” (cfr. Dt 5, 12-13). Ao principio os cristãos judeus guardavam o Sábado e, ao mesmo tempo, celebravam também a Eucaristia o “primeiro dia da semana” (Domingo). A partir dos fins do século I há noticias de que tinham abandonado a prá- tica do Sábado e celebravam só o Domingo.

2 Moral especial - Terceiro Mandamento
Sacrosanctum Concilium (Vaticano II) e Dies Domini (João Paulo II) A origem do domingo é de tradição apostólica e enlaça com o próprio dia da Ressurreição. 1 2 É um dia dedicado a que os baptizados recordem a sua vocação, para que dêem graças por terem sido salvos e para que se empenhem na Instrução religiosa e na oração cristã, especialmente na participação da Eucaristia. É a festa primordial do calendário cristão, dia dedicado à piedade e à alegria cristã. 3 Para cumprir esses objectivos, tem de se dedicar ao descanso. 4

3 Moral especial - Terceiro Mandamento
CIC 1247: “O domingo e as outras festas de preceito os fiéis têm obrigação de participar na Missa, e se abstenham além disso de trabalhos e actividades que impeçam dar culto a Deus, gozar da alegria própria do dia do Senhor ou desfrutar do devido descanso da mente e do corpo”. Assistir à Santa Missa: “Os que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave” (CCE 2181). Descanso: proibição do que impede dar culto a Deus, viver a alegria cristã ou obstaculiza o devido descanso da mente e do corpo (cfr. CCE 2185).

4 Moral especial - Terceiro Mandamento
Mandamentos da Igreja Facilitam para que os fiéis vivam as exigências cristãs 1 Obrigação de ouvir Missa aos domingos e festas de preceito. “Todo o fiel que tenha chegado ao uso da razão, está obrigado a confessar fielmente os seus pecados graves ao menos uma vez por ano” (CIC 989). 2 Comungar pela Páscoa da Ressurreição. 3 Jejum na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Abstinência nas sextas-feiras da Quaresma. 4 5 Ajudar a Igreja nas suas necessidades.

5 Ficha técnica Bibliografia Slides
Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "Moral especial - Terceiro Mandamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google